Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
É um dos novatos na corrida à presidência do Benfica, mas há muito que trabalhava na sombra. “Quando alguém se prepara, como estou a preparar-me há dois anos para apresentar uma candidatura, sabe que isto envolve movimentação de muitas pessoas, muito estudo e muito trabalho”, explicou Cristóvão Carvalho, em entrevista a Record, em julho, na sede da candidatura, denominada ‘Pelo Benfica’.
Nascido em Paris, a 25 de dezembro de 1972, o advogado esteve um ano em Trancoso, no distrito da Guarda, com os avós. Lembra-se de ver passar a Volta a Portugal , dos jogos de rua e de admirar João Alves, o ‘luvas pretas’, mesmo não o tendo visto jogar. Os pais acabariam por lhe oferecer um equipamento e, até... luvas pretas. Como advogado, esteve ligado a empresas e foi consultor internacional. Saltou para as primeiras páginas dos jornais quando rebentou a polémica envolvendo a Tecnoforma e o antigo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.
Garante ter conseguido um financiamento para o Benfica, junto de um parceiro internacional, com juros muito mais favoráveis. É com base nessa injeção que procura dar solidez às águias, por forma a sustentar o projeto desportivo. Apontando a um treinador estrangeiro de topo – mencionou Jürgen Klopp –, elevou a fasquia na mesma entrevista: “Temos de ganhar a Champions!”

A candidatura liderada por Cristóvão Carvalho só vai concorrer à Direção do Benfica, com uma equipa de oito elementos. O advogado prescindiu da Mesa da Assembleia Geral, do Conselho e da Comissão de Remunerações. Para o cabeça-de-lista do 'Pelo Benfica', a entrega da candidatura representa "a oficialização de um projeto que está a ser pensado há dois anos e que apresenta um programa completo e disruptivo, que responde às áreas mais problemáticas e desafiantes que o clube vive atualmente, como também às questões que os sócios têm levantado" junto de Cristóvão Carvalho.
DIREÇÃO:
Presidente: Cristóvão Carvalho
Vice-presidente (área jurídica): Nuno Pedreiro
Vice-presidente (área financeira): Luís Lopes
Vice-presidente (comunicação e marketing); Pedro Alcaide
Vice-presidente (Casas e Filiais): Ricardo Baptista
Vice-presidente (modalidades): Luís Alves
Vice-presidente (internacionalização): João Guerreiro
Vice-presidente (património): Arnaldo Grossman
O candidato conta com o apoio de Isaías, ex-craque do Benfica. "Acredito que com força, empenho e trabalho, a gente vai conseguir chegar a esse êxito. Porque vejo realmente que o Benfica está aqui. Por isso, junto com o Cristóvão, vamos agora começar esta caminhada. Eu estou a entrar na equipa agora e vamos continuar esta caminhada", disse o brasileiro no início de agosto. Também Carlos Gamarra, antigo central paraguaio das águias, deu o seu apoio: "Eu sei o que significa vestir esta camisola dentro de campo e acredito que o Cristóvão vai saber honrá-la fora dele, devolvendo ao Benfica o futuro com que todos os sócios e adeptos sonham."

A ambição no futebol marca o programa de Cristóvão Carvalho, sendo claramente o mais ambicioso... até mesmo deixando de fora o sonho Jürgen Klopp.
Futebol:
- Vencer pelo menos 3 em cada 4 campeonatos nacionais;
- Chegar regularmente aos quartos de final da Liga dos Campeões;
- Conquistar três títulos europeus nas próximas 12 épocas, incluindo uma Liga dos Campeões;
- Ter pelo menos 4 jogadores da formação no onze titular e 25% do plantel 'made in Seixal';
- Assegurar que os melhores talentos da formação ficam pelo menos 4 anos na equipa principal;
- Vencer 8 em cada 10 campeonatos de futebol feminino;
- Atingir regularmente os quartos de final da Liga dos Campeões feminina.
Modalidades:
- Vencer 3 em cada 5 campeonatos e Taças de Portugal no sector masculino, e 4 em cada 5 no sector feminino nas cinco principais modalidades de pavilhão (basquetebol, andebol, futsal, hóquei em patins e voleibol);
- Nas outras modalidades, vencer 50% dos campeonatos e Taças de Portugal;
- Construção de um complexo desportivo de alto rendimento que concentre as infraestruturas de treino e competição das modalidades do Benfica.
Finanças:
- Um milhão de sócios até 2029;
- 450 M€ de receitas anuais em quatro anos (sem vendas de jogadores) e 700 M€ de euros em receitas anuais em oito anos (sem vendas de jogadores)
- Top'10 europeu em receitas dentro de seis anos;
- Objetivos a concretizar através de aumento e diversificação das receitas, controle e eficiência nos custos e reestruturação financeira do clube para robustecer a tesouraria e eliminar o peso excessivo da dívida.
Modelo de gestão:
- Assente em três pilares fundamentais: Profissionalismo, Transparência, Monitorização;
- Criação de um novo cargo-chave, o de Diretor-Geral para o Futebol, responsável pela gestão coordenada de todo o futebol;
- Profissionalizar totalmente a gestão do clube, assegurar maior transparência em todos os atos de administração e criar mecanismos de controlo interno e participação dos sócios sem precedentes na história do Benfica;
- Criação da função de Auditoria Interna ao nível do clube, com competência sobre todas as entidades (Clube, SAD e empresas do grupo), bem como uma unidade de Compliance centralizada, zelando pelo cumprimento das normas e mitigação de riscos;
- Medição regular do engagement e satisfação dos colaboradores em todas as áreas, implementando políticas de mérito com remunerações variáveis consoante o cumprimento de objetivos coletivos e individuais.
Associativismo:
- Fundar a Casa do Sócio, uma estrutura física e digital dedicada, gerida por um Provedor do Sócio independente e idóneo;
- BTV em canal aberto e transmissões dos jogos em casa da equipa principal de futebol serão gratuitas para os sócios;
- Bilhética mais justa e transparente: nos jogos em casa, será valorizada a antiguidade de sócio; nos jogos fora, será acrescentado um novo critério, o código postal de residência;
- Apresentar de forma transparente os resultados financeiros de todo o Universo Benfica;
- Redefinir profundamente a experiência dos sócios nos dias de jogo em casa: alargar o conceito da Fan Zone, reestruturar os serviços de alimentação e bebida no interior do estádio e criar espaços dentro do estádio para permanência pós-jogo.


Cristóvão Carvalho é um advogado com mais de 20 anos de experiência e está inscrito na Ordem dos Advogados Portugueses desde 2000. Foi presidente de Assembleias Gerais de várias sociedades comerciais e Formador de Deontologia Profissional na Ordem dos Advogados desde 2011 a 2021. Desde 2012, desempenha ainda funções como Júri Avaliador nas Provas de Aferição da Ordem, com responsabilidade pela avaliação e orientação de novos advogados.
Diz ser fluente em inglês, espanhol e francês, o que lhe permite prestar aconselhamento jurídico em contextos internacionais. Publicou ainda artigos e o manual jurídico "Algumas Notas sobre Arrendamento Rural."
Em 15 dias, líder reeleito convenceu mais 25 mil sócios que cavaram fosso para Noronha Lopes
Candidato derrotado na segunda volta das eleições do Benfica estará na Luz acompanhado pelos filhos; Manteigas também estará nas bancadas
Após serem considerados os votos nulos e brancos
Advogado aceitou convite de Rui Costa e estará este domingo, pelas 20h30, na Luz a assistir ao Benfica-Casa Pia
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Presidente da FIFA assegurou ainda que o organismo está a estudar maneiras de tornar o jogo mais fluído
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Japonês vai para o 17.º clube e para a 41.ª temporada como profissional