Esta temporada, registaram-se uma vitória (no Dragão, por 2-0) e três igualdades...
O "clássico do título" não terminou com vencedor na Luz mas o prenúncio de campeão é claramente encarnado. O Benfica tem quatro jogos até ao final da Primeira Liga para selar a conquista do bicampeonato e até poderá perder um deles já que o confronto direto favorece as águias. Mas mais que isso, Jesus e os seus pupilos voltaram a fazer história ao terminar os "quatro Grand Slams" do campeonato sem consentir uma derrota.
Diante de Sporting e FC Porto, o Benfica nunca perdeu em 2014/15. Tudo começou com o empate a um, diante dos leões, logo à terceira jornada a que se sucedeu a vitória no Dragão, por 2-0, frente ao atual segundo classificado do campeonato. Em Alvalade, o Benfica arranca uma igualdade in extremis (1-1) face a um golo de Jardel e este domingo, a sequência de quatro encontros com grandes culmina com novo empate, agora a zero. Tudo somado faz com que o Benfica chegue ao final de um campeonato sem perder com Sporting ou FC Porto pela 11.ª vez.
Relacionadas
A primeira ocorrência a esse nível aconteceu em 1935/36, seguindo-se o mesmo cenário em 1937/38, 1959/60, 1966/67, 1971/72, 1977/78, 1988/89 e 1990/91. A derradeira vez em que o Benfica não perdeu com dragões e leões na mesma prova ocorreu em 1993/94, ano de título na Luz com Toni. Aliás, essa é a regra geral quando as águias não permitem qualquer vitória dos rivais.
Exceção
O campeonato de 1977/78, mais que renhido, foi a competição que colocou um ponto final ao jejum de 19 anos do FC Porto sem conhecer o sabor a vitória na maior prova portuguesa. Dragões e águias terminam a competição de regularidade com os mesmos 51 pontos numa era em que o confronto direto não constituía o primeiro critério de desempate.
A diferença de golos é que prevalecia e por isso, o FC Porto de José Maria Pedroto celebrou no final por ter um "score" positivo de 60 golos (81 marcados e 21 sofridos) contra os 45 do Benfica (56 marcados e 11 sofridos).
Mais: os encarnados não perderam com os maiores rivais, Sporting e FC Porto, fruto de uma vitória e três empates nos jogos entre "grandes" mas nem por isso houve festa de título, sendo esta a exceção que confirma a regra. Nas restantes nove ocasiões na história das águias, o emblema da Luz foi campeão sempre que não perdeu com os maiores rivais. Veremos o que se vai passar esta temporada...
Mini-campeonato perfeito
Em sentido inverso, a temporada de 1971/72 foi a única em que o Benfica conseguiu bater Sporting e FC Porto, tanto fora como em casa, nas quatro ocasiões possíveis.
Jimmy Hagan venceu os leões na Luz (2-1) e em Alvalade (3-0) assim como os azuis e brancos na Luz (1-0) e nas Antas (3-1), levando a formação das águias à conquista do segundo de três campeonatos consecutivos.
Épocas sem perder com Sporting e FC Porto no campeonato:
Candidato à presidência do Benfica contra-ataca
Atual presidente do Benfica marcou presença no aniversário da Casa de Vila Nova de Gaia, esta sexta-feira
Candidato à presidência das águias, que já liderou o clube no passado, abordou a atualidade do clube na CMTV
Fideo faz revelações sobre o processo de mudança para o Rosario Central
Ex-selecionador de Inglaterra continua a ser apontado ao lugar de Ruben Amorim
Organismos e emissários de clubes têm mantido negociações secretas e já existe uma base de entendimento
Ex-jogadores do Manchester United não têm poupado o treinador português
Demetri Mitchell não precisou de agente e acabou por garantir um salário superior