As iminentes saídas de Jonas e Lima para a China, como Record dá conta este domingo, arriscam depauperar o plantel que estará às ordens de Rui Vitória e trazem à memória o sucedido no final de 2013/14, quando Jorge Jesus perdeu seis titulares na sequência da campanha de enorme sucesso, que culminou num triplete e em nova final europeia.
Depois de uma época fantástica, Oblak, Garay, Siqueira, Markovic e Rodrigo abandonaram a luz no verão, seguindo o exemplo de Matic, que tinha sido vendido logo em janeiro ao Chelsea. Agora, Rui Vitória pode passar as passas do Algarve, à semelhança de Jesus, pois, para além da dupla de pontas-de-lança, o Benfica pode igualmente perder Maxi Pereira e Nico Gaitán. O lateral está entre a renovação e o FC Porto, ao passo que o extremo tem muito mercado, nomeadamente em Inglaterra, e a SAD não deverá recusar uma avultada oferta que possa surgir de um grande europeu. A este quarteto em risco junta-se Enzo Pérez que, tendo sido transversal às duas equipas, saiu somente em janeiro deste ano, incluindo-se por isso em 2014/15.
Relacionada
O sucesso do conjunto orientado por JJ, que chegou ao bicampeonato e alcançou ainda a Taça da Liga, passa agora a sua fatura. Lima e Jonas faturaram, em conjunto, 50 golos (a maior fatia pertenceu ao ex-Valencia, que em época de estreia faturou 31 vezes em somente 35 jogos) e, apesar da idade, têm mercado na China, onde podem assinar os contratos de um vida, no que ao aspeto financeiro diz respeito. Gaitán, por seu turno, voltou a confirmar toda a qualidade que se lhe reconhece há muito e, aos 27 anos, está em ponto de rebuçado para abraçar um projeto num grande europeu. Já Maxi, que realizou a melhor época da carreira na Luz, enquadra-se numa situação um pouco diferente pois está em final de contrato e o seu processo de renovação continua por resolver, a nove dias de se tornar um jogador livre.
Jesus resolve
Apesar da saída de seis titulares - o adeus de Enzo, embora estivesse previsto, só se efetivou na época seguinte -, Jorge Jesus conseguiu reinventar a equipa. Júlio César, Jardel, Eliseu, Fejsa/Samaris, Salvio (esteve lesionado durante boa parte de 2013/14 e Markovic assumiu a faixa direita) e Jonas deram boa conta do recado, com rendimento elevado que rapidamente fez esquecer o desempenho dos antecessores.
Agora, Rui Vitória pode deparar-se com um cenário semelhante, sabendo ainda que não poderá contar com Salvio nos primeiros tempos, já que o extremo argentino está a recuperar de uma lesão.
Julgamento arrancou hoje no Supremo Tribunal de Justiça
Lateral tem estado de fora das opções de Mourinho
Candidato a presidente do Conselho Fiscal na lista de Noronha Lopes promete ainda retificações na campanha
Águias reportaram à CNPD denúncias de sócios que receberam mensagens e emails de apelo ao voto
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir
Antigo médio do Benfica já deixou de ser representado por Juan Pablo Rossi
Rui e Afonso Loja julgados por ofensas à integridade física, avança o JN