Lisboetas regressam ao principal escalão 14 anos depois; insulares descem após 38 épocas consecutivas na 1.ª Liga
O Estrela da Amadora garantiu a subida à Liga Bwin, na qual não estava desde 2008/09, ao vencer por 3-2 nos penáltis no reduto do Marítimo, depois de um desaire por 2-1 nos 120 minutos. Em encontro da segunda mão do playoff de acesso ao principal escalão, os insulares, que tinham perdido por 2-1 na Reboleira, empataram a eliminatória com um tento de Chucho Ramírez, aos 90'+6 minutos, depois de Xadas dar uma primeira vantagem aos locais, aos 18', e Miguel Lopes restabelecer a igualdade, aos 26'.
Nos penáltis, Jean Filipe, Mansur e Vitó marcaram para o Estrela, e só Aloísio falhou, enquanto, pelos insulares, Cláudio Winck e André Vidigal acertaram, enquanto Diogo Mendes, Chuchu Ramírez e Félix Correia não o conseguiram.
O Marítimo, que estava entre os 'grandes' ininterruptamente desde 1985/86, somando 38 presenças consecutivas, disputou o play-off de acesso à divisão principal ao acabar a I Liga no 16.º lugar e o Estrela da Amadora por ter conseguido o terceiro lugar na II Liga.
2-3: Félix Correia acerta na trave e coloca o Estrela na 1.ª Liga 14 anos depois! Marítimo desce à 2.ª divisão após 38 épocas consecutivas no principal escalão do futebol português.
2-3: Vitó atira colocado e Estrela está novamente na frente. Marítimo não pode falhar, senão fica desde já relegado à 2.ª Liga.
2-2: Chuchu Ramírez não faz melhor e remata à figura de Brígido, que defende assim o primeiro penálti da noite. Marítimo já desperdiçou dois pontapés.
2-2: Aloísio acerta com estrondo na trave! Estrela também falha um penálti.
2-2: Vidigal marca... e agarra-se à coxa. O avançado do Marítimo está com muitas queixas físicas, sentimento partilhado por muitos jogadores.
1-2: Mansur marca e coloca o Estrela em vantagem. A bola ainda embateu no poste esquerdo antes de entrar.
1-1: Diogo Mendes falhou. O jogador do Marítimo não acertou na baliza.
1-1: Jean Felipe também marca para o Estrela!
1-0: Cláudio Winck foi o primeiro jogador a ser chamado a converter e não falhou!
120' - Está terminado o prolongamento! Último lugar de acesso à Liga Bwin vai ser decidido nos penáltis.
118' - Estamos a dois minutos de o jogo seguir para os penáltis.
117' - Marítimo continua mais perto do golo.
112' - Remate de longe de Edgar Costa sai à figura de Brígido.
110' - Félix Correia serviu Vítor Costa no interior da grande área do Estrela, com o remate do lateral-esquerdo a ir na direção da malha lateral da baliza adversária. Brígido ainda se fez ao lance, mas não tocou no esférico.
105' - Começa a 2.ª parte do prolongamento (2-1, 3-3 no agregado).
105'+1 - Momento de grande confusão na grande área do Marítimo no final da primeira parte do prolongamento. Estrela ameaçou o golo em duas tentativas de remate. Árbitro João Pinheiro espera pelo VAR para saber se existe falta para penálti no interior da área do Marítimo. Entretanto, o árbitro recebe a indicação que não existe qualquer infração para penálti.
105' - Vai ser jogado mais um minuto na primeira parte do prolongamento, antes de as equipas trocarem de lados no campo.
103' - Bruno Brígido 'salva' o Estrela de sofrer o 3-1 com uma grande defesa! Chuchu subiu nas alturas e cabeceou com força na direção da baliza do Estrela. Brígido brilhou com grandes reflexos.
102' - Cruzamento de Cláudio Winck obriga Mansur a fazer corte arriscado. A bola não sai muito distante do poste esquerdo da baliza do Estrela. Marítimo ligeiramente por cima na partida neste momento.
100' - Bruno Xadas receciona de calcanhar, ajeita para o pé esquerdo e atira contra a muralha defensiva do Estrela da Amadora. A bola chegou com pouca força às mãos de Brígido, que facilmente agarrou o esférico junto ao relvado.
99' - Equilíbrio nos primeiros minutos da primeira parte do prolongamento.
90' - Já se joga o prolongamento (2-1, 3-3 agregado).
90'+9 - Estrela esteve a três minutos de garantir a subida de divisão no período regulamentar, mas um golo de Chuchu Ramírez levou tudo para o prolongamento. Teremos mais 30 minutos de futebol na Madeira!
90'+5 - GOLO DO MARÍTIMO, 2-1. Chuchu Ramírez faz o golo já no período de descontos e pode levar o playoff para o prolongamento.
90'+3 - Marítimo procura a baliza do Estrela de todas as formas possíveis. Formação da Amadora passa agora por um período de grande sofrimento.
90' - Vão ser jogados mais nove minutos de tempo de compensação.
89' - Chuchu Ramírez cabeceia para grande defesa de Brígido. Momento de grande perigo junto à baliza do Estrela da Amadora.
88' - Livre lateral para o Marítimo. Lance pode levar algum perigo para a baliza do Estrela.
86' - José Gomes e Sérgio Vieira desentendem-se fora das quatro linhas. Sérgio Vieira simulou que ia entregar a bola a Cláudio Winck e deixou passar. Entretanto, o árbitro veio até ao banco do Estrela para expulsar o treinador Sérgio Vieira. A indicação terá surgido via comunicação entre o quarto árbitro e o juiz do encontro.
85' - Moisés encontrou espaço e rematou desde muito longe... mas muito torto. Marítimo perde a posse de bola e mais uma oportunidade para tentar criar perigo junto da baliza do Estrela da Amadora.
84' - Félix Correia tem sido o jogador mais inconformado do lado maritimista. O extremo tem procurado perfurar a defesa adversária com jogadas desde a esquerda, mas o Estrela mostra-se defensivamente coeso.
81' - Marítimo tenta o tudo por tudo em busca do resultado que lhe permita evitar a descida de divisão.
76' - Riascos entrou aos 60' e saiu... aos 76' para dar lugar a Edgar Costa. Jogador do Marítimo sai com queixas físicas.
73' - Livre lateral para o Estrela, após uma boa triangulação da formação da Amadora. Moisés acaba por ver o cartão amarelo na sequência da falta. Jean Felipe cobrou a bola parada de forma direta, sem perigo para a baliza do Marítimo.
72' - Sérgio Vieira promove mais uma alteração no Estrela. Ronald Pereira dá lugar a Hevertton Santos.
64' - Jogadores, banco e adeptos do Marítimo pedem penálti de Paulinho sobre João Reis. Árbitro manda jogar. O lateral do Marítimo terá de sair de campo, uma vez que está a sangrar na sequência do choque com o adversário.
62' - Já são conhecidos os números oficiais referente aos espectadores presentes nos Barreiros: estão presentes 9.338 adeptos nas bancadas do estádio do Marítimo.
60' - Alterações no Estrela: Saem Régis e Guzmán para as entradas de Aloísio e Kikas.
59' - Sérgio Vieira responde e também se prepara para lançar dois jogadores em campo. Entretanto, saem Geny Catamo e Val Soares no Marítimo. Entram Riascos e Cláudio Winck, como já tínhamos dado conta.
57' - Marítimo prepara-se para fazer dupla alteração. Riascos e Winck são os homens que vão ser lançados por José Gomes.
56' - Jogo por momentos interrompido para ser concertado um buraco no relvado no interior da grande área do Estrela.
55' - Bola de Geny Catamo ao poste da baliza do Estrela da Amadora. Marítimo muito perto de colocar-se na frente do marcador.
54' - Combinação entre Vítor Costa e Félix Correia resulta em mais uma situação de perigo para o Marítimo. Valeu Vitó a dar o corpo às balas e a desviar a bola para fora das quatro linhas.
53' - Marcelo Carné consegue sacudir livre de Jean Felipe para fora.
45' - Recomeça a partida na Madeira (1-1, 2.ª parte).
45'+3 - Chegamos ao intervalo na Madeira, com o empate a prevalecer no marcador.
45' - Vão ser jogados mais três minutos de compensação nesta primeira parte.
39' - VAR invalida o golo de Vidigal, que colocaria o Marítimo na frente do marcador, por fora de jogo. As imagens mostram que o avançado dos insulares estava 8cm adiantado em relação ao último defesa do Estrela da Amadora.
34' - Marítimo procura adiantar-se novamente no marcador e empatar a eliminatória, que neste momento está favorável à formação de Lisboa.
28' - Remate de Félix Correia não sai muito longe.
25' - GOLO DO ESTRELA DA AMADORA, 1-1. Miguel Lopes marca e coloca o Estrela da Amadora novamente na frente da eliminatória. O experiente lateral aproveitou uma bola perdida na grande área maritimista, na sequência do pontapé de canto, e rematou com toda a força para o fundo das redes.
25' - Vítor Costa cruza para o coração da área do Estrela da Amadora, mas Miguel Lopes conseguiu atrapalhar a finalização de Vidigal. Marítimo com grande oportunidade para aumentar a vantagem no marcador.
24' - Corte importante de Zainadine a impedir progressão de Ronaldo já no interior da grande área do Marítimo.
21' - Lance com algum perigo para o Estrela da Amadora. Livre ainda longe da baliza do Marítimo, com o cabeceamento de Gaspar a sair torto e diretamente para fora.
18' - GOLO DO MARÍTIMO, 1-0. Bruno Xadas abre o marcador na Madeira e empata a eliminatória.
12' - Félix Correia com oportunidade de ouro para abrir o marcador na Madeira. O remate saiu ligeiramente ao lado do poste esquerdo da baliza do Estrela.
1' - Arranca a partida na Madeira (0-0, 1.ª parte).
ONZE DO MARÍTIMO: Marcelo Carné; Paulinho, Zainadine, Moisés Mosquera e Vítor Costa; Val Soares, Diogo Mendes, Félix Correia, Geny Catamo e Bruno Xadas. Vidigal.
Suplentes: Makaridze, Cláudio Winck, Beltrame, Chuchu Ramírez, Edgar Costa, René Santos, João Afonso, Brayan Riascos e China.
ONZE DO ESTRELA DA AMADORA: Brígido; Miguel Lopes, Gaspar e Mansur; Jean Felipe, Vitó, Guzmán e João Reis; Ronald, Régis e Ronaldo.
Suplentes: António Filipe, Aloísio, Balbúrdia, João Silva, Diogo Salomão, Hevertton, Kikas, Rui Correia e Erivaldo Almeida.
Marítimo e Estrela da Amadora decidem este domingo qual das duas equipas irá disputar a Liga Bwin 2023/24, no duelo da segunda mão do playoff de permanência/subida do principal escalão do futebol português. A formação de Lisboa está na frente da eliminatória, depois de ter vencido por 2-1 na primeira mão, disputada na Reboleira.
Todo o clube vive dias de descontentamento face à série sem vitórias, mas vem aí um duro ciclo
Está em dúvida para o E. Amadora
Castigo do médio abre caminho a mudança no meio-campo habitual
Extremo saiu lesionado no jogo com o Alverca e vai ser reavaliado
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Lateral Stefan Lainer aborda momento atual da equipa, que vem de um empate e duas derrotas
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele