Ronald Koeman abordou o encontro de amanhã frente ao V. Guimarães, revelando que pouco vai mudar no esquema da equipa e aproveitando ainda para criticar o "oportunismo" e os "exageros" dos comentários no futebol português.
"Não vamos mudar muito porque ultimamente estamos a jogar bastante bem com os mesmos jogadores. Também não há razões para mudar", referiu Koeman.
Apesar da derrota frente ao Manchester United, em encontro da Liga dos campeões, o holandês não poupou elogios aos seus jogadores.
"Cada vez estamos a adaptarmo-nos melhor à maneira como quero que a equipa jogue: há mais tranquilidade, há mais toque. Tacticamente fizemos um grande jogo contra o Manchester e podemos melhorar ainda mais", revelou.
Quanto aos vimaranenses, Koeman sabe que os seus pupilos não vão ter espaços, mas acredita no valor dos encarnados: "Há que respeitar todas as maneiras de jogar. O nosso estilo é que tem de ser diferente: atacar mais, jogar mais... As equipas que vêm a Luz não vêm para deixar muitos espaços para nós. Sabemos o que temos de fazer."
Boi negro, boi branco
Um dos momentos mais polémicos da conferência de imprensa aconteceu quando Koeman endereçou duras críticas aos comentadores desportivos portugueses, que considerou "exagerados" e "oportunistas", ao ponto de pintarem um boi de branco e preto em dois dias.
"Sois muito oportunistas. Vi os comentários a seguir ao Sporting-Benfica e tudo do Benfica foi muito mau e do Sporting muito bom: boa equipa, boa organização. Falaram bem do treinador e, três semanas mais tarde, tudo do Sporting é uma merda...", acusou.
"Aqui, um boi hoje é negro e amanhã é branco. Eu não sou tão oportunista. Perdoem-me, mas sou realista. Como é possível que em duas ou três semanas se vá do tudo bem para o tudo mal? Há um meio-termo", rematou.
O calendário mal feito
Koeman aproveitou ainda para criticar o calendário da Liga, que considera pouco justo: "Não sei se é só azar, mas para mim o calendário está mal feito porque já antes do jogo Sporting-Benfica houve uma paragem na Liga para os jogos da Selecção. Tive só um dia com o plantel para preparar um jogo muito importante. Agora passa-se o mesmo, vão todos regressar na quinta-feira, jogamos sábado com o FC Porto e depois temos Liga dos Campeões."
"Acho que é importante favorecer as equipas que estão na Liga dos Campeões, como o FC Porto, por azar o Sporting não, e nós. Dois, três dias antes de um jogo da Liga dos Campeões há um Benfica-Sporting, depois um FC Porto-Benfica e depois um Sp. Braga-Benfica. Está muito, muito mal feito", terminou o holandês.
A dois dias das eleições, todos estarão hoje frente a frente na BTV
Médio do Benfica enalteceu carisma e capacidade de comunicação do treinador
Eládio Paramés num artigo de opinião em Record
Candidato à presidência do Benfica partilha ideias em Espanha e Noruega
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa