Secretário de Estado da Juventude e do Desporto apela à responsabilidade dos adeptos
As restrições em vigor para eventos desportivos devido à pandemia de Covid-19 têm de ser cumpridas, realçou esta quinta-feira o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, apelando à responsabilidade dos adeptos no dérbi entre Benfica e Sporting.
"Espero para todos [os jogos] e, particularmente para um grande encontro que acontece amanhã [na sexta-feira, entre Benfica e Sporting], que as regras sejam escrupulosamente cumpridas", afirmou João Paulo Rebelo, à margem da cerimónia de entrega dos prémios do Cartão Branco, em Lisboa.
Relacionada
O governante vincou que "não cabe ao Estado organizar os espetáculos desportivos", mas que o Governo tem "todo o interesse" no cumprimento cabal das regras, neste caso, relativas a um dos principais jogos da Liga NOS.
"É bom que tenhamos todos a consciência dos momentos extraordinários que estamos a viver. E até já devíamos estar, de alguma forma, habituados, porque também já não são assim tão recentes e não são assim tão novos", assinalou o secretário de Estado.
Face às novas restrições impostas com a situação de calamidade em vigor desde quarta-feira, é requerida a apresentação de teste negativo ao coronavírus, além da certificação da vacinação, em eventos ao ar livre com assistência acima dos 5.000 espetadores.
Por isso, João Paulo Rebelo apelou à "consciencialização". "Se calhar, é absolutamente avisado que as pessoas não se desloquem para o estádio, amanhã [sexta-feira], à hora em cima do jogo. Isto parece-me evidente, parece-me uma atitude responsável por parte dos adeptos, e eu espero que ela aconteça", advertiu.
O governante assegurou estar a acompanhar todo o processo relacionado com a criação das condições necessárias para o cumprimento das regras, junto da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), dos promotores, e que espera que o apelo lançado seja ouvido por todos os intervenientes no dérbi lisboeta.
"Os promotores o que garantem é que serão escrupulosos no cumprimento de regras, o que significa que não estará amanhã [sexta-feira] ninguém no estádio sem o certificado de vacinação, e com teste também", sublinhou.
João Paulo Rebelo considerou que, apesar de estar em causa um embate entre os dois maiores emblemas da capital, o facto de os adeptos se deslocarem de vários pontos do país para o recinto vai facilitar a "fluidez" da verificação dos testes ao coronavírus SARS-CoV-2.
"Quem não consiga, infelizmente, responder a estes requisitos, o que espero é que não tenha a atitude que não é desejável de comparecer na mesma à espera de que qualquer coisa aconteça, porque isso é uma atitude irresponsável e todos nós, nesta pandemia, sabemos disso, o nosso comportamento individual conta e é determinante para o resultado final", rematou.
Benfica e Sporting, separados por um ponto na Liga NOS, jogam na sexta-feira, a partir das 21:15, no Estádio da Luz, em Lisboa, num encontro que será dirigido pelo árbitro Artur Soares Dias, da associação do Porto.
Depois de Trincão, SAD quer estender ligação do central, que termina em 2027, ciente de que tem muito mercado. Crystal Palace tentou no verão mas ficou longe
Central entrou em grande numa época onde espera triunfar pelo FC Porto e ajudar a Argentina a defender o título conquistado em 2022
Nóbrega e Abascal são os únicos reforços que têm sido aposta assídua para o técnico Luís Pinto
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes