SAD do Boavista condenada a pagar multa de seis mil euros

Houve incumprimento na entrega de documentação relacionada com controlo de execução orçamental

Estádio do Bessa
Estádio do Bessa • Foto: José Gageiro / Movephoto

A SAD do Boavista foi condenada a pagar uma multa de 6.171 euros pelo facto de não ter apresentado as suas contas devidamente auditadas no prazo definido pelo regulamento da Liga Portugal. Segundo o Acórdão a que Record teve acesso, do passado dia 22, houve um "incumprimento na entrega de documentação à Liga Portuguesa de Futebol Profissional relacionada com controlo de execução orçamental".

"O clube que, até ao dia 1 de março de cada época desportiva, não apresente perante a Liga Portugal o mapa de execução orçamental, acompanhado de relatório e parecer emitido por ROC ou SROC referente à informação aí prestada, bem como fecho e relatório de contas semestrais auditadas por revisão limitada por ROC ou SROC, elaborados de acordo com as normas internacionais de auditoria e demais normas da Ordem dos Revisores Oficiais de contas, e não o faça no prazo de 20 dias a contar de notificação expressa para o efeito, pratica a infração disciplinar p. e p. pelo artigo 90.º,n.º 1, do RDLPFP", regista o processo disciplinar instaurado os axadrezados.

A SAD liderada por Fary Faye também não conseguiu cumprir o prazo de 20 dias que se seguiu à notificação oficial, apresentando como principal argumento facto do seu Revisor Oficial de Contas (ROC) ter falecido quando se tinham de cumprir estas formalidades, mas esse facto não teve peso na decisão final do processo disciplinar.

"Acresce que, na época desportiva de 2023-2024, a SAD arguida foi condenada pela mesma infracção, em multa no valor de €5.610,00 (cinco mil seiscentos e dez euros) no montante de 110 UC. Mais se considera relevante não ter sido cumprida a obrigação violada até à data da audiência disciplinar. Não obstante, segundo a factualidade provada, a arguida já entregou, entretanto, os elementos contabilísticos para permitir à SROC a emissão dos devidos relatórios e parecer. Pelo que o grau de violação dos deveres impostos é mais reduzido, não revelando total desprezo pelas suas obrigações, existindo conduta posterior à infracção destinada ao cumprimento do dever omitido", reforça ainda o Acórdão em favor dos axadrezados.

Refira-se que o novo ROC da SAD do Boavista já está, entretanto, a ultimar o processo e as contas estarão devidamente auditadas muito brevemente, sendo que é também este novo elemento que está a tratar de todo o processo de licenciamento nas competições profissionais.

Entretanto, a SAD axadrezada foi alvo durante a madrugada da crítica de dois adeptos encapuzados que colocaram duas faixas no Estádio do Bessa a criticar a SAD. "Gestão danosa, queda vergonhosa", era o que registava a mensagem, sendo que as faixas foram de pronto retiradas.

Por António Mendes
4
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Boavista Notícias
Notícias Mais Vistas