Jornal 'Expresso' revela que houve falhas nos casos positivos de V. Guimarães e Famalicão
O jornal 'Expresso' revela na sua edição desta semana que o laboratório escolhido pela Liga para realizar os testes de covid-19 às equipas da Liga NOS errou em alguns diagnósticos, particularmente nos casos do V. Guimarães e do Famalicão, onde dos 11 positivos apenas 2 se confirmaram. O jornal acrescenta ainda que a empresa que realizou os testes é liderada pelos filhos de Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e Luís Filipe Menezes, ex-presidente do PSD e da Câmara Municipal de Gaia.
Num esclarecimento enviado ao 'Expresso' ainda antes da publicação do artigo, ao qual Record teve acesso, a Liga deixou claro que desconhece a existência de qualquer erro de diagnóstico nos testes até agora realizados, "nem por parte de outros laboratórios que estão a prestar serviço de realização destes testes a alguns clubes.". Por isso, garante, "tudo continua a correr como previsto, para o reinício da Liga NOS na data prevista, no que à realização de testes diz respeito."
Relacionadas
Leia na íntegra o esclarecimento da Liga:
"1 – No sentido de retomarmos as competições profissionais de futebol com todas as medidas de segurança e prevenção para os riscos biológicos do COVID-19 definidas pela Direção Geral de Saúde, a Liga Portugal entendeu haver a necessidade de protocolar com um laboratório, o apoio aos Clubes da Liga NOS e LigaPro (na altura ainda não havia decisão sobre a sua suspensão), nas necessidades inerentes a uma logística complexa de realização de testes de diagnóstico COVID-19.
Foi feita uma consulta exaustiva ao mercado a várias unidades de saúde e unidades laboratoriais. O laboratório que acolheu todas as exigências impostas pela Liga Portugal foi a UNILABS, com reconhecimento nacional e internacional da qualidade do seu serviço e pela disponibilidade de vários postos de colheita em diversos pontos do país, capazes de responder a todos os requisitos que um teste de diagnóstico ao COVID-19 impõe.
Ainda assim, o protocolo celebrado não pressupõe exclusividade e os clubes são livres de realizar os testes com o laboratório que entenderem mais adequado, desde que estes respeitem os critérios e exigências definidas pelas autoridades de saúde. Não há uma obrigatoriedade de realização dos testes com este laboratório em específico.
No final do dia o objetivo da Liga Portugal foi ajudar na operacionalização e realização dos testes, bem como reduzir o encargo financeiro para os Clubes para a realização obrigatória dos testes.
2 – A Liga Portugal não tem conhecimento de nenhum erro de diagnóstico nos testes até agora realizados. Nem por parte deste laboratório, nem por parte de outros laboratórios que estão a prestar serviço de realização destes testes a alguns Clubes. Estão todos a cumprir as normas e indicações das autoridades de saúde.
3 - Tudo continua a correr como previsto, para o reinício da Liga NOS na data prevista, no que à realização de testes diz respeito."
A análise do treinador do E. Amadora à derrota no Dragão (1-3)
Avançado espanhol voltou a estar em destaque frente ao E. Amadora
Golo do Estrela acordou os dragões, que depressa carregaram para selar uma vitória justa
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'