Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Diretora geral da Saúde diz que os 13 casos confirmados da Ómicron não são exclusivamente em jogadores do Belenenses SAD; também há casos no staff
Seguir Autor:
Graça Freitas esclareceu esta segunda-feira que "os 13 casos confirmados da Ómicron não são exclusivamente em jogadores da Belenenses SAD, porque também há casos no staff". À TSF, a diretora-geral da Saúde referiu que "tratando-se de uma nova variante", as autoridades de saúde vão avançar com "uma identificação mais alargada dos contactos e proceder ao seu isolamento". Essas pessoas vão ser submetidas a um plano de testagem muito rigoroso, com o objetivo de quebrar cadeias de transmissão.
"Tratando-se de uma nova variante, temos de apertar a malha", sublinhou, dizendo não se tratar da regra habitual. O objetivo é testar e isolar, para impedir a propagação da doença, pelo que, garantiu Graças Freitas, e pelo "princípio da precaução", também os jogadores do Benfica serão testados.
Relacionadas
Sobre o não adiamento do Belenenses SAD-Benfica, a diretora-geral da Saúde esclareceu ser uma "competência exclusivamente desportiva". "À saúde cabe detetar e isolar casos e contactos. Não é da competência da saúde, de todo. "Será da competência da Liga, dos clubes, do que for. Eu não sei regras desportivas, essas competências devem ser separadas. "À saúde, a saúde. Ao desporto, o desporto."
«Continuamente alerta»
Em relação às autoridades de saúde pediu para "mais uma vez" estarem "muito atentos" nos inquéritos epidemiológicos a possíveis ligações epidemiológicas dos casos que encontram e a outros casos que possam ter viajado para sítios onde a variante está a circular ou se os próprios casos vieram de outros locais.
Alertou ainda que "os vírus circulam e se esta variante tiver muita competência, por ser uma variante muito transmissível, vai instalar-se vai propagar-se por todo o mundo".
"Temos que estar continuamente alerta porque de facto a pandemia não acabou e estas variantes podem surgir em qualquer sítio, sobretudo, em sítios que estão pouco vacinados porque há a possibilidade de isso acontecer e a possibilidade de uma variante se propagar, como disse a Organização Mundial da Saúde, para todo o mundo rapidamente", salientou.
Benfica está a agir bem
Mais tarde, à CMTV, a diretora geral da Saúde voltou a lembrar que a DGS não decide sobre a realização de jogos. "A minha colega [delegada de saúde] considerou os contactos de risco, os que partilham o balneário, refeições, etc, e isolou-os, mesmo tendo testado negativo e terem a vacina. A estratificação do risco é que define se se fica ou não isolado. Eles não seriam todos do mesmo escalão, não sei nada de futebol e não me quero meter. Sei que a minha colega isolou alguns e outros não."
Sobre os jogadores do Benfica, Graça Freitas considerou que o clube está a atuar de forma correta. "Os jogadores do Benfica, à partida, não estiveram com doentes. Não é um contacto de risco. Estão a agir bem, estão a fazer testes por precaução, o clube tem os seus planos de contingência. Mas é diferente ser contacto de um doente e ser contacto de um contacto."
(Notícia atualizada às 13h20)
Diligências encerradas no Tribunal de Guimarães
Central, de 42 anos, saiu lesionado do jogo com o Sporting, em Alvalade
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Bruma Ioncana muda-se para o Minho
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Jogador formado no Benfica marcou golaço crucial na vitória (4-2) diante do Anderlecht
Antigos internacionais portugueses tomaram posse esta quinta-feira