Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
O que dizem os estatutos dos encarnados em vigor
Os sócios do Benfica votam sábado, em assembleia geral, o orçamento do clube para 2025/26, que prevê um resultado positivo de 5,5 milhões de euros. À luz do artigo 57.º dos atuais estatutos, aprovados em 2010, é necessária uma "maioria absoluta dos votos dos associados presentes" para que o documento passe.
No entanto, não há qualquer consequência em caso de chumbo. Por exemplo, o orçamento do exercício em curso recebeu, há um ano, 47,61 por cento dos votos favoráveis, contra os 43,2 por cento negativos. Ou seja, não se verificou a tal "maioria absoluta". Em causa estava um resultado positivo de 4,5 milhões de euros.
Esta é a última assembleia geral ordinária antes da convocação das eleições e, por consequência, da entrada em vigor dos novos estatutos, cuja versão final foi aprovada no início de março, com 91 por cento de votos favoráveis. A nova carta magna obriga a segunda versão do orçamento, em caso de chumbo.
Relacionadas
"No caso de a proposta de orçamento não ser aprovada em Assembleia Geral, a Direção deve aprovar o orçamento e o plano de investimentos, com eventual inclusão de propostas formuladas pelos sócios (...), sendo obrigatório o parecer do Conselho Fiscal", pode ler-se no ponto do artigo 43.º.
Diferente é o relatório e contas. Se houver dois chumbos, a Direção cairá, provocando eleições apenas para esse órgão, que ficará em funções até final do mandato.
Avançado foi expulso no Estádio da Luz
Lopes Cabral e Rafa, únicos reforços de inverno, entram nas opções de Mourinho para a Champions, com Obrador a sair
Avançado dos juniores das águias fala da importância que conquistar a Youth League teria para o clube
Jogador do Benfica era cobiçado pelos gregos
Tomás Cruz motivou recolha de informações nas últimas semanas
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Conselheiro desportivo do PSG concedeu uma longa entrevista à TF1
Leandro Machado representou os leões, de 1997 a 1998, e o Santa Clara, em 2003. Atualmente era Secretário do Desporto da prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, no Brasil