Guarda-redes só por uma vez (2011/12) não travou os leões...
Passou um ano desde a última vez que Jan Oblak defrontou o Sporting, num jogo de boa memória para o guarda-redes, que conseguiu travar a formação leonina. O que nem foi uma novidade em 2012/13.
Na verdade, Oblak defrontou oSporting na temporada passada em três ocasiões e o balanço não podia pender mais para o lado do guardião, então emprestado ao RioAve pelo Benfica.
Relacionadas
Hoje, um ano depois, tudo mudou na vida do internacional esloveno. Desde o embate realizado a 2 de fevereiro de 2013, emVila do Conde, a contar para a Liga, e no qual o RioAve venceu oSporting por 2-1, Oblak já esteve com um pé fora da Luz e desaparecido em parte incerta; já viu Artur lesionar-se e até já garantiu a titularidade na baliza da Luz.
Aos 21 anos, o camisola 41 das águias sentou Artur no banco, sendo esta uma situação que vai continuar no dérbi, perante um adversário que conhece particularmente bem, mas que vai estrear como opositor com a camisola encarnada vestida.
Goleada clara
Esse desafio foi o último de quatro embates que Oblak já teve com os leões. A única derrota neste trajeto aconteceu em 2011/12, então na U.Leiria. O guarda-redes manteve a baliza inviolável durante 110 minutos(!). Matías Fernández marcou aos 90’+11 o golo da vitória leonina.
Depois, e já pelo Rio Ave, na última época, manteve a baliza a zeros num jogo da Taça da Liga que venceu por 3-0 e na 2.ª jornada da Liga derrotou os leões em Alvalade por 1-0, num jogo dirigido por... Marco Ferreira.
Matías e Jeffren bateram o 41
Em duelos com o Sporting, Oblak sofreu apenas dois golos, curiosamente de futebolistas que já não representam o clube de Alvalade. Em 2011/12, o chileno Matías Fernández marcou no triunfo frente à União de Leiria, no Municipal da Marinha Grande, enquanto na época seguinte foi Jeffren a bater o camisola 41.No entanto, o golo do hispano-venezuelano não evitou a derrota (1-2) leonina diante do RioAve.
NÚMEROS
4 - Jan Oblak está no futebol português desde 2010/11 e já defrontou o Sporting por quatro ocasiões, tendo vencido três partidas pelo Rio Ave e perdido uma pela União de Leiria
2 - Os leões apenas conseguiram bater o internacional esloveno por duas vezes. Matías Fernández e Jeffren tiveram a pontaria necessária para fazer o que outros não conseguiram
1 - É este o número de golos que Oblak sofreu com a camisola do Benfica, em 2013/14. O camisola 41 disputou oito encontros (651 minutos) e só foi batido pelo GilVicente
Sessão terá lugar no Auditório José Silvestre, na Universidade do Algarve, pelas 20 horas
Pantera Negra chegou a Lisboa há 65 anos para entrar na história
As opiniões de Bruno Costa Carvalho, João Redondo e João Malheiro
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo