Diretor-geral para o futebol das águias lança duras críticas após o dérbi
Rui Pedro Braz considera que o Benfica tem sido prejudicado pelas arbitragens e vincou que o clube encarnado "merece ser respeitado". Após a vitória em Alvalade, sobre o Sporting (0-2), o diretor-geral para o futebol das águias abordou, no mesmo sentido, as palavras de Henrique Araújo durante a tarde, após a partida com o Rio Ave, em que o jovem da equipa B disse acreditar que um dia o clube voltaria a ser respeitado.
"Tudo o que aconteceu hoje em Alvalade merece profunda reflexão por parte dos órgãos do futebol português. Houve situações em que sentimos que fomos prejudicados. Não estou a visar o trabalho do Fábio Veríssimo ou de nenhum dos outros profissionais, por quem tenho o maior respeito. Já estive nesse lado. Mas parece que se está a criar uma situação recorrente em que o Benfica é sistematicamente prejudicado. Não acredito que seja premeditado, pois acredito na seriedade das pessoas. Também nas modalidades e futebol de formação tem acontecido isto. Por que motivo o Benfica tem sido tão desrespeitado? O Benfica merece respeito. Não posso ter um jovem de 20 anos hoje em Vila do Conde a proferir palavras de impotência e incapacidade para dar a volta, um jovem que está no início da carreira a dizer 'acredito que um dia o Benfica será respeitado'. Não posso admitir isto. Este jovem tem de sentir que estamos com ele. E se não formos nós a exigir esse respeito, a chamar a atenção aos órgãos de tutela, como FPF, Liga e Conselho de Arbitragem... todos têm responsabilidades, basta ver o que acontece semana após semana. É notório o que está a acontecer. Não estou a apontar o dedo às equipas de arbitragem mas é notório", começou por dizer o dirigente à BTV.
Relacionadas
"Abre os olhos, António" na origem da expulsão
Braz foi expulso na segunda parte do dérbi deste domingo, uma situação que explicou: "sempre achei que era importante mudar os comportamentos no bancos. Não me orgulho de ser expulso em duas jornadas no espaço de um mês. Mas há momentos em que é impossível conter a frustração. Dirigi-me ao António Nobre [4.º árbitro] num lance em que o Darwin ia arrancar e foi agarrado, um lance para amarelo, e disse 'abre os olhos, António'. Gritei isto do banco e nem sequer me aproximei do meio do campo. Ele entendeu que era motivo de expulsão e só tenho de acatar a decisão. Perante o que se vê nos relvados de norte a sul, acho que foi exagerado, mas respeito."
Questionado sobre o porquê de só agora falar, Rui Pedro Braz sublinhou: "o Benfica tem um novo presidente e uma nova forma de ver o futebol. Queremos lutar para que haja respeito, mas quando nos faltam ao respeito semana a semana, temos de dizer basta. Chamamos para discussão todos os órgãos para que haja uma profunda reflexão."
O triunfo sobre o rival também mereceu um comentário, embora o dirigente admita que as circunstâncias não sejam as melhores: "infelizmente não tem tanta [importância] como gostaríamos, queríamos estar ainda na luta pelo título. Não foi possível mas é sempre importante conquistar os três pontos e dar mostras de qualidade exibicional, mostrando que há capacidade para fazer mais e melhor. Isso ficou demonstrado perante um rival que dignificou a nossa vitória também com uma excelente exibição."
Treinador do Benfica deixa à sua equipa e ao adversário
Candidato à presidência do Benfica reage às recentes notícias sobre as empresas em que esteve envolvido
Liza passou os últimos dias a empacotar os bens da família para rumar a Lisboa
Antigo dirigente nem hesitou quando foi convidado para integrar a lista do empresário como candidato a presidente da Comissão de Remunerações
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo