Atual líder teve 65,89% dos votos, contra 34,11% do adversário após votação recorde com mais de 93 mil sócios
Acompanhe todos os resultados oficiais da segunda volta das eleições do Benfica em direto e por localidade (aqui).
João Diogo Manteigas na Luz após a tomada de posse de Rui Costa
"É prova da vivacidade do Benfica, do interesse que houve nestas eleições, muito promovido sobretudo para uma segunda volta. À margem dessa questão, porque o Benfica sempre ombreou com grandes clubes, o que verdadeiramente interessa é o interesse a votar. A fasquia está nos 500 mil. O que interessa é mesmo a ganhar. O Benfica não está bem, as eleições provaram essa divisão. Temos um presidente eleito, é o nosso presidente. O que interessa é o foco em ganhar. O Benfica tem muito trabalho a fazer. O foco está em ganhar. Amanhã é o Casa Pia, o basquetebol com o Queluz, o voleibol feminino com o S. Mamede. O Benfica é mais do que o futebol. Temos um pavilhão em que as modalidades têm sofrido com a ausência dos sócios."
Que sentimento lhe vai na alma?
"Sinto-me honrado com uma grande responsabilidade que assumo de abraços abertos. Enquanto benfiquista, esta honra é ainda maior. Se havia alguma dúvida sobre há 15 dias, os benfiquistas vieram novamente à rua e fomos um exemplo claro para o mundo. Isto não foi bater o recorde. Há 15 dias atropelámos, hoje foi ainda mais. É um voto de confiança que os sócios me conferiram. Estou muito orgulhoso e tudo irei fazer para corresponder"
Vai falar com outros candidatos?
"O ato eleitoral acabou. Houve várias ideias, mas como disse, no final do dia somos todos do Benfica. A partir de umas horas estamos em campo com o Casa Pia e queremos todos ganhar. Vai haver espaço para conversas com outros candidatos. Ganhei uma responsabilidade acrescida. Noronha Lopes gentilmente deu-me os parabéns. Declaração de derrota de Noronha Lopes? Não me compete a mim falar sobre isso. Agradecer o telefonema que me fez"
Golo polémico do Sporting frente ao Santa Clara...
"Irrisório, não há margem para outra palavras. Como dissemos no comunicado é quase anedótico. O Benfica vai manifestar-se e pedir esclarecimentos a quem tutela. Não são erros de falta ou não, são casos flagrantes. Claro que decidem temporadas porque são muito evidentes. Alguma coisa tem que se fazer. Temos muito trabalho pela frente. Estas semanas de campanhas, diminuíram a velocidade do que se faz no dia a dia. Temos já muitas iniciativas"
Caso Schjelderup
"Claro que vamos estar ao lado de Schjelderup. O próprio jogador já assumiu a responsabilidade, conhecemos muito bem o Schjelderup. Fez uma coisa que não devia ter feito, como ele próprio admitiu, não fez por maldade, mas fê-lo. Cá estaremos para apoiá-lo"
Quer deixar algumas palavras aos rivais e comentar o que disse Villas-Boas?
"Hoje as palavras são para os benfiquistas, de agradecimento. Ainda não falei com Mourinho e ainda bem porque se tivesse falado com ele era mau sinal. Amanhã há jogo"
O que há para melhorar?
"Em cada mandato há sempre coisas que não são bem feitas. Queremos melhorar diariamente. Entrou uma direção com muitos elementos novos e começar a colocar em prática. Diretor de scouting? Não posso revelar, o homem ainda está a dormir..."
No discurso de tomada de posse, Rui Costa convidou os restantes candidatos nestas eleições a estarem na tribunal presidencial para o jogo desta noite com o Casa Pia, na Luz.
"Caros benfiquistas, as minhas primeiras palavras vão para os benfiquistas. Que orgulho imenso. Parabéns por esta notável vitalidade democrática e por esta extraordinária adesão. Só mesmo o Benfica para fazer história desta forma com uma votação à Benfica, só mesmo o glorioso. Que grandeza, alma e participação. A maior votação de um clube desportivo no Mundo. A maior participação de uma instituição em Portugal. Como o Benfica não há igual. Quero agradecer de coração pelo trabalho, dedicação e entrega à MAG pela organização exemplar destas eleições. Aos colaboradores do Benfica e a todos os envolvidos na logística, na mesa e no escrutínio, pelas horas de trabalho incansáveis. Às casas do Benfica e a todos os que nos acolheram, no país e no mundo, permitindo que este processo fosse um exemplo de transparência, civismo e democracia. À nação benfiquista pelo exeplo que demos ao país e ao mundo. De norte a sul, passando pelas ilhas e pelo mundo, os sócios expressaram a sua vontade de forma clara e inequívoca. Fizeram-no com convicção e o amor de sempre ao nosso clube. Agradeço a confiança e assumo a responsabilidade que esta eleição nos confere para continuarmos a trabalhar por mais vitórias, mais títulos, mais Benfica. Agradeço naturalmente à minha família. O meu reconhecimento pelo contributo de todos os candidatos que participaram nestas eleições. Uma palavra de apreço à equipa de Noronha Lopes, pelo trabalho e dedicação durante este longo perígo. Apesar das perspetivas distintas, as ideias, projetos e ambições de todos enriqueceram a discussão sobre o futuro do Benfica e trouxeram enorme vitalidade. Somos todos do Benfica. Partilhamos o mesmo amor pelo clube e a mesma vontade de honrar a sua história para que o nosso Benfica continue ainda mais glorioso no presente e no futuro. Neste espírito de unidade, gostaria de convidar todos os candidatos a juntarem-se a mim na tribuna para presidencial esta noite para assistirmos ao jogo com o Casa Pia. Será uma honra receber-vos. Partilhamos todos a paixão e a alma benfiquista. Obrigado a todos. Caros benfiquistas, é tempo de materializar os nossos projetos com renovada exigência. É tempo de união. A vontade dos sócios aponta o caminho para avançarmos juntos. Saímos deste ato eleitoralfortalecidos e impulsionados pela força e energia pela dedicação dos benfiquistas. Saímos determinados. Estaremos presentes e seremos exigentes com todos os que fazem deste clube o maior do mundo. Todos os dias. Obrigado a todos. Somos todos Benfica. Viva o Sport Lisboa e Benfica"
Começa a cerimónia de tomada de posse. Num primeiro momento, José Pereira da Costa, presidente da MAG, começou por agradecer a todos os envolvidos neste histórico ato eleitoral e passou em revista os resultados totais para todos os órgãos. Agora estão a ser chamados um a um todos os membros que se preparam para iniciar funções para o quadriénio 2025-2029...
Rui Costa entra no Pavilhão nº1 da Luz ao som do hino do Benfica e cumprimenta as diversas figuras que marcam presença na cerimónia...
Resto do mundo (25 apuradas)
Noronha Lopes (11) - Marselha (França), São Paulo (Brasil), Tourcoing (França), Rio de Janeiro (Brasil), Berlim (Alemanha), San José (EUA), Madrid (Espanha), Barcelona (Espanha), Amesterdão (Holanda), Bruxelas (Bélgica), Londres (Inglaterra)
Rui Costa (14) - Montreal (Canadá), Hamburgo (Alemanha), Cidade da Praia (Cabo Verde), Estugarda (Alemanha), Toronto (Canadá), New Bedford (EUA), Newark (EUA), Luxemburgo, Gross Umstadt (Alemanha), Maputo (Moçambique), Paris (França), Luanda (Angola), Genebra (Suíça), Zurique (Suíça)
Portugal (83 apuradas)
Noronha Lopes (0)
Rui Costa (83) - Arganil (Coimbra), Elvas (Portalegre), Vila Nova de Foz Côa (Guarda), Chaves (Vila Real), Alcobaça (Leiria), Loulé-Quarteira (Faro), Mirandela (Bragança), Aveiro, Setúbal, Guarda, Lagos (Faro), Grândola e Quinta do Conde (Setúbal), Santo Tirso (Porto), Bragança, Barcelos (Braga), Funchal (Madeira), São Miguel (Açores), Castelo Branco, Palmela (Setúbal), Mafra (Lisboa), Tomar (Santarém), Santarém, Barreiro (Setúbal), Leiria, Albufeira (Faro), Pombal (Leiria), Anadia (Aveiro), Almodôvar (Beja), Santa Maria da Feira (Aveiro), Vendas Novas (Évora), Vila Real de Santo António (Faro), Charneca (Setúbal), Agualva-Cacém (Lisboa), Almada (Setúbal), Loures (Lisboa), Moita (Setúbal), Carcavelos (Lisboa), Seixal (Setúbal), Odemira (Beja), Faro, Porto, Torres Vedras (Lisboa), Proença-a-Nova (Castelo Branco), Vila Nova de Gaia (Porto), Braga, Matosinhos, Gondomar e Paredes (Porto), Torres Novas (Santarém), Sines (Setúbal), Amadora e Odivelas (Lisboa), Vila Franca de Xira (Lisboa), São João da Madeira (Aveiro), Fafe e Vila Nova de Famalicão (Braga), Coimbra, Évora, Peniche (Leiria), Figueira da Foz (Coimbra), Montijo (Setúbal), Viseu, Covilhã (Castelo Branco), Abrantes (Santarém), Lamego (Viseu), Oliveira de Azeméis (Aveiro), Beja, Moura (Beja), Caldas da Rainha (Leiria), Santa Comba Dão (Viseu), Vila Real, Cantanhede (Coimbra), Avis (Portalegre), Portalegre, Terceira (Açores), Viana do Castelo, Oliveira do Hospital (Coimbra), Algueirão-Mem Martins (Lisboa), Maia (Porto), Paço de Arços, Pavilhão 1 da Luz (Lisboa) e Pavilhão 2 da Luz (Lisboa).
Todos os elementos que farão parte da Direção, do Conselho Fiscal, Comissão de Remunerações e Mesa da Assembleia Geral já estão dentro do Pavilhão nº1 da Luz para assistir à tomada de posse de Rui Costa.
"Essa foi a grande vitória. Se tinha ficado reserva com o que se passou há 15 dias, o Benfica voltou a demonstrar ao Mundo a sua grandeza com esta votação estrondosa. Orgulho do clube, da dimensão, da parte democrática, do comportamento na votação, fomos um exemplo e estou mesmo muito feliz. Esta parte fica vincada para a história do desporto mundial"
Está tudo preparado para a tomada de posse de Rui Costa, que vai continuar à frente dos destinos do Benfica nos próximos quatro anos. A cerimónia irá contar com a presença de alguns dos restantes candidatos que estiverem na corrida na primeira volta. João Diogo Manteigas acaba de chegar ao pavilhão.
Há um dado curioso na votação no Estádio da Luz. Bagão Félix, candidato da Lista F para o Conselho Fiscal, teve 7221 votantes (163 910 votos) contra os 5505 votantes (132 017 votos) de Raúl Martins, que será eleito nautralmente tendo em conta o contexto nacional. Na Luz, o próprio Bagão Félix teve mais votantes do que João Noronha Lopes para a direção (6610).
Rui Costa deixa agora a sua habitação rumo ao Estádio da Luz, onde irá tomar posse. O presidente do Benfica, recém-eleito para o próximo quadriénio, deixou umas primeiras palavras aos jornalistas e não escondeu a felicidade por este momento, não apenas pela reeleição mas também pela forma com o ato eleitoral decorreu.
"Muito feliz sobretudo pela enorme votação do Benfica. Foi uma vitória do Benfica, este número imponente de votantes que me deixa com um orgulho tremendo de ser benfiquista. Mudança? É isso que os benfiquistas esperam e que eu espero fazer. Uma ambição muito grande de mudar o que não está bem feito. Noronha? Iremos conseguir conversar. Já falamos ao telefone e iremos falar mais tarde. No final do dia seremos todos benfiquistas. Seria mais bonito tomar posse com mais pessoas, mas os estatutos assim o obrigam e não é uma situação que queiramos fazer em segredo. Assim terá que ser. Tive com a minha família em casa. Estou a receber mensagens de segundo a segundo. Ainda não tive tempo para ver todas as mensagens e não consigo confirmar se mais algum candidato mandou mensagem. Posso adiantar que já falei com Noronha ao telefone. Hoje acaba-se as campanhas e este processo, que correu estrondosamente bem, e é seguir em frente. Se houvesse alguma dúvida no ar, mostrámos mais uma vez ao mundo a dimensão deste clube. Estou feliz pelos benfiquistas, por mim. A primeira coisa que vou fazer? Tentar ganhar ao Casa Pia", afirmou.
Rui Costa foi reeleito presidente com 65,89%, ao passo que Noronha Lopes teve 34,11%, num total de 93.891 votantes, um novo máximo mundial. A lista do incumbente vence também todos os órgãos, juntando naturalmente à eleição da direção o Conselho Fiscal, Comissão de Remunerações e Mesa da Assembleia Geral.
Resultados totais:
Rui Costa 65,89% (58 667 votantes e 1266 105 votos)
Noronha Lopes 34,11% (33 669 votantes e 655 566 votos)
A BTV está a adiantar que a tomada de posse de Rui Costa vai acontecer às 6h30. Ou seja, ainda com o apuramento dos resultados em curso.
Nesta altura, já é possível avançar que a Lista de Rui Costa vai ganhar todos os órgãos sociais, à medida em que a contagem das urnas de 50 votos na Luz já terminou.
Vila Real
João Noronha Lopes - 2.357 votos (152 votantes)
Rui Costa - 7.534 votos (394 votantes)
Total votantes: 547
Torres Vedras
João Noronha Lopes - 6.779 votos (377 votantes)
Rui Costa - 19.578 votos (829 votantes)
Total votantes: 1.214
Tomar
João Noronha Lopes - 2.754 votos (156 votantes)
Rui Costa - 8.107 votos (382 votantes)
Total votantes: 540
Santo Tirso
João Noronha Lopes - 2.178 votos (178 votantes)
Rui Costa - 6.886 votos (415 votantes)
Total votantes: 590
Pombal
João Noronha Lopes - 2.276 votos (149 votantes)
Rui Costa - 6.421 votos (319 votantes)
Total votantes: 468
Luanda
João Noronha Lopes - 1.095 votos (47 votantes)
Rui Costa - 3.425 votos (154 votantes)
Total votantes: 199
Lagos
João Noronha Lopes - 4.893 votos (255 votantes)
Rui Costa - 11.537 votos (568 votantes)
Total votantes: 823
Gondomar
João Noronha Lopes - 2.344 votos (154 votantes)
Rui Costa - 5.251 votos (290 votantes)
Total votantes: 459
Évora
João Noronha Lopes - 7.037 votos (414 votantes)
Rui Costa - 15.012 votos (772 votantes)
Total votantes: 1.210
Arganil
João Noronha Lopes - 723 votos (51 votantes)
Rui Costa - 1.838 votos (92 votantes)
Total votantes: 143
Alcobaça
João Noronha Lopes - 4.791 votos (231 votantes)
Rui Costa - 14.525 votos (576 votantes)
Total votantes: 809
Albufeira
João Noronha Lopes - 4.539 votos (215 votantes)
Rui Costa - 13.571 votos (667 votantes)
Total votantes: 883
Santa Maria da Feira
João Noronha Lopes - 2.910 votos (214 votantes)
Rui Costa - 7.906 votos (499 votantes)
Total votantes: 719
Paris
João Noronha Lopes - 2.879 votos (242 votantes)
Rui Costa - 3.753 votos (234 votantes)
Total votantes: 475
Fafe
João Noronha Lopes - 3.772 votos (239 votantes)
Rui Costa - 9.677 votos (541 votantes)
Total votantes: 793
Numa altura em que apenas faltam contar os votos depositados nas urnas de 50 votos, Rui Costa tem neste momento uma vantagem muito curta relativamente ao seu adversário, Noronha Lopes. O candidato pela Lista G reuniu até ao momento 50,85% dos votos, contra os 49,15% de Noronha Lopes.
Vila Real de Santo António
João Noronha Lopes - 2.201 votos (112 votantes)
Rui Costa - 5.900 votos (288 votantes)
Total votantes: 401
Rui Costa venceu nas urnas de 20 votos na Luz. O candidato pela Lista G recolheu 50,09% dos votos, contra os 49,91% de João Noronha Lopes. Recorde-se que o candidato pela Lista G também venceu nas urnas de 3 e de 10 votos.
Lista F - 4.655 votos
Lista G - 4.671 votos
Porto
João Noronha Lopes - 5.180 votos (287 votantes)
Rui Costa - 10.125 votos (454 votantes)
Total votantes: 738
Lamego
João Noronha Lopes - 1.547 votos (97 votantes)
Rui Costa - 4.584 votos (234 votantes)
Total votantes: 329
Elvas
João Noronha Lopes - 1.724 votos (114 votantes)
Rui Costa - 4.199 votos (218 votantes)
Total votantes: 333
Grândola
João Noronha Lopes - 2.491 votos (127 votantes)
Rui Costa - 6.858 votos (290 votantes)
Total votantes: 403
Bruxelas
João Noronha Lopes - 2.024 votos (90 votantes)
Rui Costa - 1.581 votos (82 votantes)
Total votantes: 171
Anadia
João Noronha Lopes - 1.654 votos (120 votantes)
Rui Costa - 6.900 votos (364 votantes)
Total votantes: 481
Abrantes
João Noronha Lopes - 3.240 votos (172 votantes)
Rui Costa - 8.257 votos (360 votantes)
Total votantes: 539
Segundo Record apurou, Rui Costa também venceu na secção de voto em Paço de Arcos. O atual presidente do clube recolheu 58% dos votos, contra os 42% de Noronha Lopes.
António Bagão Félix, candidato ao Conselho Fiscal na lista de Noronha Lopes, assumiu que não seria o cenário ideal ser eleito para o órgão fiscalizador com Rui Costa na direção. "Faço parte de uma lista, de um grupo, de um projeto que na sua direção não convenceu a maioria dos sócios votantes no Benfica. Se essa hipótese [ser eleito] se tivesse colocado, não era fácil nem para o Conselho Fiscal nem para a Direção", referiu, acrescentando: "Até agora os órgãos sociais eram eleitos em conjunto, deixaram de o ser. Não é desejável, em tese, que o órgão de fiscalização tenha um projeto diferente do da direção."
Questionado sobre o futuro, Bagão Félix foi direto. "A partir deste momento, unimo-nos em torno do valor mais alto: o Benfica está sempre acima de tudo", afirmou, admitindo alguma tristeza pela resultado da Lista F. "É natural estar desiludido. Uma mensagem para Rui Costa? A esta hora não vou dar-lhe os parabéns. Amanhã falo com ele para lhe dar os parabéns e dizer-lhe que pode contar com a lealdade dos sócios mas também com o seu sentido crítico e construtivo", sublinhou.
Palmela
João Noronha Lopes - 4.775 votos (255 votantes)
Rui Costa - 9.772 (509 votantes)
Total votantes: 769
Maputo
João Noronha Lopes - 575 votos (29 votantes)
Rui Costa - 1.118 (60 votantes)
Total votantes: 87
Guarda
João Noronha Lopes - 2.814 votos (154 votantes)
Rui Costa - 6.971 (339 votantes)
Total votantes: 499
Gross Umstadt
João Noronha Lopes - 407 votos (25 votantes)
Rui Costa - 951 (52 votantes)
Total votantes: 75
Peniche
João Noronha Lopes - 2.684 votos (136 votantes)
Rui Costa - 7.612 (343 votantes)
Total votantes: 482
Cantanhede
João Noronha Lopes - 1.046 votos (75 votantes)
Rui Costa - 4.346 (221 votantes)
Total votantes: 293
"Quero, em primeiro lugar, congratular a participação extraordinária e agradecer a todos os funcionários que tornaram isto possível. Enquanto benfiquista, muito obrigado a todos. Os benfiquistas votaram e o resultado é claro: quero dar os parabéns a Rui Costa. É uma vitória expressiva. Espero que consiga unir os benfiquistas e tudo farei para que seja possível. Assumo a responsabilidade por esta derrota. Fui eu que não consegui convencer os benfiquistas. Agradecer aos voluntários, delegados, membros da minha lista, destacando Gonçalo Almeida Ribeiro e ao meu amigo Bagão Félix, que mais uma vez agradeço pela sua participação. Agradecimento a todos os que fizeram parte da campanha. Não me esqueço do Ivan Ferreira, a quem não consegui cumprir a promessa mas que me vai acompanhar para sempre. Peço aos meus apoiantes, aos meus jovens, que se lembrem do nosso lema, que o Benfica está acima de tudo. Que continuem a apoiar a equipa e encher o estádio e os pavilhões. Que continuem a ser exigentes. Eu volto a ser o sócio 5001 e amanhã lá estarei a apoiar a equipa. Permitam-se que agradeça à minha família, que me apoiou e esteve nos momentos difíceis e nas jornadas inesquecíveis. Termino com uma frase de Cosme Damião. Não sou benfiquista de coração porque um dia pára, mas de alma porque é eterna."
Pode garantir que o Benfica vai ficar unido e que esta foi a última tentativa
"Julgo que Rui Costa tem condições para merecer a responsabilidade e ter um bom mandato. As eleições acabam hoje e espero que todos consigamos unir os benfiquistas. Hoje é altura de os benfiquistas estarem contentes com este ato eleitoral e amanhã estarmos todos juntos. Vou voltar à minha condição de sócio, estar na bancada. Rui Costa tem a sua lista. Volto a ser um sócio. Vou estar presente nas AG's, na bancada a apoiar."
Diálogo entre Rui Costa e Noronha?
"Rui Costa foi eleito com uma maioria expressiva e tem a sua equipa, e é com ela que vai construir os próximos quatro anos. Estou a dar-lhe os parabéns agora. O meu legado é de benfiquismo. Candidatei-me com muito orgulho e o meu legado é ter participado na discussão, apresentação de ideias, procurei ser construtivo. O meu programa está à disposição de Rui Costa. O contributo de todos é esse mesmo. Contribuir para uma votação expressiva que só engrandece o maior clube do mundo. Enquanto benfiquista, todos nós temos que estar orgulhosos com este ato eleitoral."
"Quem falhou fui eu. Não consegui fazer chegar a minha mensagem a quem queria uma mudança. O responsável por esta derrota sou eu. Não desistam do Benfica. O Benfica é dos donos do clube, dos sócios. Que continuem a apoiar o Benfica. Há uma nova geração que quer ajudar o clube e isso é algo que nos deve orgulhar. Os meus apoiantes e os das outras listas devem continuar a viver o Benfica e a participar nas AG's. Enquanto sócio vou à minha vida e vou apoiar o Benfica no que puder. O Benfica está sempre acima de tudo."
Luxemburgo
João Noronha Lopes - 2.467 votos (152 votantes)
Rui Costa - 5.116 (367 votantes)
Total votantes: 533
Castelo Branco
João Noronha Lopes - 3.602 votos (209 votantes)
Rui Costa - 11.551 (558 votantes)
Total votantes: 772
Amesterdão
João Noronha Lopes - 2.122 votos (107 votantes)
Rui Costa - 1.304 (53 votantes)
Total votantes: 164
Vila Nova de Foz Côa
João Noronha Lopes - 443 votos (28 votantes)
Rui Costa - 1.123 votos (60 votantes)
Total votantes: 85
Loulé-Quarteira
João Noronha Lopes - 2.399 votos (113 votantes)
Rui Costa - 6.973 votos (338 votantes)
Total votantes: 445
Portalegre
João Noronha Lopes - 3.091 votos (161 votantes)
Rui Costa - 6.622 votos (304 votantes)
Total votantes: 460
Chaves
João Noronha Lopes - 614 votos (41 votantes)
Rui Costa - 2.787 votos (145 votantes)
Total votantes: 186
Bragança
João Noronha Lopes - 1.289 votos (73 votantes)
Rui Costa - 3.283 votos (162 votantes)
Total votantes: 237
Almodôvar
João Noronha Lopes - 1.289 votos (57 votantes)
Rui Costa - 2.399 votos (118 votantes)
Total votantes: 171
Depois de ter vencido nos votos de 3, Rui Costa também leva a melhor sobre João Noronha Lopes na contagem dos votos de 10 nos Pavilhões da Luz.
Votos de 10:
João Noronha Lopes (Lista F) - 1.616 (45,65%)
Rui Costa (Lista G) - 1.924 (54,35%)
Newark
João Noronha Lopes - 733 votos (39 votantes)
Rui Costa - 1.989 votos (110 votantes)
Total votantes: 152
Terceira
João Noronha Lopes - 888 votos (55 votantes)
Rui Costa - 3.195 votos (201 votantes)
Total votantes: 255
Os resultados parciais revelam que é apenas 1,30% dos votos que separam neste momento Nuno Catarino (Lista G) e Bagão Félix (Lista F) na corrida ao Conselho Fiscal do Benfica.
Os restantes resultados parciais até ao momento:
Direção
João Noronha Lopes (Lista F) - 42,62% dos votos
Rui Costa (Lista G) - 57,38% dos votos
Conselho Fiscal
Bagão Félix (Lista F) - 48.70% dos votos
Raúl Martins (Lista G) - 51.30% dos votos
Mesa da Assembleia
Gonçalo Almeida Ribeiro (Lista F) - 42,51%
José Pereira da Costa (Lista G) - 57,49%
Comissão de Remunerações
João Moreira Rato (Lista F) - 43,08%
Eduardo Stock da Cunha (Lista G) - 56,92%
Odemira
João Noronha Lopes - 1.274 votos (62 votantes)
Rui Costa - 2.633 votos (103 votantes)
Total votantes: 164
Madrid
João Noronha Lopes - 3.720 votos (166 votantes)
Rui Costa - 1.276 votos (53 votantes)
Total votantes: 220
O Benfica acabou de divulgar os primeiros resultados parciais da noite, com Rui Costa claramente na frente. O atual presidente do clube tem neste momento 62,19% dos votos, contra 37,81% de João Noronha Lopes, candidato pela Lista F.
New Bedford
João Noronha Lopes - 242 votos (16 votantes)
Rui Costa - 1.353 votos (71 votantes)
Total votantes: 87
Mirandela
João Noronha Lopes - 592 votos (51 votantes)
Rui Costa - 2.410 votos (135 votantes)
Total votantes: 193
Barcelona
João Noronha Lopes - 1.595 votos (79 votantes)
Rui Costa - 422 votos (19 votantes)
Total votantes: 97
Avis
João Noronha Lopes - 996 votos (53 votantes)
Rui Costa - 3.382 votos (128 votantes)
Total votantes: 184
Votos de 3 nos Pavilhões da Luz (resultados parciais):
João Noronha Lopes (Lista F) - 1.937 votos (47,6%)
Rui Costa (Lista G) - 2.133 votos (52,41%)
Toronto
João Noronha Lopes - 417 votos (27 votantes)
Rui Costa - 1.668 votos (91 votantes)
Total votantes: 116
Estugarda
João Noronha Lopes - 437 votos (30 votantes)
Rui Costa - 785 votos (50 votantes)
Total votantes: 77
Moura
João Noronha Lopes - 686 votos (41 votantes)
Rui Costa - 2.351 votos (109 votantes)
Total votantes: 151
Berlim
João Noronha Lopes - 704 votos (36 votantes)
Rui Costa - 288 votos (16 votantes)
Total votantes: 53
San José
João Noronha Lopes - 200 votos (6 votantes)
Rui Costa - 62 votos (7 votantes)
Total votantes: 14
Cidade da Praia
João Noronha Lopes - 143 votos (7 votantes)
Rui Costa - 298 votos (18 votantes)
Total votantes: 25
Rio de Janeiro
João Noronha Lopes - 562 votos (21 votantes)
Rui Costa - 323 votos (13 votantes)
Total votantes: 34 votantes
Hamburgo
João Noronha Lopes - 478 votos (20 votantes)
Rui Costa - 649 votos (42 votantes)
Total votantes: 62 votantes
Montreal
João Noronha Lopes - 122 votos (8 votantes)
Rui Costa - 219 votos (15 votantes)
Total votantes: 23 votantes
Marselha
João Noronha Lopes - 145 votos (11 votantes)
Rui Costa - 92 votos (9 votantes)
Total votantes: 19 votantes
São Paulo
João Noronha Lopes - 419 votos (17 votantes)
Rui Costa - 332 votos (11 votantes)
Total votantes: 28 votantes
Tourcoing
João Noronha Lopes - 302 votos (19 votantes)
Rui Costa - 240 votos (9 votantes)
Total votantes: 28 votantes
Passavam 25 minutos das 22 horas quando José Pereira da Costa anunciou o número de votantes na segunda volta das eleições do Benfica: 93.081 sócios encarnados foram às urnas escolher o presidente que vai liderar os destinos das águias. "É um número absolutamente extraordinário, que realça a vivacidade que há no Benfica", disse, à porta dos pavilhões da Luz, onde votaram o 24.973 sócios, mesmo que não se tenha concretizado o objetivo dos 100 mil.
O presidente da Mesa da Assembleia Geral deu nota de que as portas das 108 secções de votos já estavam encerradas. "Já foi dado o 'ok' para a contagem de votos. Será uma contagem mais rápida e os resultados serão anunciados mais cedo do que há 15 dias", adiantou, acrescentando que a tomada de posse será na madrugada de domingo.
"Foi um dia longo, de grande complexidade. Correu tudo, foi um dia de grande mobilização", destacou. "Quero dar os parabéns aos sócios, na festa da democracia, no dia que refunda o Benfica, porque o dia eleitoral é o dia da soberania dos sócios, quer responderam afirmativamente. Vieram ao estádio, foram às secções e votaram com grande serenidade, com espírito democrático e tolerância no respeito pela diversidade. Votaram, escolhendo quem vai ocupar os órgãos sociais", disse, ainda, deixando uma "nota de grande consideração" para com todos os que "trabalharam no processo eleitoral e Casas do Benfica.
O Benfica divulgou há minutos que votaram mais de 93 mil sócios na segunda volta das eleições à presidência do clube, mais concretamente 93.081 sócios benfiquistas.
Bernardo Ribeiro, diretor de Record, analisou a polémica da mensagem de Rui Costa às Casas do Benfica. Declarações no Record na Hora, no Now.
A atualização das 21 horas - a uma hora do fecho das urnas de voto - revela que já votaram um total de 91.205 sócios nas eleições deste sábado.
A meta dos 100 mil sócios votantes parece estar agora mais distante.
Pedro Sousa, diretor executivo da Correio da Manhã Rádio (CMR), esteve no Record na Hora, no Now, onde analisou o facto de Otamendi ter votado à tarde na Luz e ainda a fotografia do plantel do Benfica num almoço.
Enquanto não sai mais uma atualização do número de sócios que já votaram na segunda volta das eleições do Benfica, resta sublinhar que neste momento existe um aumento de pouco mais de 10 mil sócios em relação aos números que se registavam pelas 20 horas na primeira volta.
Primeira volta: 78.088 sócios votantes
Segunda volta: 88.253 sócios votantes
Está ultrapassada a barreira dos 88 mil sócios votantes. De acordo com a mais recente atualização, o Benfica informa que, pelas 20 horas, já votaram um total de 88.253 sócios.
Está ultrapassado o número de sócios votantes da primeira volta! Na atualização feita às 19h30, o Benfica anunciou que até ao momento já votaram 86.600 sócios. Recorde-se que na primeira volta votaram um total de 86.297 sócios benfiquistas.
Em declarações à comunicação social, José Pereira da Costa, presidente da MAG do Benfica, assumiu que o clube irá ultrapassar esta noite os 90 mil sócios votantes. "Ultrapassámos a votação da 1.ª volta. É um número absolutamente extraordinário. Quero agradecer aos sócios do Sport Lisboa e Benfica por esta participação. Seguramente que vamos chegar aos 90 mil e que vamos ultrapassar. Quero dar os parabéns aos sócios! Vamos trabalhar por mais e continuamos à espera dos sócios. Só o Benfica pode bater o Benfica. Todos os candidatos e todos os sócios são parte deste número. O crescimento tem sido concreto", vincou.
Estão quase superados os números da primeira volta. Com a atualização das 19 horas, o Benfica anunciou que até ao momento já votaram 83.476 sócios benfiquistas nestas eleições. Faltam menos de 16 mil para ser atingido o tão desejado número dos 100 mil votantes.
Ao contrário de grande parte do plantel, Nicolás Otamendi deslocou-se até à Luz para votar nas eleições do Benfica - que hoje atingiram um recorde mundial de votantes. Pela manhã, o plantel principal dos encarnados deslocou-se até à Casa do Benfica no Seixal (tal como tinha sucedido na primeira volta), acompanhado pelo treinador José Mourinho. Porém, o defesa-central argentino acabou mesmo por ir ao Pavilhão da Luz, já ao final da tarde, para exercer o seu direito de sócio. Reconhecido pelos adeptos, o internacional pela Argentina, de 38 anos, ainda tirou fotografias com alguns dos presentes no exterior do Estádio da Luz.
Como tem sido hábito, o Benfica volta a fazer uma atualização ao fim de duas horas. Agora, às 18h00, Pereira da Costa revelou que já votaram 78.472 sócios, mais 14 mil do que há duas semanas, na 1.ª volta (64.500).
"Agora já é de noite... Obrigado por continuarem aqui. É uma atualização mais uma vez boa. Votaram 78.472 sócios, quando tinham votado, no mesmo período há 15 dias, 64.500 sócios. Continuamos a ter aquela curva consistente, temos mais 14 mil votantes do que há 15 dias. É um número que confirma a confiança que tínhamos no efeito de mobilização. Os sócios estão a confirmá-la. Sou otimista, mas também sou um otimista moderado. Se pode cair ao longo da noite? Não tenho nenhum sinal nesse sentido. As filas andam muito depressa, o voto é muito mais fácil, e dá ideia que há menos gente a votar, mas não. Há mais gente, mas votam mais depressa. Não temos nenhuma ideia que desmobilize. Em quatro horas, dá para votar muita gente. Fizemos alterações. Vai haver o dobro de meios em Lisboa, vão começar mais cedo [a contagem]. Quem vai contar, está melhor preparado para contar. Os delegados participarão, os trabalhadores do Benfica também. Mas deixem chegar às 22h. Os sócios também ficam ansiosos, não são só os jornalistas. Vamos chegar às 22h com calma, confiança. Podemos aproximar-nos de um número superior ao de há 15 dias. Mas estamos muito otimistas. Num processo eleitoral, há muita coisa dita, muita coisa a verificar. Toda a gente está satisfeita com o número de eleitores. Dentro de duas horas voltaremos a falar".
O Benfica divulgou há momentos mais uma atualização, onde revela que já votaram 70.564 sócios.
João Diogo Manteigas aos jornalistas antes de votar:
"O que se espera hoje é mobilização outra vez. Isto é que é ser do Benfica, é um espetáculo. Não estou muito preocupado com recordes mundiais, quero é ganhar títulos".
Vai votar em Noronha Lopes? "Já justifiquei o meu sentido de voto. Não é o Benfica que quero, mas é a mudança que existe. A mudança que queria era a minha. Estou preocupado com o que se vai passar nos próximos meses. Não gostei deste bate-boca com o presidente do FC Porto, acho que o presidente atual deve responder de outra maneira, se for Noronha Lopes também deve responder. E é isto que tenho alertado nos últimos meses. As últimas semanas provaram que houve poucas propostas e ideias, e o que mais quero é união".
É possível essa união? "Claro. O presidente eleito será o presidente de todos os benfiquistas. O que interesse são os próximos quatro anos. Hoje é o dia de João Noronha Lopes e Rui Costa".
Pereira da Costa confirma: já votaram mais de 63 mil sócios (63.502) do Benfica pelas 16h00. À mesma hora, na 1.ª volta, tinham votado 48.746. Este número é, então, o novo recorde do mundo de mais votantes nas eleições de um clube, que pertencia ao Barcelona (57.088).
"[A 1.ª volta] Foi uma eleição. Não contou para os devidos efeitos porque não elegeu. Mas é uma eleição. Também foi uma votação com um número enorme de eleitores. Há uma constante. Não consigo fazer uma perspetiva de quantos sócios votarão até ao final do dia. Estamos bastante satisfeitos, mas só isso. Bater o recorde da 1.ª volta? Estamos convictos. Como vos disse, hoje é um dia diferente. Um dia em que não há jogo, as condições atmosféricas são outras. Não posso fazer uma análise sociológica ao voto do Benfica. É um número que nos deixa bastante satisfeitos. Quero novamente apelar à mobilização dos sócios. Como sabe, sou um otimista. Quando se trata da força, do vigor, das caraterísticas dos sócios do Benfica, sou um otimista. Desde manhã, não se verificam filas significativas em nenhuma secção. Os sócios têm votado em minutos. Os sócios que ainda hesitam, saibam que vêm ao Estádio da Luz e votam rapidamente. Mas nas suas áreas de residência também. E outro dado que penso ser significativo: estão 108 secções a funcionar de forma perfeita, sem incidentes. Resultados? Não fujo a nenhuma pergunta, mas acho que é demasiado cedo. Venho daqui a duas horas e daqui a quatro horas, talvez aí consiga dizer melhor. Queremos contar os votos com calma, paciência, dando aos sócios do Benfica essa alegria de poderem saber o resultado a uma hora não tão tardia. Tardia... Foi na hora do lanche. Se desta vez é ao pequeno-almoço? Vai ser mais cedo garantidamente. O processo de contagem tem as suas especificidades. Se tudo decorrer de forma tranquila...".
Martim Mayer aos jornalistas:
"As expectativas são que continue a correr tudo bem. Hoje temos sol, é mais fácil. Ainda temos muitas horas pela frente e espero que haja muita adesão. Mais uma vez, um sinal de grande democracia. Aqui estamos para hoje saber quem vai ser o próximo presidente do Benfica".
Para si, quem seria? "Aquele que os sócios entenderem que seja. Daqui para a frente, somos todos juntos. Vou apelar à união. Cada sócio vota por si próprio. Vamos apelar à união a partir de depois de amanhã. Estamos todos juntos, somos todos do mesmo clube".
Falou com Rui Costa? "Todos os candidatos falam entre si. Somos candidatos, mas somos todos do mesmo clube".
Acha que há divisão? "Vejo as coisas pela positiva, tem de se conseguir reforçar a união. Vou contribuir diariamente para que assim seja, para passar a minha opinião aos benfiquistas. O clube precisa de se unir mais e sempre foi assim desde 1904".
Os resultados da 1.ª volta são uma boa base para uma futura candidatura? "Sou como Jesus Cristo. 30 anos no anonimato e agora é até à morte. Hei de continuar a servir o Benfica, a apoiar a direção e a esclarecer os sócios".
Como viu as recentes sondagens? "Valem o que valem. Daqui a bocadinho já lhe respondo".
Era importante que o presidente eleito tenha vitória robusta? "Vitória robusta são 51%. Considero que não há desculpas para não nos unirmos. Que todos os sócios aceitem o resultado e aceitem que esse será o novo presidente".
Luís Filipe Vieira à entrada para o Pavilhão da Luz:
"Toda a gente deve saber em quem vou votar, não vale a pena estar a dizer"
O seu diretor de campanha disse que ia votar em Rui Costa: "Problema dele, não meu... Ele é que sabe o que diz. O Benfica agora deve unir-se à volta do presidente. Precisamos é de ganhar rapidamente a ver se nos unimos todos. Acho que o presidente da AG vai ter uma importância muito grande nas futuras AG".
Acredita que a união é possível? "Acho que sim. O presidente vai ser eleito para os próximos quatro anos, não é para amanhã estarem a fazer a campanha ao contrário...".
Se Rui Costa for eleito, vai falar com ele? "Há sempre um timing para fazer as coisas. Se admito essa possibilidade? Admito, toda a gente admite. Agora é preciso ir votar e pronto".
E admite voltar a candidatar-se? "Só Deus sabe, não sou eu".
E o que é preciso mudar no Benfica? "Pergunte ao presidente a seguir".
Depois de, nas últimas duas horas, a afluência ter diminuído fruto de nos encontrarmos na hora de almoço, os sócios do Benfica voltam a marcar presença em peso junto ao Pavilhão da Luz e prometem aproximar-se dos mais de 85 mil que votaram na 1.ª volta.
O Benfica anuncia que já votaram 53.714 sócios: é hoje que há recorde para o Guinness World Records?
José Pereira da Costa, presidente da MAG do Benfica, dá nova atualização: 48.325 sócios votaram até às 14h:
"Já vamos com cinco horas e meia de votação e temos uma ideia concreta. Às 14h, tinham votado 48.235 sócios. Em comparação com há 14 dias, onde tinham votado 34.060, é um número bastante superior. Continuamos a ter o objetivo de que todos os sócios que queiram votar, votem. Está a haver uma grande mobilização. Vamos ver como as pessoas optaram por votar no dia de hoje. Dentro de duas horas, já temos o quadro relativamente definido. Está a correr muitíssimo bem, dentro do esperado. Durante o dia de hoje, foram apresentadas, como exatamente há 15 dias, algumas reclamações. Um conjunto de reclamações de sócios e delegados relativamente à retirada dos dados, que têm de ser estudadas pela mesa. Há também uma reclamação em relação a algumas mensagens enviadas pelas candidaturas. Segundo o que podemos perceber, não foram enviadas em cima do dia das eleições. Estamos num processo de voto em que a análise é sempre sumária. Temos conversado. Em relação ao conjunto de reclamações apresentadas, que não é grande, a mesa analisará e tomará as decisões. 100 mil sócios? O nosso objetivo não é bater recordes, é que os sócios votem, se mobilizem e façam deste dia a grande festa da democracia. E isso tem acontecido. Estamos bastante satisfeitos. Em todos os processos eleitorais, no dia de voto, surgem questões relacionadas com delegados, com a mesa. Eventualmente um comportamento meu. Perfeitamente normal".
Em que poderá dar esta questão das queixas? "Não temos nenhuma confirmação".
Elogios à logística... "Devia ter começado por aí. Esses elogios não são dirigidos à mesa, são dirigidos aos trabalhadores do Benfica, das secções. À empresa que está connosco. Também às Casas do Benfica, aos senhores jornalistas. O elogio não é para a MAG, é essencialmente para o Benfica e para a organização do ato".
O dia pode ficar manchado por estas polémicas? "Não fica manchado por nada, fica marcado por um dia de grande adesão".
José Eduardo Moniz à BTV:
"É a prova de vitalidade do Benfica e dos interesses que os sócios têm neste clube. Por alguma razão somos o maior clube português. É sinal de que toda a gente está empenhada e apoia a vida do clube, e quer que sigamos caminhos de segurança".
Rapidez da votação... O que achou? "Acho que está a correr lindamente, foi tudo muito rápido e não houve demoras. Quem organizou isto está de parabéns".
Marca dos 100 mil votantes vai ser batida? "Isso não consigo adivinhar, mas seria bom que se conseguisse".
João Marecos, candidato a vice-presidente da MAG da lista de Noronha Lopes:
"Nas primeiras horas da madrugada do dia de hoje a candidatura encabeçada pelo presidente Rui Costa enviou aos presidentes das Casas do Benfica uma mensagem com teor claramente de propaganda eleitoral. Foi com estupefação, porque nem há 24 horas o presidente da MAG fez apelo às duas listas pedindo que se abstivessem de fazer comunicados desse género e nem 24 horas depois, a lista G, que é também a lista do presidente da Mesa, viola esse pedido de forma que não estávamos à espera. Recordo que há duas semanas se rasgaram as vestes por causa de uma comunicação que foi dirigida a sócios que subscreveram essa comunicação.
Hoje isto não acontece, foram enviados aos presidentes das Casas do Benfica que, relembro, têm papel importante a cumprir no dia de hoje. O ato eleitoral decorre nas Casas do Benfica, que são lideradas pelos seus presidentes, que lideram a secção de voto em alguns casos. Enviar uma mensagem no próprio dia da eleições a pessoas que estão a cumprir a integridade do ato eleitoral é particularmente grave.
A mensagem de Rui Costa era de dois minutos e meio, onde lembrava o papel de alegada proximidade, a lamentar-se dessa falta de proximidade e a relembrar as promessas que tem em matérias de Casas do Benfica e num apelo claro ao voto.
A indicação que temos é que essa mensagem foi recebida durante a madrugada. Os presidentes das Casas do Benfica, apesar de poderem legitimamente apoiar candidatos, têm um papel a cumprir de garante da integridade das eleições. Há presidentes de mesa que estão a contactar sócios do Benfica para virem votar. Conhecem os sócios que frequentam as casas, estão numa posição invejável para apelar ao voto.
Ficaria muito surpreendido que o Benfica que há duas semanas promoveu queixas relativamente à nossa campanha, agora não mantivesse a mesma bitola perante algo que consideramos muito mais grave. Estamos à espera que o Benfica reaja contra isto.
O presidente da MAG não deve ter visto o vídeo. Termina com o apelo ao voto na lista G. Se o Benfica não der nenhuma explicação fica demonstrado que há um critério para uma lista diferente da outra lista. Isto ilustra algo que estamos a dizer há muito tempo: a montanha que é preciso escalar para ganhar umas eleições a um incumbente do Benfica é muito alta, espinhosa e difícil.
O assunto não nasce por ter sido enviado esta madrugada, mas sim ao destinatário dos vídeos. Foram enviados para pessoas que têm de manter a integridade do ato eleitoral".
Nuno Gomes em declarações aos jornalistas:
"Quero só deixar uma mensagem. Antes de mais, agradecer a todos os delegados que tornaram possível este ato eleitoral. Delegados e voluntários. O meu agradecimento. É mais uma demonstração de democracia que se vive no Benfica. Uma grande participação, mais uma lição de benfiquismo. E no final, ganhe quem ganhar, que ganhe o Benfica", referiu.
É preciso sangue novo? "Não é hora para falar sobre isso. Acho que as ações, como já disse, ficam com quem as pratica. Estou de consciência tranquila, dei o meu melhor, e quis ser uma opção válida junto com a lista de João Noronha Lopes para o futuro do Benfica. Na minha opinião há que ganhar mais".
Em relação à mensagem a Pedro Mantorras... "Foi mais uma tentativa de denegrir a minha imagem e a nossa lista. As ações ficam com quem as pratica. Não é o local nem dia mais apropriado. Vamos falar sobre isso nos próximos dias, mas não é a hora agora. Foi, acima de tudo, mais uma campanha para denegrir, neste caso, para me atacar pessoalmente. Como diz a minha mãezinha, o fura-contas está lá em cima e vê tudo".
Os dois candidatos já votaram e ficarão, agora, à espera dos resultados finais.
João Noronha Lopes aos jornalistas à entrada para o Pavilhão da Luz:
"Estou muito contente por estar aqui hoje em mais um dia de grande benfiquismo, a afluência tem sido boa e queremos que venham muitos sócios votar e venham dar prova que somos diferentes, o melhor clube do mundo. O que quero destacar aqui hoje é que é um dia de união entre os benfiquistas. A campanha vai acabar, amanhã será eleito um novo presidente e a prioridade será unir os benfiquistas. É nisso que temos de pensar no final do dia de hoje", começou por referir.
E prosseguiu: "É sempre positivo haver mais votantes, as eleições acabam hoje, a partir de amanhã os benfiquistas terão de estar unidos".
Primeira medida que irá tomar: "A primeira coisa que farei é falar com as pessoas. Tenho um grande respeito por aquela que for a decisão dos benfiquistas. Hoje é um dia de união. Se chegarmos aos 100 mil sócios serão ótimas notícias, se não forem, que ultrapassemos a primeira volta. Eu estou aqui para votar tranquilamente, vim diretamente de Santo Tirso, onde estive num jantar com os benfiquistas do norte. Que os sócios votem e a partir de amanhã todos unidos em torno do Benfica. Chegar até aqui foi muito tranquilo. somos todos benfiquistas".
João Noronha Lopes já está na fila junto ao Estádio da Luz para, daqui a poucos minutos, exercer o seu direito de voto. O candidato à presidência do Benfica deverá falar aos jornalistas antes de exercer esse direito.
Álvaro Magalhães explicou o motivo que o leva a votar em Noronha Lopes na segunda volta das eleições para a presidência do Benfica:
"Os sócios vão escolher o novo presidente para este mandato e espero que corra tudo bem e os sócios escolham a pessoa certa. Campanha esclarecedora? Mais ou menos. Houve muita discussão e o Benfica precisa de paz, gente com capacidade para liderar uma instituição como o Benfica. Discutiu-se muito, mas não se fala do essencial. Os sócios vão escolher. Ando a dizer há muito tempo que o Benfica precisa de uma mudança para melhor. Precisamos de liderança. Já o disse várias vezes, já disse que Rui Costa não é um líder, nunca foi e não será agora que será. Falta um candidato que reúna consenso entre os benfiquistas, mas Noronha Lopes não mostrou nada ainda", apontou, tecendo depois críticas a Manuel Damásio, que antes de votar, tinha sido muito duro para com Noronha Lopes.
"Há pouco ouvi um ex-presidente, que foi dos piores que passaram pelo Benfica. Há pouco falou e nós sabemos bem o que trabalho que desenvolveu pelo Benfica. Foi péssimo. É preciso respeito por todos os candidatos. Penso que quem ganhar vai liderar esta grande instituição, que é enorme. Quem ganhar as eleições terá de ser um líder forte, terá de se acompanhar por pessoas que possam ajudar o clube a ganhar", anotou, reforçando a importância das equipas: "Às vezes as companhias estragam o trabalho do presidente. Espero que o próximo presidente tenha liderança".
Às 14h do dia 25 de outubro, na 1.ª volta, tinham votado 34.279 sócios. Duas semanas depois, na 2.ª volta, já votaram mais de 35 mil... às 12h00. Conseguirá o Benfica bater o tão desejado recorde mundial?
Pereira da Costa, presidente da MAG do Benfica, deu nova atualização: 35.606 sócios votaram até às 12h00.
"É um número muito grande, votaram até agora 35.606 sócios. Há 15 dias, pela mesma hora, tinham votado 20.880. Um acréscimo de 15 mil sócios. É um número que nos alegra, satisfaz e estamos à espera que a mobilização continue, até porque não há tempo de espera".
Já recebeu alguma queixa de Noronha Lopes contra uma mensagem enviada por Rui Costa? "Já vamos a esse tema. Deixe-me só esclarecer isto. Não há filas de espera em secções. A situação na Quinta do Conde está resolvida. A informação que me chega é que o fluxo é muito rápido, em secções onde se demorou 1h30, está a votar-se em 2/3 minutos. Se esse é o fator que pode levar a maior mobilização, podem estar sossegados".
E a queixa? "Não lhe chamemos queixa. É uma reclamação que não afeta o dia de hoje. Segundo sei, o que se passou foi um apelo à mobilização. E isso tem sido feito. A mobilização eleitoral foi feita por todas as listas. Isso será oportunamente respondido".
Houve algum problema com a votação da mulher de Manuel Damásio? "Não houve nenhum problema. Todos os sócios votaram com o cartão de sócio. Há um grupo muito restrito que apareceu com a fotografia do cartão de cidadão legível no telemóvel. E três ou quatro sócios votaram nessas condições, porque não conseguiram ir buscar. Já nenhum sócio votará sem isso. A questão está resolvida".
Como se justifica que não há tempo de espera nas filas? "Fomos dizendo que estava tudo a ser preparado. E isso satisfaz-nos. Mas ainda assim, só ficamos satisfeitos se não houver tempo de espera".
Depois da polémica com as mensagens enviadas pela lista de Noronha Lopes, é admissível que Rui Costa possa ter enviado aquela mensagem? "Hoje não houve envio de mensagens...".
"Está-se a votar muito, muito rápido. A informação que tenho é que as coisas estão a correr bem em todo o país, é muito rápido votar. Vamos bater o recorde e dar uma grande prova de benfiquismo ao mundo".
Cristóvão Carvalho, candidato derrotado na 1.ª volta das eleições, falou aos jornalistas antes de entrar no Pavilhão da Luz para votar:
Custa não estar já a concorrer? "Não custa rigorosamente nada. O trabalho está feito, fizemos o que nos incumbia fazer, que foi apresentar um projeto, e os benfiquistas escolheram dois candidatos".
Vai apoiar quem? "Já decidi, mas o voto é secreto e não o manifestei até agora".
Mensagem... "Desde já, agradecer esta grande movimentação. Está um dia maravilhoso. Venham votar porque é aqui o vosso sítio, o sítio onde vão demonstrar quem será o próximo presidente do Benfica. Os benfiquistas hoje vão escolher um novo presidente. Houve dois projetos bem diferentes nesta fase e os benfiquistas vão tomar a sua decisão. Quem ganhar, amanhã será o presidente de todos nós".
E vai haver união? "O grande desafio é unificar os benfiquistas. Nessa perspetiva, eu já me disponibilizei para o que puder fazer".
Algum dos candidatos lhe ligou? "Falei com os candidatos em todo o momento. Até com estes dois é essencial dar-lhes uma palavra de energia. Ninguém melhor do que eles sabe o esforço que estão a fazer e a grande nota de benfiquismo que estão a dar. Dei boa sorte aos dois".
Intenção de voto... "É uma opção. Entendo que os benfiquistas devem tomar a sua opção. Não considero que o meu anúncio seria importante. Voltei à minha condição de benfiquista e decidi que não revelaria quem vou apoiar".
É possível chegar aos 100 mil votantes? "Gostaria muito que o Benfica marcasse este recorde mundial. Enche-me de orgulho. Hoje é um dia para escolhermos um novo presidente. O futuro a Deus pertence. O que posso prometer foi o que fiz e dizer que podem contar comigo para fazer um Benfica melhor e mais forte".
Falta união ao Benfica? "Agora é preciso o Benfica unir-se. Só internamente unidos seremos mais fortes. E é isso que o presidente e os sócios devem fazer".
Que candidato o convenceu mais? "Pode insistir, sei que vai insistir. Mas não vou revelar".
Os últimos debates alteraram o seu sentido de voto? "Eu vejo os debates diferente da maioria das pessoas. Todas as pessoas acharam que foram maus, mas eu, contrariamente, não achei...".
E os insultos? "Quando há um debate, as coisas destravam sempre um bocadinho. Mas não destravaram a um ponto onde os benfiquistas viram candidatos em registos que não tinham visto até aí".
E quem ganhou? "O Benfica".
Satisfeito com toda esta logística? "O Benfica está de parabéns. Tem sido muito mais rápido. Tudo o que tenho ouvido hoje... Benfica tentou resolver os problemas da 1.ª volta e vamos bater o recorde novamente".
João Noronha Lopes juntar-se-á à fila no Estádio da Luz para votar pelas 12h30. Recorde-se que Rui Costa, o outro candidato e ainda presidente do Benfica, já exerceu o seu direito pelas 09h50.
Segundo apurou Record, Margarida Prieto, mulher de Manuel Damásio, foi autorizada pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, José Pereira da Costa, a votar sem cartão de identificação. A situação já foi reportada.
O Benfica divulgou agora uma nova atualização, garantindo que, às 10h58, já votaram 23.971 sócios.
Ora, para se ter novamente ideia da diferença nos números, já votaram mais sócios antes das 11h00 nesta 2.ª volta do que votaram, na 1.ª volta, sócios até às 12h00 (20.905). José Pereira da Costa, entretanto, voltou a sublinhar que o Benfica "está a celebrar a festa da democracia".
"O dia está a correr muito bem, está um dia ótimo, portanto há uma participação mais elevada a esta hora e esperemos que continue a haver. Haver mais 9 mil votantes é um dia que está a correr bem. A participação elevada já era esperada. Os sócios do Benfica são o seu maior património e hoje exercem o poder soberano. Chegam aqui para escolher quem os vai governar, quem vai coordenar a mesa, quem vai fiscalizar a direção, já esperávamos uma grande adesão e participação. Da parte de todos os envolvidos, das candidaturas, de quem está a trabalhar, estamos a celebrar a democracia benfiquista".
E prosseguiu: "Houve uma grande mobilização na Quinta do Conde, mas já foram reforçados os meios. Tínhamos o objetivo dos 20 aos 40 minutos de tempo de espera para votar, depois fixámos nos 30 minutos. É objetivo para garantir que o voto seja eficiente e seja rápido. Estas eleições não eram um sucesso se não fossem participadas e não fossem feitas com diversidade democrática. Hoje refundamos o dia da nossa criação. Isso obriga-nos a ter consciência que neste dia respeitamos o espírito dos nossos fundadores. É o que estamos aqui todos a fazer. Sem problemas e em convívio. É o que será hoje, amanhã e segunda-feira quando acordarmos. As urnas encerram quando o último sócio votar. As filas encerram às 22h00. Estamos preparados para que todos os sócios possam votar. Contamos com uma participação maior".
Depois de votar, António Bagão Félix, candidato a presidente do Conselho Fiscal da lista de Noronha Lopes, assumiu, à BTV, que espera mais um dia de recordes:
"Espero um dia grandioso para o Benfica. Uma votação que exceda a da 1.ª volta, isso seria excelente. É um momento solene de grande simbolismo e de grande significado, que revela bem a grande vitalidade do Sport Lisboa e Benfica. No final da votação haverá um Presidente e esse será o único que passaremos a apoiar para que o Benfica cresça, ganhe, seja vitorioso e seja estável".
Ora, José Pereira da Costa revelou, há poucos minutos, que 15.340 sócios do Benfica votaram nas eleições até às 10h00. Olhando para a 1.ª volta, falamos de um aumento significativo, já que, há duas semanas, nas primeiras duas horas tinham sido 7.572 os sócios a exercerem o seu direito.
Manuel Damásio, ex-presidente do Benfica:
Ficou esclarecido com esta campanha? "Fiquei. Tenho a dizer que talvez o que vou dizer não seja eticamente correto, mas quando um dos candidatos chama mentiroso ao presidente do Benfica ainda em exercício, quebrou-se o ético... Assim, vou votar no Rui Costa".
Porquê? "A gestão compra-se. Mas o carisma, a alma que sentimos no Rui Costa quando está a falar... É isto que é o Benfica".
Mas não se exigem mais títulos? "Claro. Mas se o presidente estiver só a dedicar-se a visitar as Casas e não se preocupar com a gestão... Os títulos vêm a seguir".
O que poderá fazer Rui Costa? "O Benfica é um porta-aviões com 6 milhões de benfiquistas lá dentro. E o Rui Costa tem de meter isso na cabeça para se dedicar mais a passar a mensagem. Há montes de benfiquistas a votar nele pelo carisma. Se calhar não é pelas vitórias. Fez erros nesta gestão. Mas qual é o presidente que não fez erros? Acho que merece uma segunda oportunidade".
Mas os adeptos querem títulos... "Mas tudo isto virá com certeza. Agora vejam bem este número. Mourinho, Mário Branco, o próprio Rui Costa... E o Humberto Coelho. Estas pessoas não vão tomar bem conta do futebol? Têm de tomar... E vamos meter outra pessoa que não tem carisma?".
Houve outro candidato que o convencesse? "Houve seis candidatos, mas nenhum deles me transmitia o que é a alma benfiquista. E isto sem querer melindrar ninguém...".
Votou em Rui Costa na 1.ª volta? "Sim. E agora estou a divulgá-lo porque é um dia importante na vida do Benfica".
Enquanto ex-presidente, não sente um Benfica dividido? "O que percebi pelos votos que temos tido conhecimento é que, na realidade, os votos das pessoas mais antigas foi para Rui Costa. Se isto fosse um sócio, um voto, e há muita gente a pedir isso, se calhar o Benfica não tinha o percurso que teve ao longo da sua história".
E concorda com o critério da antiguidade? "Eu fui presidente há 28 anos. Claro que tenho mais experiência do que quem nunca foi. 16 horas por dia é o mínimo que se está no Benfica. Eu estava aqui a manhã toda a contar-vos coisas, para verem a dimensão deste grande clube. É gente humilde, gente do povo".
Acha que a campanha podia ter sido feita de forma diferente? "Depois disto tudo resumido, estes dois candidatos, de facto, eram o que mais possibilidade tinham. Um acusava o outro de tudo, o outro, com a sua alma benfiquista... E para mim foi uma surpresa. Rui Costa falou sempre bem nas entrevistas, deu respostas engraçadas...".
Mas também chamou mentiroso a Noronha Lopes... "Mas foi já no fim com os microfones desligados... Houve muitos nervos à flor da pele".
Primeiro balanço de José Pereira da Costa, presidente da MAG do Benfica:
"O balanço é extremamente positivo. Em 1h30, votaram 15.340, número bastante superior ao anterior. As condições são outras, o fluxo é outro, quer aqui quer nas outras secções. Temos notícias de que há uma secção que ultrapassa os 30 minutos, a da Quinta do Conde, mas já vai reforço a caminho", começou por dizer aos jornalistas.
Acredita nos 100 mil? "Acreditamos que os sócios vêm votar em grande número como votaram na 1.ª volta. Não temos uma meta. Temos tudo preparado para, se os 160 mil sócios quiserem votar, votarem".
Na 1.ª volta, quantos tinham votado a esta hora? "Já votaram mais do dobro..."
Vai garantir que a contagem não vai demorar tanto tempo? "Primeiro, a votação de forma rápida. Depois, a contagem".
Algum incidente até agora? "Nenhum incidente".
Satisfeito pela forma como os sócios têm desempenhado o seu papel? "Bastante. Têm uma grande dedicação e amor ao clube e estão a dar provas disso".
Que apelo faz? "Os sócios não precisam de apelos, estão suficientemente mobilizados".
Abel Xavier em declarações aos jornalistas:
"Que sejam apurados os resultados, o vencedor que continue a exercer de acordo com a grandeza do clube. É um momento de responsabilidade porque o adepto tem feito essa exigência. E que haja normalidade. Depois desta eleição, há pontos muito importantes a serem revistos para a pacificação, a união. O que se apela é que o próximo presidente possa juntar a nação benfiquista", começou por referir.
E prosseguiu: "Estou a falar de pontos que vão ao encontro da paz do clube. Estamos a falar por exemplo da questão do chumbo dos orçamentos. Creio que é algo que tem de ser revisto. O aconselhável é que o clube depois deste escrutínio entre numa zona de estabilidade para poder crescer. Obviamente o confronto e o debate de ideias são de salutar num clube desta dimensão, mas é muito difícil haver unanimidade. Mas acho que é importante haver estabilidade para que o clube possa crescer".
Mário Branco já disse que sai se Noronha Lopes for eleito... Qual deveria ser a posição de José Mourinho? "Não vou comentar posições pessoais. Venho aqui contribuir para a grandeza do Benfica, votando no Benfica".
Acredita que se pode chegar aos 100 mil sócios? "Creio que há que enaltecer que todos os candidatos pediram essa afluência. Creio que é possível, existe esse desejo, mas o mais importante é que se reflita o desejo do adepto e, a partir da amanhã, seja um dia de normalidade e crescimento".
Rui Costa pediu desculpa pelo último debate. Achou que os debates foram esclarecedores? "Sempre tive o meu sentido de voto definido. Como sabem, fiz parte de grandes organizações e estruturas, sei o que é liderar um clube desta dimensão. E depois, obviamente, fiquei muito curioso relativamente à explicação de áreas muito importantes".
A campanha decorreu como deveria decorrer? "É normal que, por vezes, haja um ou outra atrito. Mas o mais importante é o pós-campanha".
Rui Costa em declarações aos jornalistas pouco antes de votar:
Expectativas? "A primeira é ótima naquilo que foi feito como apelo: bater-se o recorde dos 85 mil. Pelo que se está a ver, podemos estar no bom caminho e isso deixa-me extremamente feliz. Eu também estou feliz por aqui estar, otimista, e muito em paz. Hoje toca aos sócios".
Já tem o discurso da vitória? "Não tenho nenhum discurso feito ou preparado. Otimista? Muito otimista que se possa chegar aos 100 mil".
Sondagens... "Valem o que valem. Na 1.ª volta eram outras e os resultados foram diferentes. Vamos esperar".
Estas eleições estão no bolso? "De todo. Partimos do zero e os sócios vão decidir. São soberanos e estamos aqui para esperar pelo final do dia".
Acha que conseguiu convencer os sócios? "Estou na minha casa. Não há motivos para não sermos respeitados e acarinhados. E esse é dos apelos maiores que faço para que tudo corra da mesma maneira, que haja respeito pelas duas partes".
Está arrependido de algo que tenha feito nestas eleições? "Estou satisfeito por aquilo que foi a campanha. Em relação ao último debate, já o disse. Não foi o que os benfiquistas esperavam. Não demos um bom exemplo e já lamentei isso da minha parte. Compreende-se. Estávamos a dois dias das eleições, numa campanha longa e com algum nervosismo".
Satisfeito com a afluência? "É a prova da dimensão do Benfica e sinal que podemos bater o recorde".
Se for eleito, tomará posse esta madrugada? "É obrigatório, sim".
Ricardo Araújo Pereira, conhecido adepto dos encarnados e apoiante de João Noronha Lopes, está no Estádio da Luz para votar e falou à CMTV.
"Não escondi a minha inclinação de voto e fiz campanha, aliás. Hoje é o dia das eleições. Ainda é muito cedo, nota-se que há novamente uma grande afluência. O que posso dizer é que me parece que nos últimos 12 jogos que o Benfica fez em casa para a Champions, ganhou um. Nos últimos seis anos, ganhou um campeonato. E nos últimos 25 anos, ganhou três Taças de Portugal. Na década de 80, ganhou seis. O dobro. O Benfica não foi criado para isto, para este palmarés. E acho que apostar no mesmo modelo e esperar um resultado diferente é aquela definição do Einstein de insanidade. Não me parece sensato".
Falou da afluência às urnas. A 2.ª volta vai ter o mesmo sucesso? "Acho que é possível. As pessoas estão muito empenhadas no futuro do clube e é importante que assim seja, que os sócios se envolvam. Não sei se reparou, mas nas últimas eleições houve mais afluência do que em quase todas as autarquias. Isso é uma evidência da pujança deste clube e é excelente que assim seja".
Numa curta declaração aos jornalistas antes de entrar na fila para o Pavilhão da Luz, Rui Costa mostrou-se "feliz e otimista":
"Estou muito feliz e otimista. Mas estou em paz. Vamos ver o que o dia reserva. Estou otimista, mas os sócios é que irão ditar qual será o futuro presidente. Fez-se este apelo aos 100 mil [sócios] e estou convencido que iremos lá chegar".
Noronha Lopes vai apresentar uma queixa formal ao presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica na sequência de uma mensagem enviada durante a madrugada por Rui Costa, atual líder dos encarnados e candidato pela Lista G nas eleições de hoje, aos presidentes das Casas do Benfica, considerando tratar-se de "conteúdo de propaganda eleitoral mascarado de comunicação institucional".
"Enviamos esta mensagem especial de Rui Costa, candidato a Presidente do Sport Lisboa e Benfica. Agradecemos o seu incansável esforço e dedicação, bem como dos seus órgãos sociais. Hoje, contamos novamente consigo. Vamos mobilizar familiares, amigos e vizinhos para alcançarmos a marca dos 100 mil votantes. Obrigado. Obrigado também pelo vosso trabalho no passado dia 25 e agora também na 2.ª volta destas eleições. A Candidatura 'Só o Benfica Importa'", pode ler-se na mensagem que seguiu com o vídeo abaixo.
Na Madeira, os sócios do Benfica também já exercem o seu direito de voto. Na 1.ª volta, foram cerca de 500.
Refira-se que o Benfica disponibiliza, no dia de hoje, veículos de transporte no interior do Complexo Desportivo para que os sócios com mobilidade reduzida possam votar. "As zonas de transporte assistido encontram-se no portão junto ao Centro Comercial Colombo e na Praça Centenarium do Estádio, com o horário de funcionamento entre as 8h30 e as 22h00. O serviço é gratuito", pode ler-se no site oficial dos encarnados.
Gonçalo Almeida Ribeiro, candidato à presidência da MAG pela lista de Noronha Lopes, em declarações à BTV:
"Está a correr muito bem, uma operação numa escala muito grande que reflete a vitalidade da democracia no Benfica. Se estão mais sócios? Não sei dizer, mas quando cheguei já havia uma fila considerável. Novo recorde? Não faço ideia, vamos ver".
As urnas já abriram e os sócios do Benfica começam, neste momento, a votar. Recorde-se que este ato eleitoral terminará pelas 22h00, hora em que as urnas fecham e os milhares de votos começam a ser contabilizados.
Numa altura em que faltam cerca de 5 minutos para a abertura das urnas, são cada vez mais os sócios à espera para votar em todo o país. Nos Pavilhões da Luz, locais com mais afluência na 1.ª volta, há agora centenas de pessoas na fila.
Na Casa do Benfica no Seixal estão já dezenas de sócios à espera para eleger o futuro presidente. Naquele local, refira-se, há mais mesas de voto nesta 2.ª volta relativamente ao que aconteceu na 1.ª, pelo que se espera que o processo seja mais acelerado.
A pouco mais de meia hora da abertura das votações, o ambiente junto ao Estádio da Luz é de tranquilidade. Ultimam-se os detalhes antes da abertura das portas dos pavilhões e já se juntam muitos sócios. Fernando está na fila desde as 6 da manhã: "Espero que o presidente que seja eleito faça o melhor. Benfica teve sempre bons presidentes e qualquer um deles vai ser bom, o que é mais importante é o clube", diz à CMTV.
Rui Costa, atual presidente do Benfica, é o primeiro dos dois candidatos a votar. Tal como aconteceu na primeira volta, o candidato pela Lista G vai votar pelas 08h30 - quando abrem as urnas - no Pavilhão da Luz. Já João Noronha Lopes, candidato pela Lista F, deverá votar por volta da hora de almoço, também no Pavilhão da Luz.
José Mourinho e os jogadores vão votar na Casa do Benfica do Seixal, tal como aconteceu na primeira volta. Contudo, falta saber se antes ou depois do treino matinal deste sábado.
É com o sentimento de que pode ser batido um recorde do mundo que hoje os adeptos benfiquistas são chamados às urnas para eleger o presidente do Benfica para o mandato 2025-2029. Apesar de a primeira volta ter tido um recorde mundial, com 86.297 votantes a exercerem o seu direito, este registo não entrou para o livro de recordes do Guinness. O motivo foi explicado pelo juiz Richard Stenning, que esteve na sexta-feira no Estádio da Luz e acompanhará de perto as eleições no clube.
"Este sábado temos um dia muito importante, as eleições presidenciais do Benfica e para, potencialmente, validar o recorde de maior número de votantes na história de um clube de futebol", começou por dizer, explicando de seguida o porquê de o registo da primeira volta não ter sido oficializado: "Houve 86 mil votos [mais precisamente 86.297] há duas semanas, mas não nos é permitido contar esses números, porque o nosso regulamento diz que é preciso haver um vencedor para validar. Porém, estamos muito confiantes de que iremos anunciar um novo recorde."
De realçar que o recorde do maior número de votantes da história continua a pertencer ao Barcelona, que, em 2010, levou às urnas 57.088 sócios.
Este foi um regresso do Guinness World Records ao Estádio da Luz, depois de há praticamente 10 anos terem validado o título de maior número de sócios de um clube. "É um bom indício para anunciarmos outro recorde", vincou Richard Stenning que não ficou surpreendido pela adesão em massa dos adeptos encarnados. "É um clube que tem muito apoio à volta do mundo. É fantástico, mostra que os adeptos se preocupam e são apaixonados pelo clube. É bom de se ver em qualquer lado."
Mesa da Assembleia Geral
Lista F: Gonçalo A. Ribeiro
Lista G: José Pereira da Costa
Direção
Lista F: João Noronha Lopes
Lista G: Rui Costa
Conselho Fiscal
Lista F: António Bagão Félix
Lista G: Raúl Fernando Martins
Comissão de Remunerações
Lista F: João Moreira Rato
Lista G: Eduardo Stock Cunha
Os resultados finais da 1.ª volta das eleições no Benfica:
Rui Costa (Lista G): 42.13% - 744655 votos, 32898 votantes
Noronha Lopes (Lista F): 30.26% - 534818 votos, 27109 votantes
Luís Filipe Vieira (Lista E): 13.86% - 244997 votos, 11816 votantes
João Diogo Manteigas (Lista C): 11.48% - 202989 votos, 12259 votantes
Martim Mayer (Lista B): 2.10% - 37071 votos, 1480 votantes
Cristóvão Carvalho (Lista D): 0,18% - 3146 votos, 148 votantes
160.182 sócios são chamados este sábado a votar para escolherem os órgãos sociais do Benfica dos próximos quatro anos - os associados irão depositar quatro boletins, votando para a Direção, Mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal (órgãos sociais) e para a Comissão de remunerações (órgão estatutário)
As urnas abrem às 8h30 e encerram às 22h, sendo as janelas horárias dos Açores e estrangeiro adaptadas ao horário em Portugal Continental e na Madeira.
Fique por aqui e acompanhe tudo a par e passo.
Em 15 dias, líder reeleito convenceu mais 25 mil sócios que cavaram fosso para Noronha Lopes
Candidato derrotado na segunda volta das eleições do Benfica estará na Luz acompanhado pelos filhos; Manteigas também estará nas bancadas
Após serem considerados os votos nulos e brancos
Advogado aceitou convite de Rui Costa e estará este domingo, pelas 20h30, na Luz a assistir ao Benfica-Casa Pia
Informação lançada pelo ‘The Sun’ está a agitar Ibrox
Segundo avança o 'Jornal de Notícias'
Juristas admitem ao 'Expresso' que há lugar a pedido de responsabilidade civil ao antigo presidente da Federação
Antigo lateral-esquerdo recordou a conquista do Mundial da Coreia do Sul e Japão na Trophy Tour, no Estádio do Dragão