Presidente do Benfica marcou hoje presença no velório da antiga glória do Sporting
Rui Costa marcou este sábado presença no velório de Manuel Fernandes, antiga glória do Sporting que faleceu na última quinta-feira à noite, aos 73 anos. Depois de ter estado durante largos minutos à conversa com Frederico Varandas, presidente dos leões, o líder das águias deixou vários elogios à carreira, mas também à postura que Manuel Fernandes teve sempre para com o futebol português.
"Estamos a falar de uma grande figura do futebol português que, independentemente das qualidades futebolísticas, merece todo o nosso respeito. Quer enquanto presidente do Benfica, quer enquanto Rui Costa e ex-jogador de futebol também. Portanto, nessas duas vertentes, também queremos homenagear uma figura tão importante do futebol português, que tanto honrou o futebol. E nestas situações as rivalidades ficam à parte", começou por dizer o presidente dos encarnados, em declarações aos jornalistas.
Relacionadas
"[Manuel Fernandes] Foi um dos expoentes máximos do futebol português, não há dúvida nenhuma. Deixa-nos uma das maiores figuras que tivemos. Hoje já não é tão natural os jogadores estarem tão apegados aos seus clubes a vida inteira por variadíssimas razões. E Manuel Fernandes faz parte daqueles que representou um clube a vida toda, que se dedicou a um clube a vida toda e nós temos muitos, e alguns deixaram-nos há bem pouco tempo, e é sempre de enaltecer essas figuras. A nível de futebol nacional, são referências, são ídolos dos seus clubes, mas não deixam de ser grandes figuras do futebol português. E Manuel Fernandes foi uma grande figura do futebol português", continuou.
A presença dos presidentes dos três grandes
"Mostra acima de tudo respeito pelos profissionais, pelas figuras deste desporto. E, como disse, nestes casos as rivalidades não imperam, impera sim o bom senso e as homenagens às grandes figuras que enalteceram o futebol português, independentemente da cor que tiveram na vida delas. Creio que neste caso é uma homenagem justíssima por parte de todo o país."
Concorda com AVB?
"Concordo que o futebol tem de ter outra dinâmica, mas não utilizemos estas situações para outras. No caso concreto, é o caso do desaparecimento de um ex-jogador do Sporting, que deu muito ao Sporting e merece o respeito de todos os outros clubes nacionais pelo que deu ao futebol português."
Sentimento de ódio no futebol
"Não tem só a ver com futebol, mas um bocado com a sociedade. Muitas vezes o futebol é aproveitado para isso. Repito o que disse, não me parece importante nesse aspeto, se não parece que estamos a acusar os jogadores novos, da geração moderna, de não estarem tão apegados aos clubes. Houve variadíssimas coisas que fizeram alterar o negócio do futebol, nomeadamente o que representam as saídas para o estrangeiro. Nestas alturas, de Manuel Fernandes, Pietra ou Chalana, o mercado estrangeiro não estava aberto e não sabemos como seria se estivesse aberto ou não. Ficam como figuras para sempre dos seus clubes. Como foi Manuel Fernandes para o Sporting e há bem pouco Pietra e Chalana para nós", terminou.
Benfica pediu esclarecimentos à Liga e, ao que Record apurou, o entendimento é que se trata de uma marcação e não um adiamento
Central do Manchester City comentou, à DAZN Portugal, a chegada do 'Special One' às águias
Candidato considera que presidente deu uma desculpa "inadmissível" ao dizer que estava "impreparado" quando substituiu Vieira
Central, de 21 anos, reitera que o seu sonho foi sempre jogar na equipa principal do clube onde fez a formação
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Lateral Stefan Lainer aborda momento atual da equipa, que vem de um empate e duas derrotas
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele