NUNO MARTINS e CARLOS PATRÃO, enviados especiais
Barcelona -- Samuel Okunowo joga à defesa. Apesar de o Barcelona já ter acordado com o Benfica o empréstimo, por um ano, do internacional nigeriano, este recusa-se a assumir já a transferência para a formação lisboeta. Mas não fecha a porta. Pelo contrário, refere que gostaria de ir para a Luz, para "conhecer melhor" o clube que irá representar em 1999/2000. Isto apesar de (ainda) não dar a mudança como certa.
Em dia de folga para o plantel "blau grana", Okunowo conversou com Record. E falou das suas expectativas em relação ao Benfica. Vinculado aos catalães por mais três anos, Okunowo sublinha que o seu destino está nas mãos dos dirigentes do Barcelona. "Se me disserem para ir para o Benfica, irei; se disserem para ficar, ficarei", insiste. Torna-se, até, repetitivo.
Neste momento, o clube da Cidade Condal tem outros assuntos mais prioritários: a questão da continuidade do técnico Louis van Gaal e a transferência do brasileiro Anderson para o Olympique de Lyon. Ontem era esperado o presidente do emblema francês para negociar. Contudo, o polivalente defesa explica que pretende definir a sua situação o mais depressa possível. Espera que até domingo, dia em que termina o campeonato espanhol, tudo fique resolvido.
-- Barcelona e Benfica já acordaram o seu empréstimo para o clube português, por um ano? O que sabe deste negócio?
-- Ouvi falar da possibilidade de me transferir para o Benfica apenas pelo que li terça-feira nos jornais. Fiquei a saber que os clubes estão a conversar. Mas oficialmente ninguém me disse nada. Tivemos dois dias de folga e ninguém me informou de nada.
-- Louis van Gaal, numa reunião ontem com o empresário Luís Pereira, fez depender a sua transferência com a contratação de outro lateral-direito. Sabe disto?
-- Sim, fiquei a saber pelo que li nos jornais.
-- O treinador holandês já lhe comunicou se conta ou não consigo para a próxima época?
-- Como tivemos dois dias de folga, ainda não tive oportunidade de conversar com ele. Mas tenciono, quinta ou sexta-feira, falar com o “mister” Van Gaal. Vou perguntar-lhe se é ou não verdade que há clubes interessados em contratarem-me.
BARCELONA DECIDE
-- Qual a sua posição, neste momento? Quer mudar-se para o Benfica ou ficar no Barcelona?
-- Depende do que os clubes acordarem. Se o Benfica me quiser contratar, terá de chegar a acordo com o Barcelona. Se o meu actual clube me comunicar que tenho de ir para o Benfica, irei; se disser para ficar, ficarei.
-- No Barcelona, nos últimos tempos, não tem jogado na primeira equipa. Assim, seria vantajoso para si mudar-se para o Benfica?
-- O Barcelona sabe o que é melhor para mim. Os dirigentes do clube é que decidirão se devo ou não ser cedido.
-- Mas aqui não tem sido utilizado na equipa principal. Começou bem a época, como titular, mas depois perdeu o lugar, quando Reiziger recuperou.
-- Bom, o facto de Reiziger estar recuperado não me impediu de jogar. Ele actuava como central e eu como defesa-direito. Depois, lesionei-me. Estive seis/sete semanas parado e quando recuperei fui convocado para o Mundial de sub-20, na Nigéria. Quando regressei, já o Campeonato estava no fim. E como a equipa estava a ganhar, tornou-se difícil recuperar o lugar.
-- Está nervoso e ansioso por saber qual o seu futuro?
-- Sim. Quero saber o que o Barcelona e o Benfica estão a discutir sobre mim, coisa que, até agora, desconheço. Ontem li nos jornais que há clubes interessados em contratarem-me. Mas ninguém falou comigo. Assim, pretendo saber que decisão o Barcelona tomou. Este é um grande clube, com quem tenho contrato até ao ano 2002, mas farei o que eles disserem. Temos de esperar até domingo para saber.
-- Campeão pelo Barcelona, a transferência para o Benfica seria descer um degrau na sua carreira?
-- Não, de forma alguma. Porque se a transferência se concretizar, terei oportunidade de jogar na I Divisão. Acima de tudo, é isto que pretendo: jogar numa I Divisão europeia. O Benfica é um bom clube, ambicioso. Além disso, pelo que tenho visto na televisão, agrada-me o futebol português, onde actuam bons jogadores. De lá saem grandes futebolistas para grandes clubes europeus.
-- O que conhece do Benfica?
-- Sei que é um bom clube, um dos maiores de Portugal, mas conheço pouco. Por isso, gostaria de ir para o Benfica, para conhecer melhor o clube português. Sei também que tem uma grande equipa. Disputou a Liga dos Campeões e qualificou-se, agora, para a Taça UEFA. Mas, como disse, aguardo que o Barcelona me informe se vou ou não para Portugal.
FELIZ NO BENFICA
-- O que pode prometer aos adeptos do Benfica?
-- Para já, o que posso dizer, é que ficarei feliz se for para o Benfica. E, se a transferência se concretizar, tudo farei para ajudar o clube a conquistar títulos para lhe oferecer.
-- Os responsáveis do Benfica estão a construir uma nova equipa, com o objectivo de conquistar o próximo Campeonato, o que já não acontece há cinco anos. Agradava-lhe poder ajudar o Benfica a recuperar o título português?
-- Para o Benfica, seria bom conquistar o Campeonato. Quanto a mim, fui campeão no primeiro ano como jogador do Barcelona, sou um vencedor e quero continuar a ganhar. Mas neste momento sou jogador do Barcelona e é neste clube que penso, para já. Além disso, como qualquer futebolista, ambiciono conquistar a Liga dos Campeões.
-- Sabe que o Benfica contratou um novo treinador para a próxima época, Jupp Heynckes?
-- Sei que é um bom treinador, que se sagrou campeão europeu pelo Real Madrid. No entanto, não conheço muito mais do treinador alemão. Falei poucas vezes com ele.
-- Giovanni também está na mira do Benfica...
-- Só soube através dos jornais, porque ainda não falei com ele. De qualquer forma, penso que ele seria um bom reforço para o Benfica. Giovanni é um dos melhores jogadores do Mundo.
"SIMÃO TEM CONDIÇÕES PARA TRIUNFAR AQUI"
Simão Sabrosa é um dos reforços já assegurados pelo clube catalão. O jovem jogador português assinou recentemente um contrato válido por oito temporadas com o Barcelona, que pagou os 2,8 milhões de contos da cláusula de rescisão estipulados no contrato com o Sporting.
Okunowo, que não evitou um ar de admiração quando lhe falámos do montante que os espanhóis despenderam pela aquisição do craque luso, sustenta que Simão tem condições para triunfar no Barcelona. "Trata-se de um bom jogador. É muito rápido. Tem todas as condições para ter sucesso no Barcelona", afirma, convicto.
"NÃO TEREI PROBLEMAS EM APRENDER PORTUGUÊS"
O presidente do Benfica, João Vale e Azevedo, já anunciou que o português será a língua oficial do balneário benfiquista, a próxima época. Mais: deixou claro que os estrangeiros têm três meses para aprender o idioma de Camões. Quem não o fizer, será dispensado.
Quando lhe contamos essa decisão, Okunowo sorriu. Mas não ficou intimidado. "Já aprendi o espanhol e não terei problemas em falar português. São duas línguas parecidas", afirma, bem-disposto, o fuitebolista.
Okunowo assegura, também, que não terá problemas de adaptação, caso se mude para a capital portuguesa. Há dois anos, o polivalente atleta esteve no nosso país e, apesar da passagem fugaz, concluiu: "Barcelona e Lisboa são duas cidades muito parecidas."
Em 97, o provável novo reforço dos encarnados participou, em Portugal, ao serviço da Nigéria, na Meridian Cup, em sub-17. Curiosamente, uma competição que a selecção do seu país conquistou.
O nigeriano lembra-se dessa prova e conta que, para arrecadar o troféu, a Nigéria teve de deixar pelo caminho a turma das quinas. "Nas meias-finais, vencemos Portugal, por 2-0. Gostei muito dos números 9 e 11", afirma, não se recordando dos nomes desses atletas.
LESÃO AFASTOU NIGERIANO DO MUNDIAL DE FRANÇA
O internacional nigeriano vive na capital da Catalunha sozinho, sem a companhia de familiares. Há dois anos, trocou o MG Stars pelo colosso espanhol. Apesar da mudança radical de vida, garante que não lhe custou a adaptação. Mora a dois passos do Camp Nou.
Natural de Ibadan, Okunowo começou no Exide, clube da cidade onde nasceu, há 20 anos. Representou, depois, o Shoot e o MG Stars, antes de chegar a Barcelona, pela mão de Louis van Gaal. Em princípio, seria cedido à equipa B. Mas as suas qualidades convenceram o técnico holandês e foi incluído no plantel principal.
As suas qualidades já o levaram, inclusive, a representar a selecção principal da Nigéria. "Estive quase a participar no Campeonato do Mundo de França, o ano passado. Mas uma lesão nas pernas impediu-me de participar nessa competição", conta Okunowo, que este ano já foi chamado pelo seleccionador nigeriano. "Já alinhei nos jogos de qualificação para a Taça de África das Nações", explica o futebolista, que regista cinco internacionalizações.
Também este ano participou no Mundial de sub-20, disputado no seu país. Okunowo considera ser "normal" o facto de muita gente ter contestado a decisão da FIFA em atribuir a organização dessa competição à Nigéria. Mas afirma-se "feliz" por isso ter acontecido. "Sei que o meu país tentou fazer o melhor para organizar o Campeonato do Mundo. Eu, como todos os africanos, creio, estou feliz. A Nigéria fez história."
Polivalente, Okunowo desempenha bem os lugares de lateral-direito, defesa-central e médio defensivo. Define-se assim: "Sou forte na marcação, rápido e bom com a bola nos pés. Faço bons passes. Em suma, o que o treinador me pedir, sou capaz de fazer." Para ele, é indiferente jogar num sistema de três centrais ou quatro defesas. "Depende do treinador."
TOTTENHAM TAMBÉM ESTÁ NA CORRIDA
O clube inglês do Tottenham também está na corrida à contratação de Okunowo. A notícia foi avançada ontem pelo diário desportivo espanhol "Ás", que cita o jornal nigeriano "The Times of Lagos".
De acordo com a referida notícia, um treinador da formação de Londres deslocou-se à Nigéria, em Abril último, onde assistiu ao Mundial de sub-20. O emissário inglês recolheu algumas informações e vídeos das actuações de Okunowo, quer no Barcelona quer na selecção.
O Tottenham, acrescenta o "Ás", está apenas à espera que termine o campeonato espanhol -- a última jornada disputa-se no domingo -- para negociar a aquisição do passe do jovem atleta africano. O que, nessa altura, já poderá ser tarde, uma vez que o Benfica se antecipou aos britânicos.
Confrontado com esta notícia, Okunowo mostrou-se surpreendido e disse desconhecer o interesse dos ingleses. "Não sei de nada. Repito: nenhum clube falou directamente comigo. Tudo o que sei é pelos jornais. Se prefiro o Benfica ao Tottenham? O meu empresário está a resolver a minha situação."
QUEM É QUEM
Nome: Samuel Okunowo
Naturalidade: Ibadan (Nigéria)
Data de nascimento: 1 de Março de 1979
Posição: lateral-direito, defesa-central e médio-centro
Altura: 1,82 m
Peso: 73 kg
Clubes: Exide, Shoot, MG Stars e Barcelona
Selecção: 5 internacionalizações A
Record ouviu Mozer, ex-adjunto do treinador das águias, Jonas e Roger sobre o regresso do Special One à Luz
Ali Koç ouviu o treinador dizer que não devia ter ido para a Turquia e já reagiu
Sorteio da fase de liga da competição realizou-se esta sexta-feira em Nyon, Suíça
Jogadores de Benfica e FC Porto foram chamados pelo selecionador argentino
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
John Heiting assumiu culpas e foi arrasado nas redes sociais
Julgamento do jogador, atualmente ao serviço do Villarreal, arranxa a 2 de novembro... do próximo ano
Novo contrato deve ser oficializado em breve