A lei dos mais fortes

Gil Vicente venceu pela primeira vez, mas continua lanterna-vermelha...

A lei dos mais fortes
A lei dos mais fortes • Foto: paulo calado

À beira do fecho da 1.ª volta, os três grandes juntaram-se finalmente no pódio do campeonato – o que não sucedia desde o final de 2013/14 –, na constatação do poderio que representam no futebol português. Ao fim de 16 jornadas, o Sporting atingiu o 3.º lugar, mas ainda com a diferença de 4 pontos para o FCPorto (2.º) e 10 para o líder Benfica.

O feito leonino foi alcançado depois da sofrida vitória (1-0) em Braga, com um golo de Tanaka no último lance da partida, mas conjugado com a derrota (3-0) do V. Guimarães (anterior 3.º classificado) na Luz. O triunfo benfiquista (3-0) sobre os vimaranenses garantiu à equipa de Jorge Jesus terminar a 1.ª volta no comando da Liga, apesar da tenaz perseguição portista (vitória sobre o Belenenses por 3-0).

Os desaires dos emblemas minhotos não foram totalmente aproveitados pelos clubes que integram o segundo pelotão, onde não se verificaram grandes mexidas na tabela. Já na zona de aflição, Nacional e Arouca conseguiram importantes triunfos sobre Boavista e V. Setúbal, este último o mais penalizado da ronda (desceu do 13.º para o 15.º posto). Nota final para a primeira vitória do Gil Vicente no campeonato, frente a um adversário direto (Penafiel), mas também ganhando pontos a outras equipas posicionadas à sua frente na tabela.

Golo da jornada: Tanaka (Sporting, vs. Sp. Braga)

Pelo terceiro ano consecutivo o Sporting saiu da Pedreira vencedor, desta feita de uma forma muito mais dramática, pois o golo do triunfo (e único) foi obtido no último lance do jogo. O japonês Tanaka, que havia sofrido falta de Matheus à entrada da área, converteu brilhantemente, de pé esquerdo, o livre direto que ofereceu os 3 pontos ao Sporting e a subida ao 3.º lugar da classificação.

Os melhores de Record

Jackson sempre a faturar

Melhor marcador do campeonato português nas últimas duas épocas (26 golos em 2012/13 e 20 em 2013/14), o avançado colombiano segue embalado para somar a sua terceira Bota de Ouro. O capitão portista leva quatro jogos seguidos a marcar e soma agora 13 golos, mais 4 do que os concorrentes diretos Maazou (Marítimo) e Talisca (Benfica).

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Liga Betclic
Notícias
Notícias Mais Vistas