Presidente do Benfica destaca a "paixão e a dedicação" do Pequeno Genial pelo clube
Visivelmente consternado pelo desaparecimento de Fernando Chalana, Rui Costa lembrou o início dos problemas do Pequeno Genial. O antigo extremo do Benfica e da Seleção foi o último treinador de Rui Costa, em 2008, antes de terminar a carreira de futebolista. Foi uma época conturbada para as águias. Fernando Santos orientou a equipas nos primeiro jogos, dando lugar a José Antonio Camacho, que viria a ser substituído por Chalana.
"Foi meu treinador no último ano e posso até adiantar que esse mesmo ano acabou por ser o início do problema dele, pela forma como se empenhou naquele período em que não estávamos bem e tentou segurar a equipa até final da época. Foi o meu último treinador, inclusive, e sentimos, por tudo aquilo que tentou dar à equipa e não estávamos a conseguir… Sentimos isso no início dos problemas dele. Isso também revela a paixão e a dedicação pelo clube", lembrou o líder dos encarnados, à BTV.
Relacionadas
Falando ainda na Dinamarca, antes do regresso a Portugal, Rui Costa deixou uma promessa. "Prefiro evidentemente guardar, enquanto meu treinador, os momentos felizes dele, os meiinhos connosco, a intensidade e a paixão que tinha pelo futebol e pelo Benfica. Estamos a falar daquele que todos nós consideramos o maior génio do futebol português. Enquanto presidente tudo farei para que a memória dele esteja bem presente em todos os benfiquistas."
O presidente do clube da Luz sublinhou: "Todos nós que vivemos o clube temos memória de Chalana, cada um à sua maneira, quanto mais não seja como adepto, por vê-lo fazer tanta coisa boa que fez nos campos. Tive a oportunidade de trabalhar com ele e conhecr a pessoa fantástica e humana que era. Tenho inúmeras memórias dele."
Rui Costa, de 50 anos, começou por fazer notar: "É de facto um dia muito triste para toda a nação benfiquista, diria até um dia muito triste para todos os amantes do futebol. O nosso génio, após sofrer tanto nestes últimos tempos, acabou por curiosamente escolher o dia 10 para nos deixar e partir em paz. É um dia muito triste para todos nós, por ver partir um dos maiores génios do futebol nacional, um dos maiores símbolos do clube. Terá com toda a certeza um lugar na história do clube para sempre, por tudo aquilo que ele fez, por aquilo que ele foi e por todas as memórias de grande satisfação que temos dele."
Grande afluência junto ao Estádio da Luz e nas Casas do Benfica
Avançado grego apontou um hat trick na goleada frente ao Arouca
Veja aqui os dados de todas as secções de voto
Avançado grego assinou um hat trick e foi o melhor do conjunto orientado por José Mourinho
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus