O que dizem os estatutos dos encarnados em vigor
Os sócios do Benfica votam sábado, em assembleia geral, o orçamento do clube para 2025/26, que prevê um resultado positivo de 5,5 milhões de euros. À luz do artigo 57.º dos atuais estatutos, aprovados em 2010, é necessária uma "maioria absoluta dos votos dos associados presentes" para que o documento passe.
No entanto, não há qualquer consequência em caso de chumbo. Por exemplo, o orçamento do exercício em curso recebeu, há um ano, 47,61 por cento dos votos favoráveis, contra os 43,2 por cento negativos. Ou seja, não se verificou a tal "maioria absoluta". Em causa estava um resultado positivo de 4,5 milhões de euros.
Esta é a última assembleia geral ordinária antes da convocação das eleições e, por consequência, da entrada em vigor dos novos estatutos, cuja versão final foi aprovada no início de março, com 91 por cento de votos favoráveis. A nova carta magna obriga a segunda versão do orçamento, em caso de chumbo.
Relacionadas
"No caso de a proposta de orçamento não ser aprovada em Assembleia Geral, a Direção deve aprovar o orçamento e o plano de investimentos, com eventual inclusão de propostas formuladas pelos sócios (...), sendo obrigatório o parecer do Conselho Fiscal", pode ler-se no ponto do artigo 43.º.
Diferente é o relatório e contas. Se houver dois chumbos, a Direção cairá, provocando eleições apenas para esse órgão, que ficará em funções até final do mandato.
Cumpre um jogo de suspensão por ter visto o quinto amarelo com o Casa Pia
Em causa o remate que abriu caminho à vitória em Amesterdão
Extremo de volta a Portugal para defrontar o FC Porto ao serviço do Nice
Presidente do Benfica cumpre promessa e deixa mensagem de confiança no sucesso desportivo
Num país onde existe centralização, devido à quebra do contrato os belgas poderão não conseguir ver a 16.ª jornada
Ex-futebolista de Benfica e do Sporting diz ter 'revolta brutal' por violação de regras na distribuição de recurso
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Ex-jogador disse em tribubal ter sentido uma "revolta brutal"