As comunicações entre árbitros nos principais lances de arbitragem das duas últimas jornadas da Liga Betclic e Liga Meu Super
Tiago Martins [VAR]: Daqui VAR, Márcio. Sugiro que venhas à zona de revisão para checkar um penálti. O jogador número 79 está com os dois braços a agarrar o atacante. Quando chegares, avisa.
Márcio Torres [Árbitro]: Já cá estou, Tiago. É aqui o agarrão, Tiago?
Tiago Martins [VAR]: Sim, sim, sim
Márcio Torres [Árbitro]: Deixa andar...
Tiago Martins [VAR]: Tenho outro ângulo também para te mostrar
Márcio Torres [Árbitro]: Mostra-me outra vez esta câmara.
Tiago Martins [VAR]: Está com os dois braços a abraçar, está bem? É o 79.
Márcio Torres [Árbitro]: Tens outra câmara, Tiago?
Tiago Martins [VAR]: Estás a ver os dois braços aqui a abraçar? Não deixa o atacante saltar?
Márcio Torres [Árbitro]: Ok, Tiago.
Explicação de Duarte Gomes: "Mesmo ali com alguma negação inicial, lá está, o processo psicológico em que nós temos uma verdade. Será que não vou conseguir ver a minha verdade para validar a decisão que tomei em consciência? É o mais difícil de trabalhar. As imagens são fantásticas. Queremos que a primeira seja a mais impactante. Estes são os agarrões que queremos punir. Não há a mínima dúvida. São estes que impactam a sério."
Manuel Oliveira [VAR]: Bruno, daqui VAR. Peço que venhas à zona de revisão por um penálti na mão. Este é o momento do toque com o braço.
Bruno Costa [árbitro]: É o número 16 que toca?
Manuel Oliveira [VAR]: Sim sim, vou-te mostrar agora do livre. Vais ver aqui que ela toca claramente.
Bruno Costa [árbitro]: Outra câmara.
Bruno Costa [árbitro]: Há ali um toque. Vou marcar penálti.
Manuel Oliveira [VAR]: Tens aqui outra que se vê claramente que toca.
Bruno Costa [árbitro]: Ok vou marcar penálti, número 16, ok?
Explicação de Duarte Gomes: "Braço completamente esticado, muito bem o árbitro a chamar o colega. Penálti bem assinalado, neste caso sem direito a advertência."
Cláudia Ribeiro [VAR]: Daqui VAR. Cláudio, peço que venhas à zona de revisão por possível penálti. Vou-te mostrar o Hjulmand a agarrar o jogador completamente.
Cláudio Pereira [Árbitro]: Estou cá.
Cláudia Ribeiro [VAR]: Vou-te mostrar agora. Está aqui a agarrar a camisola completamente... Não consegue jogar a bola. A bola cai lá. Nunca larga o jogador.
Cláudio Pereira [Árbitro]: Vou mudar e vou dar cartão amarelo ao Hjulmand.
Cláudia Ribeiro [VAR]: Tens aqui a outra...
Cláudio Pereira [Árbitro]: Sim, sim. Ele puxa muito... número 42.
Explicação de Duarte Gomes: "Foi muito firme neste lance, não é facil psicologicamente. Um jogo dificil de arbitrar. É preciso ter essa frieza e pragmatismo. Associar a tudo isso uma comunicação assertiva e calma. Parece fácil mas não é. Têm muitos meios mas não é tão fácil quanto parece. Estes são os penáltis por agarrão que queremos ver assinalados. Este jogador é totalmente impedido de tentar jogar a bola, é agarrado de forma persistente, a duas mãos. Estes são os penáltis que fazem sentido marcar por agarrão. Estes são os lances em que queremos intervenção".
Sílvia Domingos (VAR): Daqui VAR. Aconselho te a vires à zona de revisão para uma possível mão, pontapé de penálti. É o jogador seis Vítor Ferreira [árbitro]: Mete isto em dinâmica, Silvia, já percebi, é homem que está no chão.
Vítor Ferreira [árbitro]: Mais para trás, mete isto devagar.
Vítor Ferreira [árbitro]: Não consigo ter percepção do toque nem da intenção
Sílvia Domingos (VAR): Queres outra câmara, eu dou-te outra camara
Vítor Ferreira [árbitro]: Vejo um homem a fazer o tackle que levanta-se instantaneamente e pareceme que o braço está sempre em posição encolhida. Podes por noutro ângulo?
Vítor Ferreira [árbitro]: Para já não vou marcar penálti. Tens outra imagem? Pode ser essa.
Vítor Ferreira [árbitro]: Dinâmico, dinâmico. Mais para trás.
Vítor Ferreira [árbitro]: Está sempre encolhido, não vejo nada de especial. A bola seguiu o seu caminho.
Explicação de Duarte Gomes: "Não é penálti, neste caso a intervenção do VAR não é feliz. E nestas imagens que temos aqui nunca é claro é evidente que a bola toca no braço. Podemos achar que há ali um ligeiro desvio, é possível que tenha havido, mas não é certo e por isso o VAR não deve intervir. Deixamos à interpretação do árbitro. Este jogador tem o braço apoiado e quanto está, nunca há infração. Ele nunca faz o movimento de abrir o braço para cortar a boa, mas sim o movimento de retrair."
Vasco Santos [VAR]: Daqui VAR, Hélder.
Hélder Malheiro [Ábitro]: Sim, sim.
Vasco Santos [VAR]: Peço que venhas à zona de revisão para ver um possível vermelho. Falta grosseira ao número 3 do AVS.
Hélder Malheiro [Árbitro]: Faz só um bocadinho para trás. É ele que joga bola, não é?
Vasco Santos [VAR]: Queres outra imagem?
Hélder Malheiro [Árbitro]: Esta parece-me boa. Ele faz sempre o mesmo moviemtno da perna. Ele joga a bola. Mais devagar... A perna já vai esticada e pisa no chão. Tens outra perspetiva? Ele não faz um movimento extra. Devagar no momento em que chuta a bola. Ok. Número 3. Falta grosseira!
Explicação de Duarte Gomes: Estes são lances que não gostamos de punir com cartão vermelho porque percebemos que pode não haver malícia, joga a bola. Tem de haver um limite e temos de pensar em quem sofre o contacto. O jogador, quando joga a bola, não tem nenhum movimento de retração do pé. Criou perigo para a integridade física. É um cartão vermelho que aceitamos. Entendemos a motivação por trás. Pode lesionar seriamente um adversário. Não há uma retração. O jogador sabem que estão obrigados a ter cuidados. Aceitamos, sabendo que a há cartões vermelhos mais evidentes.
VAR: Daqui VAR, aconselho-te a vires à zona de revisão para um possível penálti. Vou-te mostrar o jogador a ser agarrado, foi o avançado que jogou a bola. Nenhum defesa jogou a bola.
Árbitro: Já estou cá.
VAR: O jogador é agarrado. Nunca jogou a bola. O jogador joga a bola, é ele que chuta a bola.
Árbitro: Quero mais para trás. Para ver mais do início. Ok... Ele agarra ali. É o número 21, certo? Para mim é só amarelo, certo?
VAR: Certo. Não tem a bola controlada.
Explicação de Duarte Gomes: "Para nós o penálti assinalado, o jogador tenta aliviar a bola e como o jogador chega primeiro leva um pontapé. Há as tais mãos, não me parece que foi a causa. A comunicação não terá sido muito feliz a orientar o ponto certo da infração. Este jogador pontapeia o adversário que chega primeiro à bola. Não propriamente um agarrão, este é um movimento de marcação. O pontapé parece existir. Apesar de o processo de comunicação não ter sido o ideal, há margem para a intervenção por causa do pontapé. Sem grandes dúvidas."
Árbitro: "Flávio, daqui VAR, aconselho a que venhas à zona de revisão para checkar um penálti por agarrar."
VAR: "Vais ver o jogador do Leixões a agarrar o jogador do Sporting."
Árbitro: "Ok, é o jogador número 3."
VAR: "É o jogador número 3."
Árbitro: "Ok. É o jogador número 3 que agarra o adversário. Obrigado."
VAR: "Não te esqueças do amarelo, ok?"
Árbitro: "Para mim é sem cartão. Não corta ataque prometedor."
Explicação de Duarte Gomes: "Não é o pequeno agarrão. De facto, estamos a tentar padronizar um tipo de lances. Este tipo de situações são comuns em bolas paradas, lances com linhas ténues. O nosso desafio é criar critérios, sabendo que muitas delas são de interpretação, são lances muito difíceis. O que queremos que sejam sancionados são os agarrões ostensivos, evidentes e impactantes, de forma notória. Este agarrão é o exemplo típico. Este jogador só quis fazer isto, só pára quando derruba. Penálti bem assinalado. Nada a dizer. Nunca pode ser amarelo por ataque prometedor, é uma questão de interpretação. Aceita-se a leitura embora seja discutível."
Sílvia Domingos [VAR]: Daqui VAR. Vítor aconselho a vires à zona de revisão para um possível pontapé de penálti.
Vítor Ferreira [árbitro]: Viste a fase de ataque?
Sílvia Domingos [VAR]: Vi a fase de ataque.
Vítor Ferreira [árbitro]: Técnico, disciplinar, viste tudo? Posso ir lá?
Sílvia Domingos [VAR]: Vi! Para mim só penálti.
Silvia Domingos [VAR]: Temos aqui a imagem do jogador.
Vítor Ferreira [árbitro]: Estou a ver o momento. Mete-me isso em play.
Vítor Ferreira [árbitro]: Mete a câmara de fora de jogo, por favor.
Sílvia Domingos [VAR]: É sempre dentro, pé atrasado.
Vítor Ferreira [árbitro]: Agora mete isso mais para trás, quero ver se é negligente, para mim parece-me.
Sílvia Domingos [VAR]: Para mim é amarelo.
Vítor Ferreira [árbitro]: Ele ali corta a bola e depois sei que houve um contacto, está tudo certo. Viste a fase de ataque, não há falta?
Sílvia Domingos [VAR]: Vi, para mim não é falta.
Vítor Ferreira [árbitro]: Não foi agarrado?
Sílvia Domingos [VAR]: Não, para mim não há qualquer infração.
Vítor Ferreira [árbitro]: Vai ser penálti e amarelo ao número 2. Mas mostra-me a fase de ataque, eles chatearam-me bastante.
Vítor Ferreira [árbitro]: Nada, aqui não é nada. Põe agora o penálti outra vez de seguida.
Vítor Ferreira [árbitro]: Ele agora aqui faz um tackle em salto negligentemente.
Explicação de Duarte Gomes, diretor técnico nacional do Conselho de Arbitragem da FPF: "A melhor decisão foi tomada. Este lance é penálti, parece-me muito claro. Com estas imagens do áudio as repetições em slowmotion tiram um pouco da velocidade, da intensidade. Mas em velocidade normal é claríssima. É cartão amarelo, uma entrada negligente."
Noite de áudios do VAR. Acompanhe tudo sobre os principais lances de arbitragem das duas últimas jornadas da Liga Portugal Betclic e da Liga Portugal Meu Super.
Record questionou todas as candidaturas à Câmara de Braga sobre os planos para o recinto da Pedreira. Ricardo Rio sai de cena ao fim de 12 anos
Conselho de Disciplina privilegia 'Field Play Doctrine'. É pouco provável um castigo, mas inquirições ao árbitro e VAR serão decisivas
Ensaio geral para a Taça de Portugal permitiu a Luís Pinto tirar boas notas da segunda linha
Médio apontou um golo e fez uma assistência no triunfo (6-0) frente à Bielorrússia
Ivan Klasnic, atualmente com 45 anos, já foi submetido a três transplantes de rins
Histórico treinador de 69 anos travava uma batalha contra o cancro da próstata
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos