Lisboetas regressam ao principal escalão 14 anos depois; insulares descem após 38 épocas consecutivas na 1.ª Liga
O Estrela da Amadora garantiu a subida à Liga Bwin, na qual não estava desde 2008/09, ao vencer por 3-2 nos penáltis no reduto do Marítimo, depois de um desaire por 2-1 nos 120 minutos. Em encontro da segunda mão do playoff de acesso ao principal escalão, os insulares, que tinham perdido por 2-1 na Reboleira, empataram a eliminatória com um tento de Chucho Ramírez, aos 90'+6 minutos, depois de Xadas dar uma primeira vantagem aos locais, aos 18', e Miguel Lopes restabelecer a igualdade, aos 26'.
Nos penáltis, Jean Filipe, Mansur e Vitó marcaram para o Estrela, e só Aloísio falhou, enquanto, pelos insulares, Cláudio Winck e André Vidigal acertaram, enquanto Diogo Mendes, Chuchu Ramírez e Félix Correia não o conseguiram.
O Marítimo, que estava entre os 'grandes' ininterruptamente desde 1985/86, somando 38 presenças consecutivas, disputou o play-off de acesso à divisão principal ao acabar a I Liga no 16.º lugar e o Estrela da Amadora por ter conseguido o terceiro lugar na II Liga.
2-3: Félix Correia acerta na trave e coloca o Estrela na 1.ª Liga 14 anos depois! Marítimo desce à 2.ª divisão após 38 épocas consecutivas no principal escalão do futebol português.
2-3: Vitó atira colocado e Estrela está novamente na frente. Marítimo não pode falhar, senão fica desde já relegado à 2.ª Liga.
2-2: Chuchu Ramírez não faz melhor e remata à figura de Brígido, que defende assim o primeiro penálti da noite. Marítimo já desperdiçou dois pontapés.
2-2: Aloísio acerta com estrondo na trave! Estrela também falha um penálti.
2-2: Vidigal marca... e agarra-se à coxa. O avançado do Marítimo está com muitas queixas físicas, sentimento partilhado por muitos jogadores.
1-2: Mansur marca e coloca o Estrela em vantagem. A bola ainda embateu no poste esquerdo antes de entrar.
1-1: Diogo Mendes falhou. O jogador do Marítimo não acertou na baliza.
1-1: Jean Felipe também marca para o Estrela!
1-0: Cláudio Winck foi o primeiro jogador a ser chamado a converter e não falhou!
120' - Está terminado o prolongamento! Último lugar de acesso à Liga Bwin vai ser decidido nos penáltis.
118' - Estamos a dois minutos de o jogo seguir para os penáltis.
117' - Marítimo continua mais perto do golo.
112' - Remate de longe de Edgar Costa sai à figura de Brígido.
110' - Félix Correia serviu Vítor Costa no interior da grande área do Estrela, com o remate do lateral-esquerdo a ir na direção da malha lateral da baliza adversária. Brígido ainda se fez ao lance, mas não tocou no esférico.
105' - Começa a 2.ª parte do prolongamento (2-1, 3-3 no agregado).
105'+1 - Momento de grande confusão na grande área do Marítimo no final da primeira parte do prolongamento. Estrela ameaçou o golo em duas tentativas de remate. Árbitro João Pinheiro espera pelo VAR para saber se existe falta para penálti no interior da área do Marítimo. Entretanto, o árbitro recebe a indicação que não existe qualquer infração para penálti.
105' - Vai ser jogado mais um minuto na primeira parte do prolongamento, antes de as equipas trocarem de lados no campo.
103' - Bruno Brígido 'salva' o Estrela de sofrer o 3-1 com uma grande defesa! Chuchu subiu nas alturas e cabeceou com força na direção da baliza do Estrela. Brígido brilhou com grandes reflexos.
102' - Cruzamento de Cláudio Winck obriga Mansur a fazer corte arriscado. A bola não sai muito distante do poste esquerdo da baliza do Estrela. Marítimo ligeiramente por cima na partida neste momento.
100' - Bruno Xadas receciona de calcanhar, ajeita para o pé esquerdo e atira contra a muralha defensiva do Estrela da Amadora. A bola chegou com pouca força às mãos de Brígido, que facilmente agarrou o esférico junto ao relvado.
99' - Equilíbrio nos primeiros minutos da primeira parte do prolongamento.
90' - Já se joga o prolongamento (2-1, 3-3 agregado).
90'+9 - Estrela esteve a três minutos de garantir a subida de divisão no período regulamentar, mas um golo de Chuchu Ramírez levou tudo para o prolongamento. Teremos mais 30 minutos de futebol na Madeira!
90'+5 - GOLO DO MARÍTIMO, 2-1. Chuchu Ramírez faz o golo já no período de descontos e pode levar o playoff para o prolongamento.
90'+3 - Marítimo procura a baliza do Estrela de todas as formas possíveis. Formação da Amadora passa agora por um período de grande sofrimento.
90' - Vão ser jogados mais nove minutos de tempo de compensação.
89' - Chuchu Ramírez cabeceia para grande defesa de Brígido. Momento de grande perigo junto à baliza do Estrela da Amadora.
88' - Livre lateral para o Marítimo. Lance pode levar algum perigo para a baliza do Estrela.
86' - José Gomes e Sérgio Vieira desentendem-se fora das quatro linhas. Sérgio Vieira simulou que ia entregar a bola a Cláudio Winck e deixou passar. Entretanto, o árbitro veio até ao banco do Estrela para expulsar o treinador Sérgio Vieira. A indicação terá surgido via comunicação entre o quarto árbitro e o juiz do encontro.
85' - Moisés encontrou espaço e rematou desde muito longe... mas muito torto. Marítimo perde a posse de bola e mais uma oportunidade para tentar criar perigo junto da baliza do Estrela da Amadora.
84' - Félix Correia tem sido o jogador mais inconformado do lado maritimista. O extremo tem procurado perfurar a defesa adversária com jogadas desde a esquerda, mas o Estrela mostra-se defensivamente coeso.
81' - Marítimo tenta o tudo por tudo em busca do resultado que lhe permita evitar a descida de divisão.
76' - Riascos entrou aos 60' e saiu... aos 76' para dar lugar a Edgar Costa. Jogador do Marítimo sai com queixas físicas.
73' - Livre lateral para o Estrela, após uma boa triangulação da formação da Amadora. Moisés acaba por ver o cartão amarelo na sequência da falta. Jean Felipe cobrou a bola parada de forma direta, sem perigo para a baliza do Marítimo.
72' - Sérgio Vieira promove mais uma alteração no Estrela. Ronald Pereira dá lugar a Hevertton Santos.
64' - Jogadores, banco e adeptos do Marítimo pedem penálti de Paulinho sobre João Reis. Árbitro manda jogar. O lateral do Marítimo terá de sair de campo, uma vez que está a sangrar na sequência do choque com o adversário.
62' - Já são conhecidos os números oficiais referente aos espectadores presentes nos Barreiros: estão presentes 9.338 adeptos nas bancadas do estádio do Marítimo.
60' - Alterações no Estrela: Saem Régis e Guzmán para as entradas de Aloísio e Kikas.
59' - Sérgio Vieira responde e também se prepara para lançar dois jogadores em campo. Entretanto, saem Geny Catamo e Val Soares no Marítimo. Entram Riascos e Cláudio Winck, como já tínhamos dado conta.
57' - Marítimo prepara-se para fazer dupla alteração. Riascos e Winck são os homens que vão ser lançados por José Gomes.
56' - Jogo por momentos interrompido para ser concertado um buraco no relvado no interior da grande área do Estrela.
55' - Bola de Geny Catamo ao poste da baliza do Estrela da Amadora. Marítimo muito perto de colocar-se na frente do marcador.
54' - Combinação entre Vítor Costa e Félix Correia resulta em mais uma situação de perigo para o Marítimo. Valeu Vitó a dar o corpo às balas e a desviar a bola para fora das quatro linhas.
53' - Marcelo Carné consegue sacudir livre de Jean Felipe para fora.
45' - Recomeça a partida na Madeira (1-1, 2.ª parte).
45'+3 - Chegamos ao intervalo na Madeira, com o empate a prevalecer no marcador.
45' - Vão ser jogados mais três minutos de compensação nesta primeira parte.
39' - VAR invalida o golo de Vidigal, que colocaria o Marítimo na frente do marcador, por fora de jogo. As imagens mostram que o avançado dos insulares estava 8cm adiantado em relação ao último defesa do Estrela da Amadora.
34' - Marítimo procura adiantar-se novamente no marcador e empatar a eliminatória, que neste momento está favorável à formação de Lisboa.
28' - Remate de Félix Correia não sai muito longe.
25' - GOLO DO ESTRELA DA AMADORA, 1-1. Miguel Lopes marca e coloca o Estrela da Amadora novamente na frente da eliminatória. O experiente lateral aproveitou uma bola perdida na grande área maritimista, na sequência do pontapé de canto, e rematou com toda a força para o fundo das redes.
25' - Vítor Costa cruza para o coração da área do Estrela da Amadora, mas Miguel Lopes conseguiu atrapalhar a finalização de Vidigal. Marítimo com grande oportunidade para aumentar a vantagem no marcador.
24' - Corte importante de Zainadine a impedir progressão de Ronaldo já no interior da grande área do Marítimo.
21' - Lance com algum perigo para o Estrela da Amadora. Livre ainda longe da baliza do Marítimo, com o cabeceamento de Gaspar a sair torto e diretamente para fora.
18' - GOLO DO MARÍTIMO, 1-0. Bruno Xadas abre o marcador na Madeira e empata a eliminatória.
12' - Félix Correia com oportunidade de ouro para abrir o marcador na Madeira. O remate saiu ligeiramente ao lado do poste esquerdo da baliza do Estrela.
1' - Arranca a partida na Madeira (0-0, 1.ª parte).
ONZE DO MARÍTIMO: Marcelo Carné; Paulinho, Zainadine, Moisés Mosquera e Vítor Costa; Val Soares, Diogo Mendes, Félix Correia, Geny Catamo e Bruno Xadas. Vidigal.
Suplentes: Makaridze, Cláudio Winck, Beltrame, Chuchu Ramírez, Edgar Costa, René Santos, João Afonso, Brayan Riascos e China.
ONZE DO ESTRELA DA AMADORA: Brígido; Miguel Lopes, Gaspar e Mansur; Jean Felipe, Vitó, Guzmán e João Reis; Ronald, Régis e Ronaldo.
Suplentes: António Filipe, Aloísio, Balbúrdia, João Silva, Diogo Salomão, Hevertton, Kikas, Rui Correia e Erivaldo Almeida.
Marítimo e Estrela da Amadora decidem este domingo qual das duas equipas irá disputar a Liga Bwin 2023/24, no duelo da segunda mão do playoff de permanência/subida do principal escalão do futebol português. A formação de Lisboa está na frente da eliminatória, depois de ter vencido por 2-1 na primeira mão, disputada na Reboleira.
Com Trincão recuperado e certo no onze, o Sporting deve apresentar algumas alterações
Marcelo e Maracás regressam frente ao Benfica
Vitorianos ficam com a maior fatia, de 4.910 euros
Kristian Bereit anunciou nas redes sociais que irá representar o médio do FC Porto a partir de 2026
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam