É às primeiras horas do dia que Nuno Gomes deixa Lisboa rumo a Londres, a capital inglesa que o recebe com acentuado sotaque no último esse. A M-40, no seu constante vaivém, serpenteia ao longo dos vales e as curvas servem como um tranquilizante para o ponta-de-lança do Benfica.
Nuno Gomes esteve em Inglaterra a convite da marca desportiva que representa para participar numa campanha publicitária mas antes deixou-se embalar pelo ritmo pausado do carro para entrar num sono quase profundo, até ao momento em que despertou, já com o Bosque de Ashridge em fundo, num cenário de brumas tão tipicamente inglês.
Faz frio nos subúrbios de Londres, mais ainda em St. Albans, onde decorre a acção do anúncio. As nuvens encobrem o sol, a neve ameaça cair a qualquer hora. Jovens de cabelos loiros, jeans e camisolas grossas de lã servem café e quase pedem desculpa por nos oferecerem tão baixas temperaturas.
A essa hora, os companheiros de Nuno Gomes no Benfica estarão a treinar-se no Estádio Nacional, enquanto o avançado, devidamente autorizado pelo clube, continua a demonstrar a sua apetência para se tornar protagonista num filme inédito.
Ao fim da tarde, o avançado despe a pele de actor e volta à vida real. Antes de mudar de roupa, no mesmo carro que o transportou, ainda tem tempo para uma curta sessão de autógrafos improvisada. A todos diz que sim e nem o frio o consegue vencer.
São mais umas dezenas de quilómetros de regresso a Londres, pela M-40 que fervilha ainda mais, agora que todos regressam a casa depois de um dia de trabalho. Se o almoço foi algo fugaz, o jantar passou ao lado. E, ao fim de muitas horas, de um dia que parecia eterno, a chegada a Lisboa.
"Foi um dia diferente, vivido com muita intensidade", confessa, cansado, o avançado dos encarnados.
Luzes, câmara, acção!
Nuno Gomes concedeu uma curta entrevista a Duncan Humphreys, da Can Communicate, um jornalista que aprecia a forma fácil como o avançado do Benfica se coloca perante as câmaras. "Já não é a primeira vez que o entrevisto. Fiz um trabalho com ele após o Campeonato da Europa, em 2000 e sinto que o Nuno Gomes está particularmente à vontade perante as câmaras."
As perguntas foram feitas em inglês e Nuno Gomes, confrontado com a possibilidade de responder em português, preferiu a língua de Camões para dizer o que lhe ia na alma. E falou, pela milésima vez, de Fernando Gomes, seu ídolo, da origem do Gomes, do primeiro golo marcado, daquele que mais gostou. Uma vez ou outra, a resposta saía em inglês, logo corrigida e sempre acompanhada de um sorriso.
"Nuno Gomes, ao contrário de outros jogadores, encara a participação no anúncio e em outras campanhas da Adidas com o máximo de seriedade e de profissionalismo", garante uma assistente da marca alemã.
Lá fora, a paixão pela bola ia além do anúncio publicitário. Alguns dos elementos do “staff” corriam atrás do esférico para se aquecerem e gritavam como se estivessem a travar uma batalha. No interior, a entrevista era, forçosamente, interrompida. Segundos depois, reinava o silêncio e Nuno Gomes recuperava memórias.
Foi numa auto-caravana que Nuno Gomes se instalou, com todo o conforto, na antecâmara do anúncio publicitário que teve como palco o Bosque de Ashridge. Ainda antes da habitual sessão de maquilhagem, na qual se revelou um paciente inglês, o avançado do Benfica tomou um café e dedicou algum tempo à leitura da imprensa britânica, ficando a par das atrocidades cometidas pelos soldados ingleses em solo iraquiano, uma vergonha para a nação e para o mundo.
Blair não está preocupado com o que Nuno Gomes pensa; preocupados estão os assistentes da Adidas, que de quando em vez perguntam se está tudo bem, ao que o ponta-de-lança responde afirmativamente e sempre com um sorriso.
Os termómetros atingem valores com os quais Nuno Gomes está pouco identificado. Mas nada o faz recuar. Deixa que lhe pintem a cara, que o transformem num guerreiro sem armas, um guerreiro da bola, louco por encontrá-la na penumbra de um bosque que parece assombrado e onde até os anões se passeiam para tornar mais real a cena que se passa à sua frente.
Sentado a escassos metros, Jermain Defoe, avançado do Tottenham, enrola-se numa manta e bate o dente de frio. Nuno Gomes recusa um blusão e envolve-se apaixonadamente no cenário, correndo por entre a floresta até ao momento em que a bola, como que por encanto, desaparece para voltar a surgir, mais à frente, saindo daquele buraco que teima em mover-se.
O bosque da loucura
A direcção do spot publicitário é da responsabilidade do sueco Fredrik Bond, um antigo fotógrafo que durante cinco dias filmou algumas das estrelas do futebol.
O anúncio retrata uma batalha que tem como palco uma paisagem urbana arenosa, com os jogadores a procurarem manter a posse de bola e os adversários, uns reais e outros sobrenaturais, a tentarem roubar o esférico.
O inglês Defoe tropeça na raiz de uma árvore; Nuno Gomes e Podolski são surpreendidos com a existência de um buraco no solo que se move; o holandês Robben engana um cão bicéfalo e Saviola, desesperado, tudo faz para escapar à perseguição de galos enlouquecidos.
Mesmo Djibril Cissé, já na maca depois de se ter lesionado, também luta pela bola, enfrentando a tenacidade de Morientes, Trézéguet ou Del Piero.
Sempre com dois adolescentes como espectadores atentos, o anúncio representa a paixão dos jogadores pela bola, a necessidade de estarem sempre em contacto com ela, tendo como som de fundo um "remix" do clássico "A Dança do Sabre" de Aram Khachaturian.
Médio italiano de 18 anos assina contrato com as águias até 2028
As negociações estão na fase final e o candidato conta apresentá-lo até ao final do mês, com o perfil a apontar para um estrangeiro com experiência
Antigo chefe do departamento de futebol do Benfica agradado com possibilidade de voltar a ver o internacional português com a camisola encarnada vestida
Encontro decorre nesta sexta-feira, a partir das 9 horas, no Hotel Pestana Palace Lisboa
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Interrogatório do Hungria-Portugal