Com a saída de Rui Vitória, esta quinta-feira confirmada, esta é a terceira vez que Luís Filipe Vieira troca de treinador a meio de uma temporada, desde que é presidente dos encarnados (2003)
O Benfica resistiu mais de uma década à mudança de treinador no decorrer de uma época, mas nas 14 ocasiões anteriores em que tal aconteceu apenas por uma vez conseguiu conquistar o título nacional de futebol.
Com a saída de Rui Vitória, esta quinta-feira confirmada, esta é a terceira vez que Luís Filipe Vieira troca de treinador a meio de uma temporada, desde que é presidente dos encarnados (2003).
Relacionadas
A última sucedeu em 2007/2008, quando Fernando Santos, atual selecionador luso, foi substituído pelo espanhol José Antonio Camacho e este por Fernando Chalana, que comandou a equipa até final da época.
Antes, tanto Chalana como Camacho já tinham sido apostas de Vieira no decorrer de uma temporada. Em 2002/2003, Jesualdo Ferreira saiu após a eliminação caseira da Taça de Portugal aos 'pés' do secundário Gondomar e o antigo extremo orientou o conjunto da Luz até à chegada do treinador espanhol.
De resto, em nenhuma das referidas épocas as 'águias' lograram conquistar o campeonato nacional, algo que, aliás, tem sido regra na Luz. Nas 14 temporadas em que mudaram de técnico com o campeonato em andamento, só numa delas conseguiram arrecadar o troféu.
Em 1967/68, o chileno Fernando Riera foi demitido pelo então presidente Adolfo Vieira de Brito, sendo rendido por Fernando Cabrita. Por seu lado, o português daria lugar a Otto Glória, que, na sua segunda passagem pela Luz, levaria a equipa ao título nacional.
No entanto, a 'regra' não se aplica apenas ao Benfica, uma vez que apenas por cinco vezes uma equipa se sagrou campeã nacional após trocar de treinador a meio da época.
Além da já referida temporada que terminou com sucesso benfiquista (1967/68), o FC Porto já o tinha conseguido em 1957/58, depois de o húngaro Béla Guttman ter substituído o brasileiro Otto Bumbel.
Já o Sporting, arrecadou o título máximo do futebol nacional por três vezes nestas condições. Em 1961/62, Otto Glória arrancou a temporada, mas foi Juca quem conquistou o título, enquanto em 1979/80, Fernando Mendes substituiu Rodrigues Dias e guiou os 'leões' à conquista da prova.
A última alteração no comando técnico que rendeu 'frutos' em Portugal tem quase duas décadas. Na época 1999/00, o italiano Giuseppe Materazzi saiu do Sporting e deu lugar a Augusto Inácio, que conduziu os 'verde brancos' a um título que lhes escapava há 18 anos.
Agora, Rui Vitória deixa o Benfica no quarto lugar do campeonato, com Bruno Laje, técnico da equipa B, a assumir "provisoriamente" o comando da equipa, de acordo com um comunicado dos 'encarnados'.
Central travou um adversário que seguia isolado
Nuno Catarino mostra-se satisfeito com resultado do exercício e volta a apontar aos 500 M€ em receita
Falta de transparência quanto ao processamento do voto eletrónico e a rejeição do voto por correspondência são algumas das críticas
Líder da MAG promete divulgar oportunamente os locais das secções de voto nas eleições de 25 de outubro
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS