10/01/2025

Áudios do VAR: o apito que devia ter sido "atrasado" no Gil-Sporting e "um lance que fará história" no Famalicão-FC Porto

Penálti sobre Debast revertido - com Trincão a marcar logo de seguida - e golo anulado e penálti em balizas diferentes em Famalicão foram os destaques das análises

20:39 10.01.2025

Famalicão-FC Porto: dragões marcam mas a jogada é anulada e o árbitro assinala penálti para os famalicenses

Famalicão-FC Porto: Lance aos 73', jogadores do Famalicão pedem penálti e, na transição, o FC Porto marca. Jogada acaba anulada e árbitro assinala penálti.

VAR (Tiago Martins): Luís! Sugiro que venhas à zona de revisão para um penálti na área do FC Porto. Ok, o braço está fora do corpo, em volumetria.

Árbitro (Luís Godinho): Qual é a mão que bate?

VAR (Tiago Martins): Mão esquerda... Tens outra imagem?

Árbitro (Luís Godinho): Esta é perfeita. Diz-me o jogador. Pepê? Número 11? Ok. [Já na comunicação] Após revisão, o jogador número 11 joga a bola com a mão de forma não natural. Decisão final: cancelar o golo e começar com penálti.

Opinião de João Ferreira:

"Este é capaz de ser dos lances mais difíceis que tivemos enquanto já houve VAR na 1.ª Liga. É o único que há um incidente numa área e, logo a seguir, há golo noutra. Já aconteceu em termos internacionais. Não é muito comum porque garantir esta velocidade em 100 metros, só com uma equipa com grande competência como foi o FC Porto, esta transição resultar em golo. O VAR tem de voltar atrás e foi o que se passou. É um lance que fará história no nosso futebol. Um golo anulado e um penálti na outra área. Falando dos factos: as imagens não são felizes por vários motivos. Neste caso, o Pepê não quer jogar a bola com o braço, está a saltar. Depois, os fundos são todos escuros, quase que cobrem a camisola do jogador. Não se percebe onde está o braço. Mas há um pormenor que pode fazer a diferença: há um pulso branco que faz perceber que o braço está afastado do corpo. E nesse sentido, levou o Tiago a chamar o Luís Godinho para lhe mostrar que o braço está afastado do corpo. Analisando estes factos, e não só nestas imagens, com maior detalhe, chegámos à conclusão que o VAR teve razão. O braço está afastado e interceta a bola. Mas volto a insistir: as imagens que vemos na televisão não são muito favoráveis. A decisão final foi a que veio trazer a verdade desportiva."

20:33 10.01.2025

V. Guimarães-Nacional: penálti sobre Alberto

V. Guimarães-Nacional: Lance aos 18', queda de Alberto na grande área insular (penálti assinalado)

VAR (Hélder Malheiro): Aconselho-te a vires à zona de revisão para anular o penálti. O jogador não agarra, não puxa...

Árbitro (João Pinheiro): Ok, vamos lá.

VAR (Hélder Malheiro): O movimento começa aqui, mas ele nunca o agarra.

Árbitro (João Pinheiro): Não conseguem uma imagem decente? Olha Malheiro, com este não...

VAR (Hélder Malheiro): Nunca consegues ver o agarrão. Ele tenta agarrar, mas não vês o agarrão, a camisola esticar...

Árbitro (João Pinheiro): Mas quando digo puxar é o movimento do braço, de frente. Ele desequilibra-se, Malheiro. Para mim, é isto que vejo.

VAR (Hélder Malheiro): João, se achas que isto é suficiente... Analisa a falta, João.

Árbitro (João Pinheiro): Aqui Malheiro, pára aqui de frente. Este braço, é isto que vejo...

VAR (Hélder Malheiro): Ele arrasta o pé também... Não é isso que o impede de continuar o movimento. Mas já estamos aqui há algum tempo, temos de decidir.

Árbitro (João Pinheiro): Mete a outra imagem, Malheiro. Tem de ser outra.

VAR (Hélder Malheiro): Ele ataca a camisola e a camisola não estica...

Árbitro (João Pinheiro): Mas desequilibra-o. Eu vou manter, Malheiro. Não quer jogar a bola e desequilibra-o.

Opinião de João Ferreira:

"O princípio do VAR não é tentar convencer ou mover o seu colega para um decisão. Tem de mostrar os factos, as imagens, e o decisor será o árbitro. O Hélder, ao perceber que o João ia manter a decisão, estava convicto de que não havia infração. Tentou dar todas as pistas para que o João revertesse a decisão. Falou-se no pé... O Hélder persistiu um pouco mais do que aquilo que se espera porque tinha clara convicção que o seu colega ia cometer um erro. Mais tarde, o João admitiu que devia ter mudado a decisão. O que se esperaria era isso, que cancelasse o penálti."

20:27 10.01.2025

Santa Clara-Sp. Braga: penálti assinalado após revisão no VAR

Santa Clara-Sp. Braga: Lance aos 71' na grande área açoriana, penálti assinalado após revisão no VAR

VAR (João Gonçalves): Tiago, peço que venhas à zona de revisão. O defesa não joga a bola e pontapeia o pé do avançado. Vou dar-te o ponto de contacto. O Bruma joga a bola e é pontapeado pelo número 23.

Árbitro (Tiago Martins): Deixa ver aqui, vai devagarinho. Ok, número 23. Negligente, ok. Está bem.

Opinião de João Ferreira:

"Sim [boa decisão]. O João Gonçalves passou a ser o nosso 'rookie' em termos internacionais, o nosso novo árbitro FIFA. Veio substituir a vaga deixada pelo Artur [Soares Dias]. Lance dificílimo, na câmara ao longe não se percebe o que se passa. É preciso perceber o motivo que levou à queda. Depois vê-se que o defensor pontapeou a perna do atacante e que o faz cair. O João chamou o Tiago, que analisou os factos e mudou a decisão, assinalando penálti."

Pub
20:25 10.01.2025

Gil Vicente-Sporting: penálti sobre Debast que é revertido e depois Trincão marca

Gil Vicente-Sporting: Lance aos 77', possível penálti sobre Debast, num lance que depois acaba com a bola dentro da baliza do Gil Vicente

VAR (Luís Ferreira): André, sugiro que venhas à zona de revisão para cancelar o penálti, ok? Posso? O jogador não o atinge e ele deixa-se cair. Vou mostrar outra câmara em que vês o jogador a arrastar o pé antes do contacto.

Árbitro (André Narciso): Ele não lhe atinge a ponta da bota?

VAR (Luís Ferreira): Não, olha ele a arrastar o pé para se deixar cair... Se quiseres mostro-te outra vez de frente.

Árbitro (André Narciso): Luís, vou cancelar a decisão do penálti.

Opinião de João Ferreira:

"As instruções são para esperar a finalização. Aqui, o facto de ter apitado até pode ter contribuido para que os jogadores parassem. O guarda-redes também parou... Provavelmente o desfecho depois até seria o mesmo. Importa dizer que, a partir do momento em que há o apito, o jogo está interrompido. A não ser que seja uma situação de cartão vermelho. Aquilo que foi um penálti que não foi penálti, depois não deu golo. Algo que gerou desconforto e também não gostámos muito. O que se pedia era que o André atrasasse o apito. Mas também é verdade que, na versão corrida do lance, parece que há infração. Quando vamos analisar o facto com a tal imagem próxima, percebemos que na verdade o defensor não comete infração. O atacante encolhe-se e acaba por cair em cima do defensor."

"Enquanto árbitro, posso confidenciar que também sofremos com os nossos erros. Quando erramos e não temos a intervenção do VAR para nos corrigir, sofremos com isso. E o André sofreu, não ficou nada feliz com esta decisão, com o impacto no resultado. Mas temos de olhar para o próximo jogo com a mesma responsabilidade."

20:17 10.01.2025

Sp. Braga-Estoril: possível penálti para os canarinhos

Sp. Braga-Estoril: Lance aos 63', possível penálti para os canarinhos

VAR (Manuel Oliveira): Bruno! Peço-te que venhas à zona de revisão para ver um penálti. O jogador atinge o adversário na cara. 

Árbitro (Bruno Vieira): Ok, ele dá-lhe uma chapada... Vou marcar penálti e dar cartão amarelo ao número 26.

Opinião de João Ferreira:

"O defensor acaba por utilizar o braço numa zona 'morta' e o árbitro não consegue perceber o que se passou. O defesa do Sp. Braga atinde a face do atacante e é por aí que o VAR chama o Bruno Vieira. Assinalou e bem penálti. O importante neste momento é que haja aquilo a que chamamos paz, serenidade. E se as pessoas que estão no banco, próximos da zona de revisão não ajudarem neste processo, corremos o forte risco de não trazer a tal transparência ao futebol."

20:14 10.01.2025

Benfica-Estoril: penálti para os canarinhos bem revertido?

Benfica-Estoril: Lance aos 48', penálti para os canarinhos bem revertido?

VAR (Bruno Esteves): Aconselho-te a vires à zona de revisão para cancelar o penálti. A ausência de toque, na passada, o avançado é que vai tocar ligeiramente no gémeo do defesa. Agora vou mostrar-te o que estava a dizer. É o único toque que há, o do avançado.

Árbitro (António Nobre): Ele abre a perna... Então vamos cancelar o penálti.

Opinião de João Ferreira:

"Aqui, a bola não muda de trajetória. Na análise de infrações, temos de interpretar a ação do defensor. E se olharmos para ele [Tomás Araújo], está a correr de forma totalmente natural. E o atacante acaba por tropeçar na perna do defensor. Apesar de ser um lance muito difícil, aqui o VAR teve a capacidade de detetar o porquê de o atacante cair. Não há aqui nada que se materializasse na infração do defensor. Mudou a decisão e bem."

Pub
20:12 10.01.2025

Nacional-Moreirense: alegado penálti a favor dos insulares

Nacional-Moreirense: Lance aos 62', alegado penálti na grande área do Moreirense

VAR (Gustavo Correia): Aconselho-te a vires ver um penálti. O defesa não joga a bola e é sobre a linha. Este é o ponto de contacto. O avançado joga a bola de cabeça e leva com o pé na cara.

Árbitro (Sérgio Guelho): Mostra-me outra câmara... Pára no momento do contacto.

VAR (Gustavo Correia): Vou parar no momento do contacto.

Árbitro (Sérgio Guelho): Mostra-me a primeira novamente. Aí. Ele aí não lhe toca...

VAR (Gustavo Correia): Sérgio, para mim ele não joga a bola e acerta-lhe na cara.

Árbitro (Sérgio Guelho): Para mim não lhe toca, vou manter a decisão.

Opinião de João Ferreira:

"Não há aqui matéria que prove uma infração. A tal certeza. Enquanto VAR, tenho de olhar para uma imagem e ter um facto que comprove uma infração, um erro do meu colega. O que salta mais à vista é: uma coisa é um jogador ser atingido com um pontapé na cara: claramente infração. Mas quando um jogador vai jogar a bola, a bola bate na nuca, e também acaba por tocar de raspão na cabeça do defensor... Entendemos que não há um facto que comprove uma infração. Gostaríamos de não ter tido uma intervenção neste lance, mas ficámos tremendamente felizes com a decisão do árbitro. Teve a personalidade de analisar os factos e manter a decisão."

19:58 10.01.2025

Farense-Gil Vicente: possível penálti para os algarvios

Farense-Gil Vicente: Lance aos 64' de possível penálti para os algarvios

VAR (Ricardo Baixinho): Peço que venhas à zona de revisão para veres um penálti por mão na bola. Como podes ver, os braços estão atrás das costas mas ele faz um movimento adicional.

Árbitro: Para mim, é um movimento totalmente natural. Mantém os braços atrás das costas, não olha para a bola, isto para mim é uma posição natural. Vou manter a decisão.

Opinião de João Ferreira

"Claramente o VAR precipitou-se. Dizemos que os jogadores não têm de andar com os braços atrás das costas, não faz sentido que o façam. O que acontece muitas vezes é que por uma questão de proteção, para evitar um instinto, têm a tendência a colocar os braços atrás das costas. Foi exatamente o que se passou. Não há matéria para que o VAR pudesse dizer que há infração. Porque não há."

19:53 10.01.2025

Rio Ave-Nacional: penálti assinalado após alerta do VAR

Rio Ave-Nacional: Lance aos 68', possível infração na grande área do Nacional, não assinalada inicialmente e assinalada posteriormente após intervenção do VAR

VAR (Luís Godinho): Gonçalo, aconselho-te a vires à zona de revisão para veres um possível penálti por mão na bola. Antes do fora-de-jogo, no momento em que o Aderlan cabeceia a bola. Cabeceia a bola e aqui bate na mão. Na minha opinião, o defesa tem os braços numa posição não natural. Tem os dois braços acima do ombro. É no Bruno Costa.

Árbitro (Gonçalo Neves): Ok, é claro. Vou marcar penálti. Dá-me só o número dele...

VAR: É o número 8.

Opinião de João Ferreira:

"Este é daqueles erros que nós dificilmente conseguimos arranjar uma melhor solução para que o árbitro consiga decidir dentro de campo. Os corpos conseguem cobrir o que se passa e o árbitro, onde tem de estar, não consegue detetar aquela mão. Só com recurso às câmaras atrás da baliza. Não é assim tão claro. Analisando em termos técnicos, na nossa opinião, faltou ali um pouco de zoom para perceber que o defensor salta com o braço em posição não natural. Aqui não se coloca a questão da intencionalidade, mas sim a posição não natural."

Pub
19:48 10.01.2025

Sporting-Santa Clara: penálti sobre Maxi Araújo revertido

Sporting-Santa Clara: Lance aos 83', penálti sobre Maxi Araújo revertido

VAR: Daqui VAR. Cláudio, peço que venhas à zona de revisão para cancelar o penálti, o guarda-redes joga a bola.

Árbitro (Cláudio Pereira): Joga claramente a bola...

VAR: Vamos preparar a comunicação.

Cláudio Pereira: Sim, após revisão o guarda-redes não comete infração.

Opinião de João Ferreira:

"Naturalmente, o árbitro não ficou muito feliz por ter errado. Estamos a falar de um jogo intenso. O árbitro não seguiu o sinal que costumamos seguir, de que a bola muda claramente de direção, sinal que o guarda-redes jogou a bola. Mas isso nem sempre significa que não haja infração. O que se passou foi um choque natural. Não há nenhum facto que prove infração.

Há na verdade um contacto nas pernas do atacante, mas se ele [Cláudio Pereira] se focasse só na bola, percebia que o guarda-redes joga só a bola. Pode ser uma questão de foco no momento em que há a disputa. Faz parte da tomada de decisão. O Cláudio estava bem colocado, a sua linguagem corporal é muito assertiva e estava muito convicto na tomada de decisão. Mas também percebeu que se equivocou."

19:42 10.01.2025

Conselho de Arbitragem divulga comunicações áudio do VAR

Boa tarde! O Conselho de Arbitragem divulga e analisa esta noite, em mais um programa 'Juízo Final', da SportTV, os áudios do VAR relativos dos lances mais polémicos das jornadas mais recentes a Liga Betclic. Fique por aí para saber tudo!

Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Liga Betclic Notícias
Notícias Mais Vistas