Com a hipótese Scolari afastada, os dirigentes do Benfica apostam agora na contratação de Louis van Gaal, actual director técnico do Ajax. O holandês passou a ser a primeira opção e poderá ser apresentado na segunda-feira, dia do regresso ao trabalho do plantel encarnado
Louis van Gaal é a grande aposta dos dirigentes do Benfica para orientar a equipa. Segundo Record apurou, o treinador holandês é agora o eleito dos responsáveis do clube da Luz, que já estão a efectuar as diligências necessárias no sentido de garantirem o seu concurso e apresentá-lo na próxima segunda-feira, dia em que o plantel regressa ao trabalho.
Nesta altura, Van Gaal está ligado contratualmente ao Ajax, clube onde desempenha as funções de director técnico. Todavia, esta situação não deverá constituir impedimento, caso o antigo treinador do Barcelona decida vir para Portugal. O ponto de maior discussão prende-se com os ordenados, uma vez que Van Gaal não é um treinador barato e os encarnados têm um tecto salarial a cumprir.
O treinador holandês encaixa perfeitamente no perfil estabelecido por Luís Filipe Vieira. Trata-se efectivamente de um treinador reputado, de créditos firmados que, tal como Camacho, tem "pulso forte". Van Gaal iniciou a carreira no Ajax, onde trabalhou desde as camadas jovens ao conjunto sénior. O bom desempenho no clube holandês levou-o a assinar pelo Barcelona, onde teve José Mourinho como adjunto, e a orientar mais tarde a selecção holandesa.
Do seu currículo consta um vasto conjunto de títulos, entre os quais o de campeão europeu (ao serviço do Ajax) e o de vencedor da Taça Intercontinental, também como treinador do Ajax. Um troféu que foi conquistado em 1995, diante do Grémio de Porto Alegre, que curiosamente tinha como treinador Luiz Felipe Scolari.
O não de Scolari
Os dirigentes do Benfica decidiram-se, aliás, por Van Gaal depois de perceberem que não havia qualquer possibilidade de contratarem Scolari, que ontem anunciou a renovação com a FPF por mais duas épocas. De resto, o Benfica sonhou com a aquisição de Scolari até há pouco tempo. Apesar da nega do seleccionador, ocorrida antes do jogo inicial do Campeonato da Europa frente à Grécia, os encarnados contactaram o treinador brasileiro com regularidade, tentando demovê-lo. Mas ontem as dúvidas ficaram dissipadas.
Em "stand-by" para a eventualidade de não se concretizar a contratação de Louis van Gaal está Luis Fernández, com o qual o clube da Luz mantém contactos. Apesar de não ter gostado da forma como o processo correu, o treinador francês acabou por deixar a porta entreaberta aos encarnados.
"Vamos por muito mais", escreveu o extremo, de 20 anos, que recebeu os parabéns de vários companheiros nos escalões de formação
Guarda-redes do Benfica reage nas redes sociais após ter sido titular em Chaves
Faz apelo ao voto e defende que é a escolha segura
Internacional colombiano partilha fotografias enquanto o plantel folga
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool
Médio necessitou somente de 11 jogos para convencer o presidente Serdal Adali
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra