Alternate Text

Próximo jogo:

By:

Logo ESC Online

Benfica

Benfica

20:00

05 novembro

Bayer Leverkusen

Bayer Leverkusen

19:58

Sporting com 166% "mais títulos do que o Benfica", elogios a Mourinho e um debate com Simão Sabrosa: o que disse Vítor Paneira

Candidato a diretor-técnico na lista de Noronha Lopes entrevistado no 'Record na Hora'

A carregar o vídeo ...
Vítor Paneira: «Se ganharmos, vamos ter de trabalhar com Mourinho. Vamos dar-lhe o melhor possível»
19:51 há 2 horas

Já estão a preparar-se para um possível mercado de janeiro? Ou só começam a preparar-se se ganharem as eleições?

"Aqui estão pessoas que falam de futebol todos os dias. Todos nos apercebemos e temos de ser frontais nisto. José Mourinho não pode perder o caminho da frente, não se pode desligar de FC Porto e Sporting. Não pode perder pontos. Alguns criticaram, outros enalteceram o jogo tático no Dragão, mas era importante não perder aquele jogo. Mourinho sabia que se perdesse aquele jogo, até chegar a janeiro e até recuperar alguns lesionados, estávamos no limite de nos afastarmos do pelotão. Queremos que Mourinho consiga aguentar, recuperando alguns jogadores, e depois em janeiro podemos dar-lhe os jogadores que quer para acabar o campeonato."

19:50 há 2 horas

Em termos mediáticos, por que razão o Vítor Paneira apareceu tão tarde na campanha?

"Não tinha de aparecer muito. Serei o diretor-técnico. Há grandes figuras. O senhor Bagão Félix, Luís Tadeu... Acho que tinha de ter o meu espaço e o meu espaço é este. Os diretores-técnicos não vão estar em campanha a falar nas televisões. Vim cá hoje porque me convidaram para falar do Benfica e [explicar] o porquê de estar com Noronha Lopes. E posso explicar em dois pontos. Em 2020, quando nos candidatámos, queríamos a mudança. Em 2025, pouco mudou. E o pouco que mudou foi que o Sporting ganhou oito títulos e tem mais 166% de vitórias do que o Benfica em títulos. O FC Porto tem 133% a mais do que o Benfica. E o Benfica tem mais um troféu do que o Sp. Braga. É este o Benfica que queremos? Para o qual andamos a lutar desde 2020? Por isso é que estamos aqui. Os sócios têm de decidir. Querem continuar isto? Os números falam por si e não vale a pena fugir às questões. Temos três títulos em quatro anos. Temos muito pouco. Se isto é suficiente, então seria o primeiro a fazer campanha por Rui Costa. Mas não queremos este Benfica."

19:47 há 2 horas

Sobre José Mourinho...

"O treinador é o José Mourinho e é um dos melhores do mundo. Ponto final. Se ganharmos, teremos de trabalhar com ele. Vamos dar-lhe o melhor possível. Se não quiser trabalhar com algum de nós, isso já é algo pessoal dele. Até porque não tem nada contra nenhuma de nós. Eu só o conheço muito mal e tenho uma grande admiração por ele. O Pedro Ferreira e o Tomás também o conhecem, Noronha Lopes já disse publicamente que gostaria de trabalhar com ele. Ninguém está à frente do Benfica, é preciso dizer isto com muita clareza. Ninguém está acima do Benfica. O Benfica tem 120 e tal anos e foi gerido por muitos presidentes de grande qualidade. E um grande presidente é o que toma as melhores decisões com coragem."

Pub
19:42 há 2 horas

Mário Branco diz que não vai trabalhar com João Noronha Lopes...

"Surpreendido? Não. O Noronha Lopes tem a sua estrutura montada. Tínhamos já dito que o senhor Mário Branco não faria parte, mas que se iria avaliar depois de chegarmos ao Benfica. Fico surpreendido com o trajeto e a valorização do Mário Branco. Tem um trajeto imaculado e acho que o conseguiu desde que chegou ao Benfica. Foi diretor-geral do Famalicão, do PAOK, do Estoril, do Hajduk Split e agora do Fenerbahçe. Agora, chegou ao Benfica, chegou ao topo. Acho que devemos ter respeito pelas pessoas que acompanham esta lista de Noronha Lopes. Mas tranquilo, já tínhamos definido isso e não foi surpresa nenhuma."

"Até vou mais longe: nesta ordem de ideias, se olharmos à atitude de todos os treinadores do Benfica de quererem o seu diretor-geral, nos últimos quatro anos tínhamos cinco treinadores e cinco diretores-gerais. Quem manda na estrutura é João Noronha Lopes ou Rui Costa, se for. E até acabei por falar um bocadinho do trajeto do senhor Mário Branco e é um trajeto de quem foi subindo a pulso. Chegou ao Benfica há quatro meses num contexto de eleições. Ele saberia que cada candidato teria a sua própria equipa. Teve uma atitude muito correta. Para nós, não nos incomoda nada, muito pelo contrário".

19:41 há 2 horas

O seu par é o Simão Sabrosa. O que o Vítor Paneira tem que o Simão não tem?

"As minhas funções estão bem especificadas. Sei que as do Simão Sabrosa são estar no banco, desconheço outra função além desta. E isso devia ter sido proporcionado pela BTV, gostaria também de ter tido um debate com Simão Sabrosa."

19:40 há 2 horas

Há uma história que entretanto caiu no esquecimento, que diz que o Vítor Paneira está a cumprir serviço militar e acaba preso. O que aconteceu?

"Resume-se muito rapidamente e a verdade é esta. Tinha de me apresentar até à 1 da manhã de domingo para segunda-feira, que era assim que os militares se apresentavam, e eu apresentei-me às 10 da manhã. Estava a jogar no Benfica e na Seleção. Eu não podia ser um desertor porque estava a representar o meu país como futebolista. Chego às 10 da manhã, o João Rodrigues acompanha-me com o meu advogado, e o comandante do quartel no Porto diz-me que tinha de ficar uns fins-de-semana preso. Não tenho problemas de dizer. Tenho uma ficha completamente limpa em termos civis. Se houve outros clubes que contribuiram para essa prisão? É capaz. Fica no ar. Sei que houve jogadores dessa altura que jogavam no FC Porto e não foram. E estavam exatamente na mesma situação do que eu...".

Pub
19:37 há 2 horas

Então é compatível estar a não alimentar a guerra e, em simultâneo, a fazê-la?

"Todos temos de ir aos sítios certos para discutir o problema do futebol. As pessoas vão lá, muitas vezes não são ouvidas, e depois tem de se tornar público o que as pessoas vão dizendo e acumulando. Temos a Liga, a Federação, o Conselho de Arbitragem para reclamar e falar. Se não tomam medidas, as pessoas optam por falar publicamente. O que é um erro. Tenho a certeza que quase todos os clubes primeiro fazem o que devem fazer, o problema é que não se tomam medidas, não se resolve o problema e as pessoas têm de vir para a praça pública. E depois alimentamos isto: comunicados de um lado e outro. E o da APAF vem de alguma forma incendiar muito mais isto, porque agora queremos saber quais são as outras situações. Isto cria instabilidade no futebol. Temos Champions, compromissos importantíssimos do futebol português, e estamos a viver um clima de suspeição total. Os árbitros que forem para a próxima jornada, têm medo de errar. Todos nós erramos. Deixem ser natural o erro. Mas não deixem de errar porque tem de se compensar algo que se viu na semana anterior."

19:35 há 2 horas

Mas Rui Costa tem sido acusado de ficar em silêncio...

"Durante muito tempo, o Rui Costa teve uma atitude muito passiva. Recordo-lhe já uma facilmente: em janeiro do ano passado, o presidente do Sporting veio dar uma entrevista que condiciona claramente a arbitragem. E muda o rumo do campeonato. Aí sim, Rui Costa devia ter defendido o Benfica. Na final da Taça reagiu muito bem. Mas tinha de reagir mais cedo noutras situações. Depois de estar tudo perdido é que se reage? Os presidentes têm de falar no momento certo e na altura certa."

19:32 há 2 horas

A lista de Noronha Lopes, de quem Vítor Paneira é um apoiante proeminente, quer apaziguar o futebol português. Mas por outro lado, aponta o dedo à atual direção de Rui Costa por não entrar nestas guerras... Isso é compatível?

"O que queremos é defender o Benfica nas horas certas. Não é preciso mandar mais nada para a fogueira. Mas se o Benfica for prejudicado, a nossa direção e presidente têm de vir defender as razões pelas quais o Benfica se sente prejudicado. Não queremos o que tem acontecido, constantemente comunicados de um lado e outro."

Pub
19:31 há 2 horas

As coisas estão melhores ou piores do que no seu tempo?

"Não quero voltar aos anos 90. Nunca mais. No Varzim, fui expulso por ter dito que queria uma arbitragem como a dos anos 90. Posso dizer que foi contra o Canelas. O Fernando Madureira, presidente na altura, entrou pelo campo ao intervalo e ameaçou o árbitro à nossa frente. Fez o que quis do árbitro e o árbitro mudou completamente o rumo da 2.ª parte. Vivi nos anos 90 e não quero isto para o futebol. Eu sei o que sofri nessa altura, todos sabemos. E os árbitros não são inocentes. Não vamos inocentar os árbitros dos anos 90, também têm muita responsabilidade. É público aquilo que vivemos no Dragão, por exemplo, nas antigas Antas. Toda a gente vivia isso. Vivíamos um clima de terror. E não queremos isso para o futebol. Queremos um futebol onde os árbitros possam decidir e que estejam à vontade. Mas isto vem tudo muito condicionado de trás. Vou ser sincero convosco. Os árbitros, para chegarem à Europa, têm de vir condicionados de trás. Têm de ser apoiados por alguém. É no início que tem de se matar isto. E enquanto não se matar, o nosso futebol vai ser isto. Se pusermos aqui uma urna e os quatro metermos um voto lá dentro a dizer se acreditamos na arbitragem, sabe qual é o resultado? 4-0...".

19:27 há 2 horas

Dentro do que quer trazer para o Benfica, como se moraliza a arbitragem? Falta coragem?

"Acho que falta total coragem no futebol português. Queremos vender um produto e dizemos constantemente mal dele. O presidente da Federação falou em 300 M€. Como é que vamos vender e apresentar este produto? Não vale isso, muito longe disso. Estamos todas as semanas a dizer mal de um produto que é nosso. Devemos, acima de tudo, dizer bem e potenciar. Temos os melhores treinadores do mundo, equipas na Champions constantemente, o melhor jogador do mundo... Se temos um país à beira mar plantado com estas condições futebolísticas, temos de valorizar mais o nosso produto. Mas a arbitragem é claramente o foco do mal estar que há no futebol. Foram habituados a ser constantemente criticados. A APAF hoje faz um comunicado em que deixa no ar que não é a primeira vez que isto acontece. Não há gente capaz de parar isto? Capaz de dizer chega, acabou? Há uma falta enorme de coragem para dizer a verdade."

19:10 há 2 horas

Se Noronha Lopes for eleito, vão fazer o que estiver ao vosso alcance para irradicar este tipo de práticas?

"É assim que queremos. Um futebol transparente. Essa tem sido a nossa luta e é por aí que vamos fazer o nosso caminho, acreditado que o futebol pode melhorar. Mais transparência, um futebol diferente, e projetar o futebol do Benfica para uma dimensão completamente diferente da dos últimos tempos."

Pub
19:03 há 2 horas

Este caso de Fábio Veríssimo fá-lo lembrar de alguma coisa que se passou do tempo em que jogava?

"Um bocadinho. Tudo parecia normalizar, com presidentes a quererem um ar fresco para o futebol, mas a bola começa a saltar e volta tudo ao mesmo. Acho que é uma situação grave. É preciso perceber o contexto do que aconteceu e depois avaliar, ver os relatórios, que podem ajudar muito a compreender. Acho que o futebol não mudou muito. Nós queremos mudar o futebol, mas na minha opinião não mudou muito".

18:27 há 3 horas

Vítor Paneira em estúdio no Record na Hora

Vítor Paneira, candidato a diretor-técnico na lista de Noronha Lopes às eleições do Benfica, vai estar hoje em estúdio no programa 'Record na Hora', no NOW. A não perder, a partir das 18h50!

Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Benfica ver exemplo
Ultimas de Benfica
Notícias
Notícias Mais Vistas