Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Treinador cumpre domingo o jogo 1.000 como técnico principal
Seguir Autor:
José Mourinho, que cumpre no domingo o jogo 1.000 como treinador principal, lembra-se bem do seu primeiro encontro, uma estreia a perder, no Bessa, ao comando do Benfica, há mais de duas décadas.
"Ainda não me tinha sentado e já estava a perder", recordou o técnico português à agência Lusa, em alusão ao tento madrugador do brasileiro Duda, que decidiu o jogo a favor dos 'axadrezados' logo aos dois minutos. O 1-0 perdurou até final.
Relacionadas
O encontro realizou-se em 20 de setembro de 2000, no Porto, onde José Mourinho, então com 37 anos, se apresentou ao mundo como treinador principal, depois de vários anos como adjunto, de ilustres com o inglês Bobby Robson ou o holandês Louis van Gaal.
Dias antes, e conforme contou no livro 'Um Ciclo de Vitórias', que escreveu em parceria com Luís Lourenço, recebeu um telefonema que "iria mudar a sua vida", do "grande amigo Eládio Paramés", então "Diretor de Comunicação da Benfica SAD".
De início, Mourinho pensava que o convite era para continuar a ser adjunto - etapa que tinha decidido terminar -, sendo que se falava de Toni para técnico principal, mas percebeu que não quando se encontrou com o então líder dos encarnados.
"Aceita ser treinador principal do Benfica", foram as palavras do polémico João Vale e Azevedo, que explicou ao técnico luso que de futebol nada percebia, mas que, após aconselhado, o tinha escolhido pelo seu "caráter e personalidade".
O treinador luso aceitou o desafio e, dias depois, com uma apresentação oficial pelo meio, já com o ex-central brasileiro Mozer como adjunto, estreou-se como treinador principal, em encontro da quinta jornada do campeonato luso de 2000/01.
"Não me lembro do 10.º ou do 100.º, mas claro que me lembro do primeiro jogo. Foi frente ao Boavista, com o Benfica, e ficou 1-0", frisou à Lusa Mourinho, que, como explicou em 'Um ciclo de Vitórias', encontrou no Benfica um "plantel fraco, sem futuro e sem ambição".
No Bessa, o seu primeiro onze foi composto pelo malogrado guarda-redes Enke e um quarteto defensivo formado pelo jugoslavo Dudic, à direita, Paulo Madeira e o brasileiro Ronaldo, ao meio, e o paraguaio Rojas, à esquerda.
Para o meio-campo, os eleitos foram Fernando Meira, como médio mais defensivo, Maniche - seria expulso sobre o final - e o checo Poborsky, com Carlitos e o egípcio Sabry a surgirem como extremos, no apoio ao holandês Van Hooijdonk.
Mourinho, que trocou Kandaurouv e Uribe por Dudic e Sabry em relação ao último 'onze' de Heynckes (2-1 ao Estrela da Amadora), ainda lançou Calado, João Tomás e Miguel, mas não conseguiu dar a volta ao golo a abrir dos comandados de Jaime Pacheco, que viriam a sagrar-se sensacionalmente campeões nacionais.
A carreira de treinador principal de 'Mou' começou, assim, com um desaire, que, então, atirou o Benfica para o oitavo lugar da classificação, com sete pontos, a seis do líder Sporting de Braga.
Nos encarnados, a sua trajetória foi muito curta, pois, pouco depois da sua entrada, realizaram-se eleições e Manuel Vilarinho destronou Vale e Azevedo, depois de, durante a campanha, ter feito saber que o 'seu' treinador era Toni.
Mourinho só cumpriu, assim, 11 jogos como treinador do Benfica, despedindo-se, porém, em 'grande', com um 3-0 ao então campeão Sporting, na Luz, em 03 de dezembro de 2000, à 13.ª jornada, graças a um penálti de Van Hooijdonk e um 'bis' de João Tomás.
Foi a primeira grande vitória da sua carreira como treinador principal e a última pelo Benfica, num resultado que teve como 'dano colateral' a queda de Augusto Inácio, despedido do comando dos 'leões' meses após um histórico título.
Às 22:02, momento em que Trubin garantiu o apuramento para o playoff, registou-se um evento de 0,5 de magnitude na Escala de Richter
Bruno Gonçalves treinou central polaco no Estrela da Amadora
Butragueño quer alcançar um bom resultado em Lisboa, na primeira mão
Em causa a 'entrada assassina'... nos festejo do golo de Trubin
As contas cada vez mais positivas para o nosso país
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Playoff contará com Benfica; Sporting, FC Porto e Sp. Braga diretamente nos oitavos de final