Lima e Rodrigo não têm grandes recordações dos encontros com a equipa leonina...
Óscar Cardozo tem sido um dos protagonistas do Benfica em 2013/2014. O avançado paraguaio, que esteve a um pequeno passo da saída durante o verão, assumiu o papel de maior figura do ataque do Benfica até se lesionar, a 9 de novembro frente ao Sporting, na Luz. Quase três meses depois, e com a lesão nas costas já praticamente debelada, o Tacuara prepara-se para regressar nas vésperas de novo duelo com os leões.
Desde que aterrou em Lisboa como reforço do Benfica, em 2007/2008, Óscar Cardozo teve sempre uma especial tendência para marcar golos do Sporting. Uma autêntica fome de leão traduzida em 11 golos em 17 encontros, que fazem do clube de Alvalde um dos alvos preferenciais do possante sul-americano. Só o Nacional da Madeira, com 12 golos encaixados, já sofreu mais nas mãos (na cabeça e nos pés) do Tacuara.
Relacionadas
Ao todo, são já seis golos a contar para o campeonato, três para a Taça de Portugal (todos no último encontro que Cardozo jogou, antes da lesão) e dois para a Taça da Liga. O duelo da segunda volta do campeonato, a 9 de fevereiro, será a última chance do paraguaio fazer o gosto ao pé diante do rival lisboeta esta época, já que os leões estão fora de todas as restantes competições em que as águias se mantêm.
Com 11 golos marcados aos leões, Cardozo é já o 8.º jogador da história do Benfica com maior número de golos apontados ao Sporting, com o mesmo número de Rogério Pipi e Teixeira. À frente do Tacuara estão apenas Eusébio (27), Valadas (20), Nené (17), Espírito Santo (16), José Águas (16), Júlio (13) e Arsénio (12). A manter o ritmo, Óscar Cardozo tem chances de subir ainda mais nesta tabela de luxo.
CARDOZO CONTRA O SPORTING
Soluções de luxo na ausência do Tacuara
A lesão de Óscar Cardozo teve como natural consequência a aposta de forma mais regular em Lima e Rodrigo por parte de Jorge Jesus. Brasileiro e espanhol têm correspondido de forma brilhante à chamada do técnico e não têm dado descanso às defesas adversárias, contribuindo de forma inequívoca para a série de 9 vitórias consecutivas dos encarnados.
Desde que Cardozo se lesionou, o Benfica disputou 13 encontros e venceu 12, com natural destaque para as performances de Lima e Rodrigo. O brasileiro apontou 8 golos e o espanhol fez abanar as redes contrárias por 9 ocasiões e vive o melhor período desde que chegou a Lisboa.
Na hora de escolher a dupla de ataque (a confirmar-se a utilização de dois avançados) para defrontar os leões, o historial dos três jogadores diante do Sporting não deverá, no entanto, ser ignorado. É que, ao contrário de Cardozo, Lima e Rodrigo não têm grandes recordações dos encontros com os leões. Ambos defrontaram o Sporting por quatro vezes, com o brasileiro a somar apenas um golo marcado e o espanhol... nenhum.
Águias esclarecem o que está em causa para que se chegue aos 80 mil lugares
Médio do Manchester United conta mais pormenores sobre quando foi hipótese para as águias
As comunicações entre árbitros e a análise de Duarte Gomes aos principais lances das jornadas 11 à 13 da Liga Betclic e ainda Allianz Cup
Médio integrado por José Mourinho no Seixal
Doha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Avançado do PSG eleito o melhor jogador do Mundo com 50 pontos, mais 11 do que Yamal e 15 do que Mbappé
Em causa a lesão e consequente ausência de Assane Diao na CAN’2025
Ousmane Dembélé levou a melhor na votação do prémio da FIFA