Talisca pouco tem parado no último ano. Leva mais de 5 mil minutos (5.038) nas pernas desde janeiro de 2014...
Talisca pouco tem parado no último ano. Leva mais de 5 mil minutos (5.038) nas pernas desde janeiro de 2014, ao serviço do Bahia, Benfica (jogos oficiais e de pré-época) e seleção olímpica do Brasil. Neste período descansou só duas vezes, a primeira delas em junho (14 dias de férias) e a segunda no Natal (6 dias de repouso que o obrigaram... a cruzar duas vezes o Atlântico). Aliada à mudança forçada de posto (Jesus colocou-o na posição 8 após a transferência de Enzo para o Valencia), a sua utilização quase ininterrupta apresenta agora uma pesada fatura.
Record contactou Fidalgo Antunes, preparador físico de futebol, o qual sustentou que a quebra de rendimento de Talisca é compreensível e requer uma atenção redobrada. “Ele adaptou-se muito bem a Portugal e ao Benfica, mas atravessa agora uma fase de maior cansaço. Talvez necessitasse de férias, mas não as pode ter nesta altura. Precisa de ter um cuidado maior na preparação. Por seu turno, a equipa técnica necessita de gerir bem a situação”, refere Fidalgo Antunes, acrescentando: “Os músculos e a cabeça precisam de descansar. Além disso, a pressão constante afeta o rendimento. Julgo até que a questão está mais relacionada com a situação psicológica. Quem está sempre em alta competição é natural que, a certa altura, acuse um certo cansaço mental, e isso reflete-se na parte física.”
Relacionadas
Mais três meses pela frente de alta rotação
O brasileiro, de 21 anos, é um dos dois elementos do plantel (o outro é Lima) que participaram em todos os jogos do campeonato, se bem que não tenha sido titular nos últimos três (Boavista, Sporting e V. Setúbal). A erosão física faz-se sentir, mas a verdade é que Talisca tem pela frente mais de três meses de alta competição e... elevadíssima pressão. A época do Benfica termina a 24 de maio, e até esse dia Talisca pode realizar 14 jogos, 13 relativos ao campeonato e a final da Taça de Liga.
O "ANUÁRIO" DE TALISCA
2014
Janeiro
Cumpriu três jogos pelo Bahia na Copa do Nordeste. Alinhou 133 minutos e marcou dois golos.
Fevereiro
Efetuou seis jogos ao serviço do Bahia, dois a contar para a Copa do Nordeste e quatro referentes ao Campeonato Baiano. Totalizou 411 minutos em campo.
Março
Jogou sete desafios pelo Bahia, seis referentes ao Campeonato Baiano e um respeitante à Copa do Brasil. Cumpriu 568 minutos e faturou três golos.
Abril
Realizou cinco jogos com a camisola do Bahia, dois no Campeonato Baiano, dois no Brasileirão e um na Copa do Brasil. Esteve 428 minutos em campo e assinou dois golos.
Maio
Disputou sete jogos pelo Bahia, cinco respeitantes ao Brasileirão e dois a contar para a Copa do Brasil. Apontou um golo nos 579 minutos que esteve no terreno de jogo.
Junho
Fez dois jogos com a camisola do Bahia, ambos referentes ao Brasileirão. Disputou 167 minutos. Realizou o último desafio no dia 5, gozando depois 14 dias de férias. Regressou ao trabalho no dia 19.
Julho
Chegou a Lisboa no dia 6, assinou contrato com o Benfica e iniciou de pronto os treinos de pré-temporada. Participou em seis jogos particulares com a camisola das águias, marcando um golo nos 425 minutos que foi utilizado.
Agosto
Atuou em seis duelos com as cores do clube da Luz, três a contar para a Liga, um para a Supertaça (o primeiro troféu conquistado pelo Benfica) e dois de caráter particular. Cumpriu 406 minutos.
Setembro
Efetuou quatro jogos com a camisola do Benfica, três referentes ao campeonato e um para a Liga dos Campeões. Rubricou cinco golos nos 239 minutos que esteve em campo.
Outubro
Disputou cinco jogos pelo Benfica, três respeitantes à Liga e dois a contar para a Champions. Alinhou 383 minutos e assinou três golos. Esteve ainda ao serviço da seleção olímpica do Brasil, alinhando nos particulares com os Estados Unidos e a Bolívia. Realizou 146 minutos com a “canarinha” sub-23.
Dezembro
Fez seis desafios pelo Benfica, três referentes ao campeonato, um para a Liga dos Campeões, um a contar para a Taça de Portugal e um respeitante à Taça da Liga. Alinhou 319 minutos.
2015
Janeiro
Marcou presença em cinco jogos das águias, todos eles respeitantes ao campeonato. Faturou um golo nos 380 minutos que esteve em campo.
Fevereiro
Alinhou em três jogos do Benfica, dois referentes à Liga e um a contar para a Taça da Liga. Contabilizou um golo nos 127 minutos que esteve em ação. Poderá participar em mais um jogo, caso Jorge Jesus o lance na visita a Moreira de Cónegos, agendada para o dia 21.
Candidato às eleições do Benfica quer evitar "o envio dos boletins de Lisboa para cada associado"
Em comunicado, o empresário reiterou nunca ter representado Alamara Djabi, guineense que hoje alinha do Midtjylland e sobre quem recaem suspeitas de ser 6 anos mais velho
Em causa está a transferência de Mario Tudose, central de 20 anos do Arges Pitesti que poderá estar a caminho do FCSB e sobre o qual o Benfica tem 50% de uma mais-valia
'Público' revela a história de Alamara Djabi, guineense que hoje representa o Midtjylland e que conta com o envolvimento do empresário Catió Baldé
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano