Benfica "não quer acreditar" que acusação ao Sporting passou de grave a leve

Comissão de Instrutores terá alterado enquadramento legal da acusação ao clube de Alvalade

• Foto: Luís Manuel Neves

O Benfica, como fonte do clube disse a Record, "não quer acreditar" que a Comissão de Instrutores (CI) da Liga tenha alterado o enquadramento legal num processo disciplinar aberto ao Sporting na sequência de uma queixa apresentada pelas águias em novembro de 2015.

A participação surgiu na sequência das palavras de Bruno de Carvalho, Octávio Machado, Jaime Marta Soares e Jorge Jesus, que os encarnados consideravam ser coação sobre Vítor Pereira, então presidente do Conselho de Arbitragem. Foi aberto um inquérito a 2 de dezembro.

Em maio, a Comissão de Instrução e Inquéritos decidiu converter o inquérito em processo disciplinar, apenas a Bruno de Carvalho, Octávio Machado e à SAD leonina, considerando que havia indícios de esta ter violado o artigo 118.º do Regulamento Disciplinar da Liga, uma infração grave, que implicava uma punição de um a três jogos à porta fechada.

O órgão foi entretanto extinto e substituído pela Comissão de Instrutores, que também tem uma nova composição. E, há cerca de dois meses, coube à CI elaborar o despacho de acusação que enviou ao Conselho de Disciplina (CD). Neste caso, a infração apontada ao Sporting terá sido considerada "leve", ao abrigo do artigo 127 do Regumento Disciplinar, que prevê pena de multa. E, pelo facto de ser uma falta "leve", até pode já ter prescrito.

A decisão está agora nas mãos do CD, que pode seguir a acusação da CI e arquivar o processo, ou considerar que há matéria para punir o Sporting ao abrigo do tal artigo 118.º. 

Quanto aos processos a Bruno de Carvalho e Octávio Machado, a CI manteve as acusações originais.

Por Vanda Cipriano
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Liga Betclic Notícias
Notícias Mais Vistas