Termina a Liga Portugal Awards 2024!
Termina a Liga Portugal Awards 2024! Obrigado por ter estado a acompanhar este evento em permanência com o seu Record.
Fernando Santos homenageado na Alfândega do Porto, num evento em que Varandas, Rui Costa, Villas-Boas e António Salvador subiram ao palco
Termina a Liga Portugal Awards 2024! Obrigado por ter estado a acompanhar este evento em permanência com o seu Record.
Prémios atribuídos:
Prémio 'O Futebol que nos Une': Associações Distritais e Regionais de Futebol
Reconhecimento internacional: European Leagues
Campeão LP Meu Super: Santa Clara
Talento que marca o mundo: Artur Soares Dias
Prémio Futebol Feminino: SL Benfica
Prémio Allianz CUP: SC Braga
Prémio O Futebol és Tu: FC Porto
Prémio Parceiro do Ano: Betclic
Prémio golo do ano: João Mendes (Vitória SC)
Melhor Jogador: Gyökeres (Sporting CP)
Melhor Treinador: Rúben Amorim (Sporting CP)
Campeão Betclic: Sporting CP
Prémio Prestígio: José Pereira (ANTF)
Hall of Fame: Paulo Sousa
Mérito Liga Portugal: Fernando Gomes (FPF)
Presidente LP: Fernando Santos
Treinador LP Meu Super: Tiago Margarido (CD Nacional)
Melhor Jogador LP Meu Super: Nenê (AVS)
eLiga Portugal: FC Famalicão
LP Youth: Sporting CP
Legends: Sporting CP
"Boa noite a todos e todas. Deixei-me dedicar em primeiro lugar às pessoas que gosto muito: a Deus, aos meus pais, à minha mulher, aos meus filhos e aos meus netos também. Por tudo o que me têm ajudado ao longo da vida. Ninguém ganha sozinho, é impossível, dizer muito obrigado a todos os que nesta carreira de 40 anos trabalharam comigo, Estoril, Estrela, Porto, Sporting, Benfica, todos sem exceção, todos os adjuntos, staff, dirigentes, presidentes. Permitam ainda dar uma palavra, neste momento especial, a alguém que uma vez me disse que o cavalo só passa à porta uma vez e ou se monta ou não se monta, que é o meu grande amigo Jorge Nuno Pinto da Costa. O meu muito obrigado."
"Agradecer ao Fernando Gomes, que me deu oportunidade de durante 8 anos servir o meu país, muito obrigado. Depois, ao Pedro Proença, há muitos anos que nos conhecemos e respeitamos, como árbitro muitas vezes não concordei muito contigo, mas paciência [risos]. Mas pela pessoa que és, como amigos que somos. Dizer só mais uma coisa. Eu não ganhei nada mesmo. Quem ganhou fomos nós: foi Portugal e os portugueses. Estas vitórias são de Portugal e dos portugueses."
"É um privilégio para mim, enquanto presidente da Liga Portugal, homenagear, com esta gala, não só os melhores da época 2023/24, mas todos aqueles que ao longo dos anos contribuíram para o desenvolvimento do futebol português. Jogadores, treinadores, árbitros e dirigentes, que graças ao seu esforço e dedicação, fizeram com que o futebol fosse hoje visto como aquilo que é: tão grande como os maiores. Não se pode evoluir sem unir todos aqueles que compõem a comunidade do futebol português. E não se pode olhar para o futuro sem honrar o passado. É este o espírito da nova Liga Portugal. É este o espírito do Liga Portugal Awards", começou por dizer Pedro Proença, explicando a atribuição do prémio a Fernando Santos:
"Conduziu-nos a todos, e à nossa Seleção, ao momento mais alto da nossa história futebolística. Alguém que proporcionou aos adeptos portugueses a sua maior alegria desportiva, garantindo, com mérito, um lugar único na história do futebol português e que recebe, hoje, o reconhecimento de todos nós. O reconhecimento merecido. Alguém que deve servir de exemplo e inspiração para as gerações vindouras."
"Esta é uma equipa não só dos atuais membros da Direção, mas também daqueles que desde o início, estiveram, desde a primeira hora, a 17 de dezembro de 2011, quando tomámos posse. Por isso, um agradecimento muito especial, porque este prémio que me é atribuído é com eles partilhado. Sem esta equipa, não era possível fazer o que fizemos. Gostaria também de agradecer, de forma muito sentida, aos atletas e aos treinadores que durante estes 13 anos, ao serviço das seleções, do ponto de vista desportivo, de futsal, futebol de praia, futebol de onze, camadas jovens e futebol feminino. Conseguimos atingir patamares de excelência durante este percurso. Foram 12, 13 anos intensos, culminados com alguns títulos. Acima de tudo, com um crescimento assinalável nas mais diversas vertentes: duas vezes campeões da Europa de futsal e Mundial, campeão da Europa de futebol de onze, Liga das Nações, campeão europeu e mundial de futebol de praia", destacou o líder federativo, prosseguindo:
"Também é digno de realçar todo o apoio que tivemos dos elementos essenciais da base do nosso futebol, que são as Associações Distritais, os sócios da Federação Portuguesa de Futebol. Sem eles não teria sido possível, naturalmente, desenvolvermos tudo o que temos vindo a fazer. Também não posso deixar de reconhecer que desde a primeira hora e durante este tempo tivemos o cuidado de, para alcançar estes objetivos, trabalhar com todos. Com o futebol de base, as Associações, mas não podemos esquecer de forma alguma os clubes. São as células base do nosso futebol, e os seus dirigentes, muitos deles benévolos, que dedicam horas e horas da sua vida, da sua presença familiar. A todos eles, dirigentes e clubes, uma palavra de gratidão também. Parte deste prémio é também deles. Se ao longo destes 12 anos tivemos o cuidado de fazer o acompanhamento do desenvolvimento do futebol, e aquilo que fizemos de forma marcante no futebol feminino, com duas presenças no Europeu e uma num Mundial, também é justo dizê-lo que não esquecemos o futebol profissional", acrescentou.
E terminou: "Recordo-me quando deixei a Liga de Clubes, na transição para a Federação Portuguesa de Futebol, deixámos 3,5 milhões de euros em caixa e uma centralização de uma Taça da Liga, que distribuiu mais de 4 milhões de euros pelos clubes. Não quisemos deixar de acompanhar esse futebol profissional, que é um todo, e a importância de ter clubes sustentáveis. Ajudámos quando foi do totonegócio, quando no período crítico de 2014-15, em que a Liga estava numa situação deficitária, ajudámos com a introdução do VAR, subsidiando e investindo mais de 20 milhões de euros."
"Como não estou habituado a este tipo de prémios ou discursos, aproveitei as minhas sete horas de voo para escrever o meu discurso. Aproveitei as 7 horas de voo para escrever umas coisinhas. Agradecer ao Pedro e a toda a Liga. Dizer que é uma honra integrar projeto de embaixadores da Liga. Felicitar a Liga pelo trabalho na procura da alegria e união. A nossa capacidade organizativa é reconhecida. Sinto-me um homem e um profissional do Mundo, procurando divulgar e semear tudo o que de bom temos. Agradeço aos meus país, raízes de Viseu, e à minha mulher."
"Agradeço esta distinção, que penso que é dedicada a todos os treinadores portugueses, pelo ótimo trabalho que têm feito a nível nacional e internacional. Partilho com eles este prémio, todos os que trabalham no nosso país e sobretudo aos que se deslocam ao estrangeiro para desempenhar as suas funções."
"Agradecer à Liga e como presidente de um clube não podia estar mais realizado do que ao ouvir o que acabei de ouvir do meu treinador. É um clube reestruturado desde a base até ao topo da pirâmide. Estou feliz por dar estas condições aos treinadores e jogadores: dois títulos nos últimos quatro anos. O Sporting voltou a ocupar o seu devido lugar, que é estar na linha da frente do futebol português, lugar esse que esteve demasiados anos afastado. Estamos fortes, saudáveis e ambiciosos."
"O título foi brilhantemente conquistado pelo nosso treinador e pelos nossos jogadores. Batemos imensos recordes que ficam para a história. O marco desse campeonato foi quando jogámos na Luz e ao minuto 93 vencíamos esse jogo e estávamos com 6 pontos de avanço para o nosso rival. Esse jogo terminou com uma derrota e saímos no 2.º lugar. Sei que esse jogo esteve sempre presente na cabeça do nosso treinador e dos nossos jogadores. Também sei que começámos esta época por perder um título por culpa própria. Dizem que um leão ferido é mais perigoso, veremos."
Frederico Varandas sobe ao palco
"Achamos um pouco redutor, quando olhamos para o rendimento de uma equipa e é isso que estamos aqui a celebrar, geralmente ganha o melhor treinador quem vence o campeonato. O prémio não é só nosso, é do departamento de performance e médico liderado pelo Dr. João Pedro, é dos nossos roupeiros, do nosso team manager, que trata de toda a logística e isso faz a diferença quando se quer ganhar títulos. O nosso gabinete de observação que nos ajuda a preparar cada jogo e a melhorar a equipa taticamente. O nosso gabinete de apoio ao jogador, que os liberta de responsabilidades para se focarem no realmente interessa. O nosso departamento de scouting e basta olhar para o Victor [Gyökeres] e perceber o seu impacto no mundo de futebol. O gabinete de comunicação, porque era impossível sobreviver a um 4.º lugar e uma época desastrosa se não tivéssemos uma forma positiva de comunicar com os sócios e adeptos. Tiveram um impacto muito grande nossa última época."
"Por fim, agradecer a toda a formação, aos dirigentes e treinadores. Agradecer ao Hugo Viana, todos os treinadores deviam ter a sorte que eu tive de trabalhar com alguém como ele, não só pela competência, mas pela lealdade que ele tem junto dos treinadores. Por todas estas razões e pessoas, eu digo que hoje quem tiver a sorte de treinar o Sporting vai parecer muito melhor treinador."
"Quero agradecer-vos por todo o apoio da equipa, dos adeptos e do staff. O último ano foi fantástico e vamos ver se este ano conseguimos fazer ainda melhor."
O segredo da rápida adaptação?"O segredo é tentar ouvir o máximo possível o treinador e, depois, quando te sentes confortável na equipa, não podes pedir mais."
"Agradecer reconhecimento à Liga Portugal, que distingue evolução do futebol português nos últimos anos, todos reconhecemos que há muito caminho a percorrer. Tentamos aproximar cada vez mais perto dos adeptos do FC Porto, com mais iniciativas no dia a dia. Agradecimento especial ao Jorge Nuno Pinto da Costa, gostava de parabenizá-lo por tudo o que fez pelo FC Porto. Sinto-me honrado por poder elevar o seu legado para sempre no FC Porto. Peço uma salva de palmas para ele."
"Agradecer reconhecimento por esta conquista, conquista de troféu que SC Braga conquistou 3 vezes, mas são poucos, queremos mais. Quando esta prova, há uns anos falava-se que era de 2.º plano nas provas da Liga, é hoje de 1.º plano, todos os clubes que competem tentam com todas as forças vencê-la. Dizer que iremos continuar a abraçar com todas as forças e esta competição, é para continuar a honrar o passado dela e abrilhantar o futebol português."
"Boa noite a todos, agradeço desde já a Liga Portugal por esta homenagem e Eriksson. É um dia muito triste para nós, mas pela forma como representou sempre o futebol, creio que não marcou só a história do Benfica, mas do futebol português e do futebol mundial. Temos a certeza absoluta que ele nos leva no coração. Um abraço a toda a família do míster Eriksson.
"Em relação ao prémio, agradeço o reconhecimento ao futebol feminino do Benfica, é um projeto que abraçamos com todo o entusiasmo. Fizemos um ano histórico, com a conquista dos quatro troféus nacionais e a chegada aos quartos de final da Liga dos Campeões. É um projeto para continuar de forma sustentada, deforma a que possamos continuar para o crescimento da modalidade em Portugal. Temos feito por isso e apostado forte para que Portugal possa também ser uma potencia mundial."
Frederico Varandas, André Villas-Boas, Rui Costa e António Salvador na primeira fila. Presidentes de Sporting, FC Porto, Benfica e Sp. Braga, respetivamente, presentes na Alfândega do Porto para assistir à Liga Portugal Awards 2024.
António Miguel Cardoso (Presidente do V. Guimarães) e Fernando Gomes (Presidente da FPF) também estão presentes.
"É com enorme orgulho que recebo o prémio. Vinte e oito anos de carreira, 15 anos a representar o país além fronteiras, sempre com grande sonho presente, atingir os Jogos Olímpicos, sonho concretizado em 2020. Agradeço a todos. Falar de Pedro Proença, pela inspiração como árbitro e dirigente. Por todo o percurso, uma salva de palmas para o Pedro", disse o antigo árbitro internacional, que terminou a carreira este verão.
Prémio Futebol Que nos Une: As associações distritais e regionais.
Prémio Reconhecimento Internacional: European Leagues
Rui Costa recordou Sven-Göran Eriksson. Em declarações à BTV, antes do início da Liga Portugal Awards, que decorrerá esta segunda-feira na Alfândega do Porto, o presidente do Benfica lembrou o antigo treinador sueco que passou pelas águias e importância que este teve para a história do clube.
"É um dia muito triste para todos os benfiquistas. Quero desde já, desde aqui, mandar um forte abraço a toda a família do míster Eriksson e dizer-lhes que foi um orgulho enorme e será sempre um orgulho enorme termos tido na nossa casa um homem tão importante e tão bom quanto Sven-Göran Eriksson. Em boa hora, ainda conseguimos fazer-lhe uma homenagem sentida. Era uma boa que tinha o Benfica no coração e que levou o Benfica no coração. Em nome de todos os benfiquistas, um abraço a toda a família. É, de facto, um dia muito triste para todos nós, mas ao mesmo tempo de grande orgulho podermos ter tido na nossa história, um homem tão bom, um treinador tão bom mas, acima de tudo, um ser humano tão bom quanto Sven-Göran Eriksson", começou por dizer o presidente do Benfica.
E acrescentou: "Direi mais: ele não marcou só uma parte da história do Benfica, ele marcou também uma parte do futebol português e internacional. É um homem querido por todos os sítios onde passou, não só pelos clubes que representou, mas nos países em que trabalhou e isso mostra a qualidade humana que este senhor tinha. Eu tenho um carinho ainda mais especial porque foi ele que me colocou pela primeira vez a titular no Benfica e guardarei para sempre todos os ensinamentos que ele me deu. Tenho uma ligação pessoal muito forte a ele por isso mesmo, mas enquanto benfiquista estou no mesmo patamar de todos os benfiquistas, no sentido em que para nós era uma pessoa muito querido e que nos marcou muito."
Rui Costa revelou ainda que o Benfica fará nova homenagem ao antigo treinador. "Eriksson ficará sempre connosco, estará sempre connosco. É homem muito marcante na nossa história. Em boa hora conseguimos fazer-lhe uma homenagem digna de tudo o que foi para o nosso clube e com certeza que iremos fazer mais porque não é só um treinador que está na história do Benfica, é um homem que ficará eternamente na história do Benfica", terminou.
A gala Liga Portugal Awards arranca às 19 horas, mas na antecâmara do evento foram empossados os embaixadores da Liga, com reforços de verão nesta equipa.
Eis os novos embaixadores da Liga Portugal: André Almeida, Bruno Alves, Daniel Carriço, Maniche, Maxi Pereira, Nuno Assis, Beto Pimparel, Costinha, Dimas, Edinho, Kléber, Paulo Sousa, Quaresma, Sílvio, Silvestre Varela, Tarantini e Ukra.
Este elenco junta-se àquele que transita da época passada e que inclui: Alan, Beto, Chainho, Domingos Paciência, Fernando Meira, Helton, João Pinto, Jorge Andrade, Luís Boa Morte, Marco Caneira, Nelson Pereira, Nuno Capucho, Nuno Gomes, Nuno Valente, Paulo Futre, Quim, Ricardo Rocha e Simão Sabrosa.
Os elementos do grupo presentes subiram ao palco, na Alfândega do Porto, e o momento solene terminou com foto de família, inclusive com uma 'selfie'. André Almeida, Bruno Alves, Daniel Carriço, Maniche, Maxi Pereira e Nuno Assis, ausentes, deixaram uma mensagem em vídeo alusiva ao momento.
"Cada um dos nossos embaixadores tem uma força incrível junto dos adeptos. Por vezes, nem imaginamos o impacto que um gesto mais simples pode ter na vida de quem está mais vulnerável", resumiu Pedro Proença, presidente da Liga Portugal.
A Liga vai entregar 22 prémios ao longo da gala e é expectável que alguns deles sejam atribuídos ao Sporting e a protagonistas da equipa que se sagrou campeã em 2023/24, como Rúben Amorim e Viktor Gyökeres, que também marcarão presença no evento. O empresário Jorge Mendes e Artur Soares Dias, que recentemente concluiu a carreira de árbitro, são outras figuras aguardadas.
Além de Pedro Proença, anfitrião da noite, está confirmada a presença de Fernando Gomes, líder da FPF que receberá o prémio Mérito Desportivo, bem como de Frederico Varandas, Rui Costa, André Villas-Boas ou António Salvador, respetivamente presidentes de Sporting, Benfica, FC Porto e Sp. Braga.
Hoje não há qualquer jogo dos campeonatos profissionais, dia que a Liga Portugal reservou para a gala onde serão distinguidas as principais figuras da temporada passada, nas provas por si organizadas. A Liga perspetiva uma grande festa, que contará com a presença das principais figuras do futebol português, a começar pelos responsáveis máximos das maiores entidades.
A Alfândega do Porto vai receber mais de 500 convidados e a gala, que tem início previsto para as 19 horas, contará com a apresentação de Cristina Ferreira e Pedro Pinto.
Acompanhe todas as incidências deste evento através do site ou da aplicação de Record para dispositivos móveis.
Extremo da equipa B chamado por José Mourinho para o clássico do Dragão
Ribatejanos afundam ainda mais a formação avense
Empresário, de 51 anos, diz estar há 13 anos a trabalhar para ser presidente dos encarnados
A ambição no futebol marca o programa eleitoral
Organismos e emissários de clubes têm mantido negociações secretas e já existe uma base de entendimento
Ex-selecionador de Inglaterra continua a ser apontado ao lugar de Ruben Amorim
Portal 'The Athletic' falou com jogadores e um professor universitário para analisar a questão
Reduto do emblema alentejano está na 'short list' para o Europeu feminino de 2029