A reação do presidente das águias
Rui Costa já reagiu aos resultados finais das eleições do Benfica, onde venceu a primeira volta com 42,13% dos votos, seguindo com Noronha Lopes (30,26%) para a segunda volta, marcada para 8 de novembro. O atual presidente mostrou-se "orgulhoso" com a votação que recebeu, lembrou que dominou em todo o país com exceção do Pavilhão 2 e respondeu a Noronha Lopes sobre a percentagem de pessoas que está contra ele. Leia todas as declarações em baixo.
Agradecimentos: "Começo por agradecer a todos os benfiquistas, enaltecer este dia tão bonito da história do nosso clube. Obrigado a todos os sócios que se mostraram uma vez mais presentes, tornando estes dias tão longos. Agradecer também a toda a organização desta operação que foi magnífica, em nome de Pereira da Costa, por todo o trabalho que desenvolveu. Agradecer à minha lista e a todos os colaboradores da minha lista. Estou muito orgulhoso do que é ser benfiquista Esta mobilização é extraordinária".
Inevitabilidade da 2.ª volta: "Toda a gente pensava o mesmo. Com seis candidatos era quase inevitável que houvesse segunda volta, estou muito feliz por este voto confiança que me deram. Não posso estar mais orgulhoso. Sabíamos todos que dificilmente alguém sairia vencedor à primeira volta, mas estas pessoas que se mobilizaram para votar em mim deixam-me orgulhoso".
Confiante para a 2.ª volta? "Estou confiante. Ouvi há pouco - não são 60% -, que 58% dos votantes não acreditam na minha eleição, mas é uma conta gira de fazer, se há 58% que não acreditam em mim há 70% que não acreditam do outro lado. Cada um faz as contas como quer e nesse sentido deixa-me feliz".
Relacionadas
Conta com o apoio de Vieira? "Com o dos benfiquistas. Não estou a pensar nos outros candidatos. Acho que foi uma campanha muito interessante, proporcionaram este envolvimento. Continuarei a fazer a minha campanha".
Manteigas já anunciou apoio a Noronha Lopes: "Não falei com ninguém, não liguei para ninguém e ninguém ligou para mim. Foi com a minha família que estive".
Está feliz? "Estou orgulhosíssimo. Acho que todos os benfiquistas estão orgulhosos. Não batemos o recorde, atropelámos. Mostra a dimensão deste clube".
Festejou? "Não se festeja uma coisa que não se concretizou. Se estou orgulhoso, honrado e feliz por esta responsabilidade acrescida? Muito honrado".
Mais 15 dias de campanha... "Toda a gente queria que isto acabasse à segunda volta para que o clube se possa concentrar no dia a dia do próprio. Mas era inevitável. Era uma situação fácil de prever. Vão ser mais 15 dias onde continuarei a privilegiar o facto de ser presidente e de estarmos numa altura da época de extrema importância. O meu foco continuará a ser esse. E dialogando com os sócios como tenho feito para continuar a mostrar as minhas ideias".
Contagem demorada: "Ouvi algumas coisas sobre o tempo que durou estas contagens. Temos de perceber como foram estas eleições. Se houvesse eletrónico teria sido mais fácil. Uma lição só para quem não quiser. Fez com que se estendesse, que obrigasse a que tantas pessoas tivessem de trabalhar 24h. As pessoas não se podem esquecer que estas seis listas estavam divididas em quatro boletins. Foi uma operação extraordinária do Benfica. Disse e repito. Dou os parabéns a José Pereira da Costa e à sua equipa que conseguiram levar as eleições a todos os pontos".
Recorde de votantes: "Acho que todos os benfiquistas estão orgulhosos. Não batemos o recorde, atropelámos. Mostra a dimensão deste clube".
Gostaria que o recorde fosse batido na 2.ª volta? "Gostaria muito. Faço esse apelo que se dê outra resposta desta dimensão. Que as pessoas que votaram em mim não pensem que não vale a pena votar".
Relacionadas
Como vai ser a campanha? "Acabei de dizer que não deixarei de ser presidente, vou privilegiar a parte do presidente. É um momento importante. Temos três competições até lá. Dentro da minha disponibilidade enquanto candidato, continuar a dialogar com os sócios do Benfica".
Chegou a ter quase 50% dos votos... "Sabia-se que era muito cedo. Andavam para cima e para baixo. Desde o princípio a perceção era de que seria uma segunda volta clara. Nunca houve demasiado entusiasmo Começaram a dar resultados que ainda não tinham saído e não me assustei nessa altura".
Ficou desiludido por não ter sido uma diferença de votação tão grande? "Não ser tão grande? Estamos a falar de 12% numa votação de 85 mil pessoas".
Muitos sócios ontem falaram em mudança... "É um clube democrático. Temos esse orgulho. Acho muito bem que cada um tenha a sua opinião, a sua ideia. Estas eleições mostraram isso. 85 mil pessoas, nos vários postos... não se ouviu falar em problemas entre adeptos de duas fações. Foi lindo, histórico. Que o próximo seja assim. No final do dia, somos todos do Benfica".
O que vai fazer se for eleito? "Fazer tudo o que está no programa. Voto eletrónico? O sistema de votações entrou nos novos estatutos. Não havendo unanimidade em relação ao voto eletrónico não pode ser feito. Espero que tenha servido para se perceber o que se perdeu com isso.
Como interpreta a mudança dos números em relação às outras eleições? "Havendo bons candidatos à corrida.... Se olharmos para o número de votantes tive mais do que há quatro anos".
Não recebeu nenhuma mensagem de nenhum dos outros candidatos? "Acho natural. Ainda ninguém ganhou. É natural. Não estou nem chateado, nem triste nem ofendido".
Debate entre Rui Costa e Noronha Lopes: "Estou sempre disponível para discutir o Benfica com todos os benfiquistas. Acho uma situação completamente natural que nem vale a pena fazer bandeira disso".
Perdeu para Noronha na Luz... "Foi o Noronha que a mandou (risos)? Só para desanuviar... Por que não me pergunta por ter ganho em toda a parte do país. Estamos todos cansados, estive atento ao que foi o decorrer da votação. Vou pelo lado positivo da coisa. Estou satisfeito porque foi uma vitória no país. Fiquei feliz. Mas isso não impede que não parta para a segunda volta do zero".
Vai convidar os outros candidatos para estarem presentes no próximo jogo na Luz? "Ainda não ganhei nada. Neste momento continuo a ser o presidente. Não vou abdicar disso, será metido à frente de tudo. Depois continuar com a campanha".
Vieira disse que resultados mostram um bloco... "Agrada-me que os sócios tenham confiança em mim. Não comprei votos a ninguém. Fui ter com os benfiquistas e apresentei a minha ideia. Espero que mais alguém me acompanhe nisso, estou a falar dos sócios do Benfica. Não estou a falar de outras situações".
Apelo aos sócios que não votaram Rui Costa: "Respeitei muito isso, com a democracia do clube. Vou tentar não perder os meus e conquistar os que não votaram em mim com as minhas ideias. É continuar a fazer a minha campanha, com humildade, chegando às pessoas".
Alguns jogadores foram votar. É uma imagem positiva que pode levar os sócios que não votaram a irem votar? "Os jogadores sempre votaram. Se calhar vou ter uma votação antes de cada jogo, correu bem... (risos)".
Falou com Mourinho? "Sobre as eleições não falo com o meu treinador".
Não falou com o treinador? "Temos muito para fazer no Benfica. Tem de preparar a equipa, é o que quero que faça. Não quero nenhum envolvimento. Nem sempre é fácil. Não se consegue esconder tudo dentro do balneário. Mas criar uma bolha para que a equipa possa trabalhar em paz. Não fui ao Benfica Campus".
2.ª volta vai ser em véspera de jogo. Vai desmobilizar os sócios? "Tinha feito o apelo para que durante o jogo as eleições ficassem fora do estádio. Mais uma vez, a demonstração foi fantástica, a equipa jogou bem. Os adeptos estiveram sempre com a equipa. Acho que vão querer dar essa resposta e vamos ter umas eleições bastante concorridas".
É de estabilidade que o Benfica precisa? "Precisa de estabilidade seja com quem for. Como tenho dito, é natural que houvesse algum frisson. Ganhe quem ganhar tem como obrigação procurar unir a família benfiquista. Quem perder tem obrigação de não destruir essa parte".
Número de votantes ainda vai dar mais força aos plantéis do Benfica? "Há coisas que não conseguimos anular do balneário, embora façamos de tudo. Acho que não ficaram alheios em relação ao número de votantes. No jogador é sentido com certeza absoluta".
Possível apoio de Luís Filipe Vieira: "Vou ser franco. Vou continuar a fazer a minha campanha. É não perder os que votaram e conseguir angariar aqueles que não votaram. Não é uma decisão que me compete a mim te-la. Não é uma coisa em que esteja a pensar. É uma coisa que vou tentar continuar a fazer por mim mesmo.
O que vai fazer amanhã? "Estou em casa. Não estou em sede de campanha. Amanhã falarei com a minha equipa para preparar estes quinze dias".
Possível apoio de Luís Filipe Vieira: "Se fosse ao contrário, não era o Rui Costa que apoiava. Não somos donos de quem vota. Será as pessoas que vão decidir em quem votar".
Gestor revela que já agradeceu pessoalmente a João Diogo Manteigas pelos 50 votos na segunda volta
Clube da Luz já iniciou contactos para ver reconhecida a votação do último sábado
Candidato à presidência do Benfica lançou desafio na rede social X
Águias reportaram à CNPD denúncias de sócios que receberam mensagens e emails de apelo ao voto
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir
Qualquer exceção, garante Reinaldo Teixeira, "terá de ser aprovada pelas Sociedades Desportivas"
Antigo avançado búlgaro tinha 18 anos quando foi feito refém e acabou por ser salvo pelo pai
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League