Gil Vicente venceu pela primeira vez, mas continua lanterna-vermelha...
À beira do fecho da 1.ª volta, os três grandes juntaram-se finalmente no pódio do campeonato – o que não sucedia desde o final de 2013/14 –, na constatação do poderio que representam no futebol português. Ao fim de 16 jornadas, o Sporting atingiu o 3.º lugar, mas ainda com a diferença de 4 pontos para o FCPorto (2.º) e 10 para o líder Benfica.
O feito leonino foi alcançado depois da sofrida vitória (1-0) em Braga, com um golo de Tanaka no último lance da partida, mas conjugado com a derrota (3-0) do V. Guimarães (anterior 3.º classificado) na Luz. O triunfo benfiquista (3-0) sobre os vimaranenses garantiu à equipa de Jorge Jesus terminar a 1.ª volta no comando da Liga, apesar da tenaz perseguição portista (vitória sobre o Belenenses por 3-0).
Os desaires dos emblemas minhotos não foram totalmente aproveitados pelos clubes que integram o segundo pelotão, onde não se verificaram grandes mexidas na tabela. Já na zona de aflição, Nacional e Arouca conseguiram importantes triunfos sobre Boavista e V. Setúbal, este último o mais penalizado da ronda (desceu do 13.º para o 15.º posto). Nota final para a primeira vitória do Gil Vicente no campeonato, frente a um adversário direto (Penafiel), mas também ganhando pontos a outras equipas posicionadas à sua frente na tabela.
Golo da jornada: Tanaka (Sporting, vs. Sp. Braga)
Pelo terceiro ano consecutivo o Sporting saiu da Pedreira vencedor, desta feita de uma forma muito mais dramática, pois o golo do triunfo (e único) foi obtido no último lance do jogo. O japonês Tanaka, que havia sofrido falta de Matheus à entrada da área, converteu brilhantemente, de pé esquerdo, o livre direto que ofereceu os 3 pontos ao Sporting e a subida ao 3.º lugar da classificação.
Os melhores de Record
Jackson sempre a faturar
Melhor marcador do campeonato português nas últimas duas épocas (26 golos em 2012/13 e 20 em 2013/14), o avançado colombiano segue embalado para somar a sua terceira Bota de Ouro. O capitão portista leva quatro jogos seguidos a marcar e soma agora 13 golos, mais 4 do que os concorrentes diretos Maazou (Marítimo) e Talisca (Benfica).
Com Trincão recuperado e certo no onze, o Sporting deve apresentar algumas alterações
Marcelo e Maracás regressam frente ao Benfica
Vitorianos ficam com a maior fatia, de 4.910 euros
Kristian Bereit anunciou nas redes sociais que irá representar o médio do FC Porto a partir de 2026
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam