Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Advogado Geral do Triunal de Justiça da UE considera que pacto de 2020/21 era legítimo
Seguir Autor:
O Advogado Geral do Tribunal de Justiça da União Europeia dá razão aos clubes de futebol na multa aplicada pela Autoridade da Concorrência, na sequência do pacto de não contratação assumido por todos em 2020/21, temporada marcada pela pandemia de Covid-19. Na altura, 31 sociedades desportivas tinham sido condenadas a um pagamento total de 11,3 milhões de euros, variando entre os 4,6 M€ do Benfica e os 3.326 euros do V. Guimarães.
O caso motivou o recurso dos clubes, bem como da Liga, ao Tribunal da Concorrência, que levou o caso ao Tribunal de Justiça da União Europeia. A primeira leitura, feita pelo Advogado Geral Nicholas Emiliou, uma espécie de parecer antes da decisão final, foi conhecido esta quinta-feira. E é claramente favorável aos clubes.
"Não deve ser qualificado de restritivo por objeto, se a sua verdadeira razão de ser tiver sido preservar a equidade e a integridade da competição desportiva afetada pela pandemia", pode ler-se nas conclusões, onde também está referido que o tal acordo entre os clubes profissionais "está abrangido pelo âmbito de aplicação da jurisprudência Meca-Medina, desde que, em particular, vise verdadeiramente garantir a integridade e a equidade da competição desportiva, e seja necessário e proporcionado a esse objetivo".
A decisão da Autoridade da Concorrência foi tomada em abril de 2022 e, em dezembro do mesmo ano, aceitou cauções no valor de metade da multa aplicada a cada clube.
Médio do Estoril foi titular pela primeira vez desde 4 de abril de 2025
Polaco entra na reta final da época como ator principal da equipa. Ligado aos resultados em sete das nove jornadas da 1.ª Liga que já disputou
O que se pensa internamente sobre a braçadeira
Extremo espanhol tem sido um crónico suplente em três épocas de Arouca
Extremo 'explode' nas redes sociais
Antigo treinador de Sporting e Real Madrid tem 77 anos
Incidente deu-se no encontro com Quinta dos Lombos a que o ala assistiu. Jogava o seu filho
Bruno Andrade, extremo do AFC Rushden & Diamonds, é um jogador livre