Presidente do Benfica irritado com a arbitragem
Depois de um polémico empate do Benfica (2-2) diante do Casa Pia, Rui Costa deu um 'murro na mesa' em relação à arbitragem do futebol português. O presidente encarnado considerou "inadmissível" a decisão do árbitro Gustavo Correia em assinalar penálti por mão de António Silva, dizendo que o juiz e o VAR foram contra as "leis do jogo" na apreciação à jogada que originou o 2-1, um autogolo de Tomás Araújo a recarga ao penálti defendido por Trubin. Embora admitindo que a sua equipa "tem de querer muito mais", o líder das águias rematou dizendo que "este fim de semana representa aquilo que é o futebol português".
"Hoje tivemos mais uma prova de como o futebol português está doente. Não fugindo às nossas responsabilidades, mas um penálti destes é não conhecer as regras do jogo. Já chega disto, este fim de semana representa o que está a ser o futebol português. Hoje um penálti contra a lei do jogo. Não fugimos às nossas responsabilidades, a equipa tem de querer muito mais, mas é inadmissível ser dado um penálti como este que reabre o jogo. Não é duvidoso, é muito claro. A lei é clara. Este fim de semana representa aquilo que é o futebol português. Ontem houve um canto fantasma, de um pontapé de baliza que deu em canto e deu em golo e hoje houve um penálti contra as leis do jogo que reabre um jogo que estava 2-0. Os jogadores têm de querer muito mais, mas não é aceitável que isto aconteça. A bola vai ao braço e depois vai ao peito e a lei é muito clara sobre este tipo de situações. Não é uma situação sequer duvidosa. O árbitro até pode avaliar mal no momento, mas o VAR não pode e já são muitos episódios", começou por dizer aos jornalistas na zona mista do Estádio da Luz.
Relacionadas
Rui Costa lembrou ainda o golo polémico do Sporting nos descontos da partida de sábado com o Santa Clara para dizer que "assim se ganham campeonatos". "O Benfica vai pedir uma audiência clara a quem dirige o futebol português e ao Conselho de Arbitragem, porque o que se está a passar no futebol português é demasiado grave. O que se viu nos últimos dois dias é demasiado grave. São dois pontos para uma equipa e tirados dois pontos a outra equipa. Assim se ganham campeonatos, de facto. O Benfica não vai ficar calado numa situação destas. Já chega."
Questionado sobre as declarações de Mourinho, que disse que havia quem não respeitasse o Benfica, Rui Costa acrescentou: "Faz-me muita confusão que os árbitros, com todos os cursos, não cumpram a lei numa situação claríssima. E repito: à equipa peço responsabilidade, uma exigência diferente, não fizemos o jogo que queríamos num dia tão importante na história do Benfica, os adeptos mereciam melhor e também peço as minhas desculpas por isso. Mas já chega, não venho discutir se é penálti ou não, mas sim a lei, tal como aconteceu ontem. São dois casos muito flagrantes."
Sudakov foi o melhor elemento das águias
Presidente do Benfica irritado com a arbitragem
Especialistas Record Jorge Faustino e Marco Ferreira analisam a arbitragem de Gustavo Correia
Treinador do Benfica descontente com os seus jogadores mas também com o desempenho da arbitragem, nomeadamente no lance do 2-1
Devy Rigaux, diretor-desportivo do clube, foi o responsável por levar o avançado para a Bélgica
Mergulhador encontrou o artefacto, que foi leiloado, sendo a receita revertida para uma instituição de apoio a crianças
Treinador de guarda-redes trabalhou com Jorge Jesus no Al Hilal
Osvaldo Costa começou carreira com o avançado do Club Brugge no futsal do modesto Núcleo de Sintra