"Era um grande companheiro e um grande amigo"...
O padre Vítor Melícias sublinhou esta segunda-feira a "muita honra" que teve em celebrar a missa em memória de Eusébio, "um grande português", em declarações à saída da cerimónia, realizada na Igreja do Seminário, em Lisboa.
Após a cerimónia, Vítor Melícias enalteceu a memória de Eusébio, citando um comentário veiculado esta segunda-feira pelo maior diário generalista espanhol, o El País: "Mais do que um desportista, ele torna-se memória e mitologia de um povo".
Relacionadas
"Sente-se que era o povo, que ele sempre respeitou e estimou, que não permitiu - e ele também não quereria nunca - transformar-se numa vedeta, mas era uma vedeta do povo", acentuou o padre no final da missa celebrada em memória do "pantera negra".
Melícias sublinhou a "muita honra" que teve em celebrar a missa em memória de "um grande português".
"Ser como o Eusébio vale a pena, porque ele era um grande artista do futebol e do desporto, mas era, sobretudo, um grande companheiro e um grande amigo, um homem simples. São esses valores que os portugueses devem preservar", salientou.
Melícias defendeu ainda que a memória da mãe de Eusébio "deve ser também homenageada" neste último adeus do "rei", porque "teve o cuidado de criar os filhos de maneira a eles serem protegidos".
Eusébio da Silva Ferreira morreu no domingo, às 04H30, vítima de paragem cardiorrespiratória. O "Pantera Negra" ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial de Inglaterra, em 1966, foi considerado o melhor jogador e foi o melhor marcador, com nove golos, levando Portugal ao terceiro lugar. Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.
Esta segunda-feira, após ter sido homenageado no Estádio da Luz e na Câmara Municipal de Lisboa, teve missa de corpo presente na Igreja do Seminário no Largo da Luz, tendo sido sepultado no cemitério do Lumiar.
Entre os jogadores ligados aos três grandes, médio foi o único titular em todos os jogos
Internacional português está descontente na Turquia e pretende mudar de ares
Avançado sérvio lesionou-se no jogo diante do Cagliari
Fonte dos encarnados desmente interesse em Filip Kostic
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Semana europeia correu bem às equipas nacionais