Diretora geral da Saúde diz que os 13 casos confirmados da Ómicron não são exclusivamente em jogadores do Belenenses SAD; também há casos no staff
Graça Freitas esclareceu esta segunda-feira que "os 13 casos confirmados da Ómicron não são exclusivamente em jogadores da Belenenses SAD, porque também há casos no staff". À TSF, a diretora-geral da Saúde referiu que "tratando-se de uma nova variante", as autoridades de saúde vão avançar com "uma identificação mais alargada dos contactos e proceder ao seu isolamento". Essas pessoas vão ser submetidas a um plano de testagem muito rigoroso, com o objetivo de quebrar cadeias de transmissão.
"Tratando-se de uma nova variante, temos de apertar a malha", sublinhou, dizendo não se tratar da regra habitual. O objetivo é testar e isolar, para impedir a propagação da doença, pelo que, garantiu Graças Freitas, e pelo "princípio da precaução", também os jogadores do Benfica serão testados.
Relacionadas
Sobre o não adiamento do Belenenses SAD-Benfica, a diretora-geral da Saúde esclareceu ser uma "competência exclusivamente desportiva". "À saúde cabe detetar e isolar casos e contactos. Não é da competência da saúde, de todo. "Será da competência da Liga, dos clubes, do que for. Eu não sei regras desportivas, essas competências devem ser separadas. "À saúde, a saúde. Ao desporto, o desporto."
«Continuamente alerta»
Em relação às autoridades de saúde pediu para "mais uma vez" estarem "muito atentos" nos inquéritos epidemiológicos a possíveis ligações epidemiológicas dos casos que encontram e a outros casos que possam ter viajado para sítios onde a variante está a circular ou se os próprios casos vieram de outros locais.
Alertou ainda que "os vírus circulam e se esta variante tiver muita competência, por ser uma variante muito transmissível, vai instalar-se vai propagar-se por todo o mundo".
"Temos que estar continuamente alerta porque de facto a pandemia não acabou e estas variantes podem surgir em qualquer sítio, sobretudo, em sítios que estão pouco vacinados porque há a possibilidade de isso acontecer e a possibilidade de uma variante se propagar, como disse a Organização Mundial da Saúde, para todo o mundo rapidamente", salientou.
Benfica está a agir bem
Mais tarde, à CMTV, a diretora geral da Saúde voltou a lembrar que a DGS não decide sobre a realização de jogos. "A minha colega [delegada de saúde] considerou os contactos de risco, os que partilham o balneário, refeições, etc, e isolou-os, mesmo tendo testado negativo e terem a vacina. A estratificação do risco é que define se se fica ou não isolado. Eles não seriam todos do mesmo escalão, não sei nada de futebol e não me quero meter. Sei que a minha colega isolou alguns e outros não."
Sobre os jogadores do Benfica, Graça Freitas considerou que o clube está a atuar de forma correta. "Os jogadores do Benfica, à partida, não estiveram com doentes. Não é um contacto de risco. Estão a agir bem, estão a fazer testes por precaução, o clube tem os seus planos de contingência. Mas é diferente ser contacto de um doente e ser contacto de um contacto."
(Notícia atualizada às 13h20)
Financiamento junto dos mercados de capitais, renegociação do contrato de exploração do estádio e transferências decisivos para as contas da SAD portista
Record antecipa novo livro sobre o atual presidente do FC Porto
Depois de Trincão, SAD quer estender ligação do central, que termina em 2027, ciente de que tem muito mercado. Crystal Palace tentou no verão mas ficou longe
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Tudo aconteceu na final da Leagues Cup diante dos Seattle Sounders
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque