Toni e Jaime Pacheco analisam para Record os lances de maior polémica no clássico da Luz, onde o Benfica venceu por 2-0...
Toni e Jaime Pacheco analisam para Record os lances de maior polémica no clássico da Luz, onde o Benfica venceu por 2-0...
45'+1 - Licá cruza para Jackson desperdiçar ocasião para empatar. Estaria deslocado? O árbitro nada assinalou.
Relacionadas
Toni: «Há fora-de-jogo»
O Jackson Martínez estava em posição irregular no momento em que Licá faz o cruzamento. Na altura do lance propriamente dito já tinha ficado com essa ideia. Posteriormente dissipei todas as dúvidas quando vi a repetição na televisão. Em resumo, há fora-de-jogo do avançado do FC Porto.
Jaime Pacheco: «Sem certezas»
Não consigo ter certezas em relação ao lance, uma vez que me encontrava exatamente atrás da baliza. Se estivesse numa posição mais lateral, estaria mais apto a comentar o lance. Desta forma, estou limitado. Pode ter existido infração, mas o lance é rápido e não posso dizer que o ponta-de-lança do FC Porto estava deslocado.
Sentença Record: Deslocado
O ponta-de-lança colombiano do FC Porto está claramente adiantado em relação ao último jogador encarnado no momento em que Licá efetua o cruzamento para a zona de remate. Caso Jackson Martínez tivesse marcado, o resultado podia ter sido desvirtuado nesse preciso momento.
51' - Matic cabeceia de forma muito perigosa na sequência de um canto. A bola bate na mão de Mangala. É penálti?
Toni - «Passível de falta»
É um lance passível de falta para grande penalidade, que o árbitro Artur Soares Dias não assinalou. Não é a questão da intencionalidade do Mangala, mas sim a forma como a bola bate na mão do defesa-central do FC Porto, que anula uma jogada muito perigosa para a baliza de Helton.
Jaime Pacheco: «Admito mão»
Desta vez estava de novo mal colocado, mas é possível que Mangala tenha cometido falta ao cortar a bola com a mão. Além disso, as televisões que estavam montadas no Estádio da Luz mostraram que o lance era merecedor de grande penalidade a favor do Benfica. Admito a falta.
Record: Grande penalidade
Um erro grave de Artur Soares Dias na partida de ontem. A forma como Mangala interceta com a mão o cabeceamento de Matic não deixa qualquer tipo de dúvidas quanto à intencionalidade do defesa-central francês. Uma grande penalidade que ficou por assinalar.
55' - Jackson empurra Maxi Pereira junto à linha lateral. Viu, em consequência disso, o cartão amarelo. Merecia ser expulso?
Toni: «Aceito o amarelo»
Há uma atitude irrefletida do Jackson Martínez ao empurrar o Maxi Pereira. Talvez tivesse merecido ver um cartão com outra cor, mas tratou-se de um lance no período mais negro da partida e, nessa medida, acabo por concordar e aceitar a mostragem do cartão amarelo ao jogador do FC Porto.
Jaime Pacheco: «Decisão justa»
É justo o cartão amarelo a Jackson. É verdade que existiu um empurrão ao Maxi Pereira, mas não foi de forma nenhuma uma atitude agressiva para com o jogador do Benfica. Considero que Artur Soares Dias agiu bem em termos disciplinares e tomou a decisão mais justa.
Record: Expulsão
Erro do árbitro portuense no clássico. Independentemente da agressividade com que Jackson empurrou Maxi Pereira e do calor do próprio jogo, a verdade é que existiu uma agressão e, de acordo com a lei, é punida com expulsão. O árbitro ficou-se pelo cartão amarelo.
57' - Quaresma sofreu falta a meio-campo, mas conseguiu desmarcar Jackson. O árbitro interrompeu o jogo. Fez bem?
Toni: «Mal interrompido»
Considero que o jogo foi mal interrompido pelo árbitro. O lance não devia ter sido cortado. Não sei se o Jackson Martínez estaria em posição irregular, mas o mais certo seria deixar seguir a partida e agir apenas posteriormente, isto é, quando o jogo tivesse um momento de paragem. Seria mais acertado.
Jaime Pacheco: «Árbitro errou»
Árbitro não tomou uma boa decisão neste lance. Podia muito bem ter deixado seguir o jogo e agir disciplinarmente depois. O Jackson não estava em posição de fora-de-jogo e podia ter marcado na sequência da jogada. Este tipo de lances acontecem muitas vezes e, neste caso, o árbitro errou.
Record: Precipitação
Benefício do infrator. Quaresma sofreu falta a meio-campo, mas conseguiu fazer um passe a desmarcar Jackson que, em posição regular e bem desmarcado, podia eventualmente ter marcado. Artur Soares Dias precipitou-se ao interromper a partida para agir disciplinarmente.
74' - Incursão de Quaresma, que disputa a bola com Garay na grande área encarnada. Há razão para grande penalidade?
Toni: «Não há penálti»
Comecei por ficar com algumas dúvidas sobre o lance, isto é, sobre a disputa de bola entre Garay e Quaresma, mas a verdade é que dissipei todas as incertezas quando vi a repetição da jogada na televisão. Não há penálti sobre o extremo do FC Porto. Artur Soares Dias acabou por decidir bem, pois não há penálti.
Jaime Pacheco: «Sem infração»
Não há lugar à marcação de grande penalidade neste lance. Garay e Quaresma estão a disputar a bola sem ter existido infração do defesa-central do Benfica. O árbitro ajuizou bem ao nada assinalar, uma vez que se tratou de uma disputa normal de bola que, por acaso, aconteceu dentro da área do Benfica.
Record: Empurrado
Quaresma fez uma incursão e ganhou a frente a Garay. Este não desistiu, mas acabou por ver-se obrigado a empurrar o jogador do FC Porto dentro da grande área. Havia razão para assinalar o castigo máximo a favor da equipa visitante. Mais um erro de Artur Soares Dias...
74' - Danilo é expulso após ver o segundo amarelo por alegada simulação dentro da área do Benfica. Decisão acertada?
Toni: «Sem razão»
Nem há razão para grande penalidade nem Danilo simulou qualquer falta perante a pressão exercida por Garay. É esta a apreciação que faço do lance em que o jogador do FC Porto acabou por receber ordem de expulsão. Em consequência, considero que Danilo foi expulso sem razão.
Jaime Pacheco: «Dualidade»
Não existiu grande penalidade, mas sim uma grande dualidade de critérios na exibição do cartão amarelo a Danilo, neste caso, o segundo. Isto porque pouco depois e na grande área do FC Porto, Artur Soares Dias não agiu da mesma forma com Siqueira, que também simulou uma falta.
Record: Mal
A exibição do segundo amarelo a Danilo foi apenas mais uma má decisão do árbitro. É claro que não havia razão para assinalar grande penalidade, mas a verdade é que os contactos são naturais na disputa dos lances. Foi isso que aconteceu e Danilo caiu sem simulação.
Candidato à presidência do Benfica aponta ausência de mecanismos que previnam conflitos de interesses
Saída de Roger para o Al Ittihad oficializada esta sexta-feira
Paragem no campeonato aproveitado pelo técnico João Pereira para limar arestas
Neste período há ainda um FC Porto-Benfica, na 8.ª ronda
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes