Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Português e brasileiro tinham enorme queda pelas balizas contrárias...
Na sua estreia na 1.ª Liga, Steven Vitória confirmou as características evidenciadas o ano passado: a de central goleador. As águias, que procuravam um defesa para substituir Garay, que deverá deixar os encarnados, passam agora a contar com uma das figuras da última edição da Liga.
Depois dos 7 golos apontados em 2011/12, no segundo escalão profissional, o defesa vincou a sua frieza frente à baliza adversária esta temporada, tornando-se mesmo no melhor artilheiro do Estoril – 11 golos – marca que iguala o feito de Clésio na época de 1975/76, há 37 anos.
Relacionadas
Nas 20 épocas do Estoril no escalão principal do futebol português, Steven só é ultrapassado pelo avançado Mota, que em 1948/49 assinou 27 golos. Atrás do central (ex aequo com Clésio) surgem os avançados Luís Leal (10 golos esta época) e José Abrantes (10 em 1981/82).
Apesar da sua envergadura (1,95 m), o ex-capitão dos canarinhos, de 26 anos, só fez um golo de cabeça no campeonato, precisamente no último jogo, frente ao Gil Vicente, e que carimbou um inédito apuramento para a Liga Europa. Curiosidade: Steven foi o 9.º melhor artilheiro na 1.ª Liga e os outros defesas com mais golos foram Claudemir (5) e Mangala (4).
Pesada herança
No Benfica, Steven Vitória terá de lidar com o peso da história, que arrasta consigo um palmarés de centrais com queda pela baliza contrária. Nas águias, nomes como Humberto Coelho e Ricardo Gomes destacaram-se pela sua capacidade em subir à área adversária e faturar.
O ex-internacional português assinou impressionantes 81 golos em 498 jogos pelas águias, realizados durante 14 temporadas, ao passo que o brasileiro ficou-se pelos 26 em 140 partidas, num total de quatro épocas.
STEVEN VITÓRIA EM 2012/13
Encarnados reagem às palavras do treinador portista, que falou em "área cinzenta a tornar-se cada vez mais verde"
Dragões empataram, deixaram os leões aproximarem-se... e distância ainda pode ficar mais curta
Francisco Benitez eleito para mandato de quatro anos
Antigo jogador investigado por fuga aos impostos
Lendário nome do futebol alemão, que também fez história em Itália, lamenta a trágica eliminação no apuramento para o Mundial
Jovem do Corinthians está a participar na competição em Portugal com um selecionado do Brasil
Lateral esquerdo foi apresentado no Forte Virtus, do terceiro escalão