Jogador, que deixa agora as águias, fala em "dosear um bocadinho a maneira como se tratam as pessoas"
Rafa conquistou três campeonatos, três Supertaças e uma Taça de Portugal pelo Benfica e, ao deixar os encarnados após oito temporadas, assume "emoções mistas".
"Não foram fáceis. Gostava de ter mais, como é óbvio. Sinto que muitas vezes podíamos ter tido outro desfecho, mas o futebol é assim. O futebol e a vida são assim. Não é tudo como queremos, não vamos ganhar sempre, e o sabermos estar, o sabermos estar a perder, também é uma coisa que tive de aprender, e saber lidar, porque não é fácil. As pessoas pensam que saímos daqui e está tudo bem, porque ganharam o dinheiro deles e agora vão para casa, vão de férias... As coisas não são assim. Mas isto é a nossa vida. Gostamos genuinamente do que fazemos e, para mais, o que gostamos mais é do sítio que estamos a representar, porque, lá está, é o que nos dá as condições certas para conseguirmos evoluir e sermos o que somos. Acaba por ser um bocadinho de emoções mistas: contente pelas conquistas que poderiam ter sido mais", afirmou ao BPlay.
Relacionadas
Os adeptos: "A verdade é uma: o Benfica quando está a ganhar torna-se o que o Benfica é. Quando não está a ganhar... vai-se muito aos extremos... Do bom e do mau. Acho que tem de se começar a dosear um bocadinho a maneira como se trata as pessoas, porque nós, cá dentro, também somos pessoas, estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para conseguirmos ter o melhor desfecho no jogo, neste caso, em cada jogo. O que interessa é o fim, são os troféus que conquistamos. Muitas das vezes, porque um jogo não corre bem, já começar a duvidar do que está a ser feito não ajuda e nunca vai ajudar ninguém. A pressão? Temos pressão. Isso faz parte do nosso dia a dia, não é por dizerem que A, B ou C é mau ou é bom que vai ajudar. O objetivo é apoiar o Benfica, e o objetivo é que o Benfica conquiste títulos. Nunca nos metemos à frente do clube, e eu falo por mim: não me meto e nunca me vou meter à frente de nenhum clube."
Saudades: "Como disse, isto vai-me custar mais do que eu alguma vez poderia imaginar, porque saberia que teria de sair e iria sair pelo meu pé. Nunca na vida ia esperar que já não tivesse condições para representar. Disse sempre que chegaria a altura, e eu saberia quando era a altura para sair, e foi isso mesmo que eu fiz. Cheguei a um ponto em que senti que estava na minha hora. E pronto."
Selecione os candidatos e os temas e saiba o que cada um defende
Eleições estão marcadas para 25 de outubro
Primeira parte foi repartida, mas águias superiorizaram-se no segundo tempo e construíram vantagem confortável
Antigo defesa dos encarnados diz que acertou "em cheio" quando decidiu mudar-se para a Luz
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua