Veja como ficaram as contas
Ponto final da Liga NOS 2018/19. O campeonato nacional fechou este domingo e é tempo de conferir a classificação após 34 longas jornadas.
O Benfica, que no sábado celebrou a conquista do título, entra diretamente na fase de grupos da Liga dos Campeões. Já o FC Porto, que ficou no segundo lugar, terá de jogar a 3.ª pré-eliminatória e ainda o playoff antes de chegar à fase alcançada pelas águias.
Relacionadas
Se o cenário na atribuição das vagas da Champions foi simples de executar, o da Liga Europa obrigou a um ajustamento. Tudo porque os dois clubes finalistas da Taça de Portugal (FC Porto e Sporting) garantiram as competições europeias através da Liga. Assim, a vaga conferida pela Taça de Portugal transita para o campeonato, onde o terceiro classificado (Sporting) passa a entrar diretamente na fase de grupos, ao invés da 3.ª pré-eliminatória.
As duas vagas restantes descem na tabela e vão para o quarto e quinto classificados. Assim, o Sp. Braga (quarto) entra na 3.ª pré-eliminatória e o V. Guimarães, quinto posicionado, vai disputar a 2.ª pré-eliminatória.
Vagas europeias:
Benfica – fase de grupos da Liga dos Campeões
FC Porto – 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões
Sporting – fase de grupos da Liga Europa
Sp. Braga – 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa
V. Guimarães – 2.ª pré-eliminatória da Liga Europa
Quem sobe e quem desce
A Liga NOS 2019/20 terá três novas equipas: o P. Ferreira, campeão da 2.ª Liga, o Famalicão, segundo classificado, e o Gil Vicente, reintegrado no escalão maior por decisão administrativa.
Estas três formações vão ocupar os lugares dos despromovidos Feirense, Nacional e Chaves.
Rui Borges falou sobre o assunto na conferência de imprensa
Operação privada tem como parceiro o banco norte-americano JP Morgan
Rui Borges foi ao banco buscar a reviravolta, percebendo aquilo que a equipa precisava quando se encontrou em superioridade numérica
Encarnados lideram ranking de 100 clubes onde também constam Sporting, FC Porto e Sp. Braga
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana