Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
António Magalhães, diretor de Record, entregou distinção a Luís Filipe Vieira...
Um Record de Ouro Especial para guardar em casa. Foi assim que, bem-disposto e risonho, Luís Filipe Vieira agradeceu a António Magalhães, diretor de Record, a distinção com este prémio, que o nosso jornal entrega a personalidades de relevo no desporto nacional.
Para o líder das águias foi desenhado um prémio diferente, único até ao momento, e que visa homenagear quem mais se destacou num restrito lote de personalidades. Mas este não é um trabalho de um homem só. "É um trabalho de toda uma equipa", frisou o líder das águias, no amplo gabinete que ocupa no Estádio da Luz, com vista para o relvado.
Relacionadas
Ali, com a réplica de um A380 da Emirates, o maior patrocinador do clube, à porta, Luís Filipe Vieira não está sozinho. Numa ampla estante atrás da secretária onde dirige os destinos do emblema da Luz, o presidente da águia tem fotos de todos aqueles que mais ama. Da mulher, a D. Vandinha, como é carinhosamente chamada, dos filhos, Tiago e Sara, dos netos, e, claro, dos pais, Benvinda e Fernando Ferreira. "Este sim, é o meu monstro", disparouVieira, ao olhar de forma terna e atenta para a fotografia do pai falecido em 2007 – a mãe disse-lhe adeus no ano passado.
Além da família,Vieira tem, aqui e ali, elementos ligados a Eusébio da Silva Ferreira, também ele falecido em janeiro de 2014. E alguns presentes que lhe foram dando ao longo destes 14 anos de Benfica. É o presidente com mais anos de poder na Luz e não fecha a porta a novo ato eleitoral, apesar de ainda faltar mais de um ano para o clube ir a eleições.
Este prémio é, por isso, "o reconhecimento" do trabalho."Do meu e de todos os profissionais do Sport Lisboa e Benfica, dos sócios, dos adeptos. É um sinal que, na maioria das vezes, houve sempre sintonia. É o culminar deste trabalho", afirmou ao nosso jornal, recordando palavras que proferiu no passado fim de semana emPretória. "Ainfa há dias na África do Sul disse que só recuando 14 anos se podia perceber tudo o que fizemos", afirmou, referindo-se certamente às dificuldades que enfrentou desde que chegou ao clube.
Vieira entrou no emblema da Luz a 15 de maio de 2001, assumindo o cargo de gestor para o futebol no mandato de ManuelVilarinho. Homem-forte para o futebol das águias, viu-lhe ser negada a possibilidade de ser presidente da SAD, face ao cargo que ocupara de líder do Alverca.
Em outubro de 2003 concorre à presidência e os esmagadores 91% com que ganha à concorrência – de Jaime Antunes e Guerra Madaleno – serviram de bálsamo ao que viria a construir. Num primeiro mandato e depois noutro e ainda em mais dois. O atual termina em 2016, mas Vieira prefere não falar disso, para já.
Motivos de orgulho
Em 14 anos de clube, 12 dos quais na liderança, o presidente dos encarnados impulsionou a construção do novo estádio, ergueu o centro de estágio, arrancou com o projeto da televisão.É tetracampeão – 2004/05, 2009/10, 2013/14 e 2014/15 – e já esteve em duas finais europeias.Perdeu a Liga Europa em ambas as ocasiões (2012/13 e 2013/14) mas orgulha-se de ter recolocado oBenfica na rota dos grandes emblemas no continente europeu.
Orgulha-se também, e muito, da forma como gere o clube, da pontualidade de pagamentos aos funcionários, e da habilidade negocial que têm levadoLuís Filipe Vieira a comerciar com os maiores e mais poderosos emblemas da Europa.
A venda recorde doBenfica foi a de Witsel – 40 milhões ao Zenit – e ainda este verão pode encaixar mais 35 milhões com a saída de Gaitán. Nos últimos anos, aliás, tem sido prática comum na Luz. A estes negócios gigantes juntam-se outros, os de André Gomes, BernardoSilva, JoãoCancelo, IvanCavaleiro, todos eles a renderem, no mínimo, 15 milhões de euros aos cofres encarnados.
Agora, pede mais aposta na formação, quer ver os jovens do Campus doSeixal a aparecerem aos mais alto nível, para poderem crescer como atletas, mas também para, alguns deles, engrossarem a lista de vendas doBenfica. Num ano de viragem,Vieira abraça novo projeto ao lado de Rui Vitória e ambos assumem uma meta comum."O grande objetivo do Benfica para o próximo ano é o tricampeonato. Mas em todos os jogos nos quais entramos, temos de respeitar sempre os adversários, procurando sempre a vitória. No final queremos fazer contas e chegar à conclusão que alcançámos o objetivo do tri", salientou, já de prémio na mão.
Vice-presidente e CFO do Benfica explica projeto do District e do aumento da lotação da Luz para os 80 mil lugares
Ex-jogador da equipa turca, Oktay Derioglu, revela que há um processo na FIFA em torno deste braço de ferro
Vices Nuno Catarino, José Gandarez e Manuel Brito dão explicações nesta sexta-feira, às 15h30
"Ano Novo a mesma energia", escreveu Pavlidis como legenda à fotografia que publicou nas redes sociais
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador português assegura que não tentou convencer o internacional português a rumar ao Fenerbahçe
Avançado espanhol falou ainda sobre as expectativas que os adeptos colocaram em si desde muito cedo