Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Rui do Passo pretende 'entregar' o atual recinto ao futebol feminino e ao râguebi e falou ainda de projetos para as próximas décadas
Seguir Autor:
Rui do Passo, vice-presidente do Benfica, considera que o clube deve começar a pensar na construção de um novo estádio, com uma capacidade superior aos 70 mil lugares. Em entrevista à BTV, o dirigente apontou aos 120 mil lugares e defendeu que o atual recinto seja utilizado pelo futebol feminino e pelo râguebi.
À boleia das inovações tecnológicas introduzidas no clube, em particular no Estádio da Luz, e de projetos a longo prazo, Rui do Passo revelou que sonha com uma nova casa, que "tem de ter a capacidade mítica que está cabeça de todos os benfiquistas, os 120 mil lugares", acrescentando: "Está a fazer 70 anos do antigo estádio. Falamos da capacidade de chegar aos 70 mil, mas recordamos todos que a capacidade é de 120 mil."
Relacionadas
De acordo com o dirigente, o atual estádio, que será palco de uma meia-final do Mundial'2030, não pode crescer muito mais. "Neste estádio, não podemos ir mais além dos 70 mil, por questões de segurança, comodidade e regulamentação. Temos de começar a pensar num novo estádio. Este estádio começa a esgotar-se", argumentou.
Questionado se seria uma ideia para o longo prazo e sobre projetos para as próximas décadas, o 'vice' das águias foi taxativo. "O longo prazo está logo ali", atirou, vendo utilização para o atual. "Há duas modalidades em que queremos estar mais fortes, o futebol feminino e o râguebi. Este estádio pode ficar como casa do futebol feminino e do râguebi. Quero sonhar com assistências de 40, 50 e 60 mil a ver jogos de râguebi e futebol feminino. Devemos começar a sonhar com um novo estádio", insistiu.
Rui do Passo não duvida da capacidade em encher um recinto de grandes dimensões. "Temos camarotes cheios e com listas de espera. Temos lugares executivos com listas de espera. Temos red pass com uma brutal lista de espera. Fazendo contas por alto, não é difícil passar de 45 mil red pass para 70 mil, de 5 mil lugares executivos para 10 mil e de 150 camarotes para 300. Temos uma lista de espera para comprar já na planta estes lugares. É muito possível começar a pensar seriamente num projeto destes."
A 30 de novembro, véspera de se completarem 70 anos do antigo recinto das águias, Rui Costa anunciou o aumento da capacidade do estádio, dos 65 mil para os 70 mil lugares. Esse projeto será concretizado até 2026/27. No último verão já foram adicionados 950 cadeiras, sendo que o plano aponta a mais 3 mil na próxima temporada. Só para red pass, há uma lista de espera de quase 17 mil sócios. A construção de um novo estádio está nesta altura fora da agenda.
Quase 400 mil sócios
Na mesma entrevista, Rui do Passo anunciou que o clube está perto de chegar aos 400 mil sócios, algo que acontecerá até 28 de fevereiro próximo, dia em que se comemoram os 121 anos das águias. "Estamos a caminho dos 400 mil sócios. O último [número] de que tive conhecimento foi o 392.202. Acredito que até à data do nosso aniversário estaremos nos 400 mil. Se não estivermos, andaremos lá perto. Temos cerca de 100 sócios por dia, 3 mil por mês. Em 2023, tivemos mais 44 mil. É um força tremenda!", explicou, defendendo "muito cuidados nas contas". "Temos de ter sustentabilidade financeira", sublinhou.
José Mourinho com boas notícias para duelo da Champions
Treinador do Real Madrid promete presença de Mbappé na 1.ª mão do playoff de acesso aos 'oitavos' da Champions
Recorde as queixas do Special One em cinco meses ao leme das águias
As declarações do treinador do Benfica após derrota com o Torreense nas meias-finais da Taça da Liga feminina
Adidas lançou novos equipamentos para 2026 à imagem do maior nome da música reggae
Avançado inglês estava sem clube depois de ter rescindido com o Chelsea
Benfica foi quem mais amealhou