Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Treinador português abordou Sporting-Benfica de domingo e destacou ainda o aumento da competitividade na Liga Bwin
Seguir Autor:
O treinador Pedro Martins salientou esta quinta-feira a maior competitividade existente atualmente na Liga Bwin, assente na luta pelo título e pela Europa, ainda por definir a duas jornadas do término do campeonato.
"Não é normal chegarmos a esta fase do campeonato e ainda não estar atribuído, por exemplo, o título de campeão. Não se passa em praticamente nenhum campeonato do mundo. Demonstra que há uma enorme competitividade e é saudável, em muitos momentos os campeonatos em Portugal não têm esta competitividade. De ano para ano dizemos que estamos a perder qualidade, mas, no final de cada época, vemos as equipas muito melhores, bem preparadas e de novo no mercado internacional a vender jogadores", salientou o técnico, à margem da conferência 2Build, numa unidade hoteleira de Cascais.
Relacionadas
Atualmente a orientar o Al-Gharafa, do Qatar, Pedro Martins antecipou o dérbi lisboeta da 33.ª e penúltima jornada da Liga Bwin, na qual o Benfica pode celebrar o título nacional em caso de triunfo no reduto do rival Sporting, que ocupa o quarto lugar na tabela classificativa.
"Um dérbi é sempre um jogo muito especial, independentemente da classificação. São jogos em que todos os intervenientes querem participar e tem uma envolvência muito grande para o extrerior. São jogos extraordinários, que alimentam esta modalidade tão apaixonante", frisou o treinador, que, enquanto jogador, esteve três épocas nos leões, entre 1995 e 1998.
Desta forma, Pedro Martins espera, acima de tudo, "um bom jogo e espetáculo" no Estádio José Alvalade, com "duas equipas a lutar pela vitória", considerando que o Benfica entrará na partida com maior pressão, dado o caráter decisivo que uma vitória acarreta para o título nacional.
"Estão reunidas todas as condições para ser um bom espetáculo. Vai ser um bom jogo, com dois técnicos de grande qualidade, de certeza com estratégias bem definidas para o jogo e processos de jogo também bem definidos. Antevejo um bom jogo", expressou.
O impacto imediato do treinador alemão Roger Schmidt no Benfica surpreendeu Pedro Martins: "Ter metido a equipa a jogar tão bem e durante tanto tempo é extremamente positivo. Não estava à espera que o Benfica aparecesse num momento de forma tão forte desde o início. Teve resultados menos positivos com FC Porto e Inter Milão, quebrou um pouco, mas voltou ao nível e mostrou todo o ano uma consistência muito grande".
Depois de Marítimo, Rio Ave e Vitória de Guimarães, em Portugal, e do Olympiacos, na Grécia, a experiência de Pedro Martins no Qatar, ao serviço do Al-Gharafa, tem sido assente num plano a "médio/longo prazo", num "projeto muito bom" inserido na evolução do futebol qatari.
"O Qatar vai ter um campeonato muito interessante no futuro. É nesse sentido que nós estamos a trabalhar. Estamos a fazer um trabalho muito interessante, num clube que já foi líder no país e queremos recuperar esse estatuto entretanto perdido. Foram dados os primeiros passos e acredito que o futuro do Al-Gharafa será interessante", ressalvou.
O Al-Gharafa concluiu o campeonato na sexta posição, com 32 pontos, com o Al-Duhail a sagrar-se campeão, com 51, e Pedro Martins perspetivou que o Qatar, como a Arábia Saudita, irá ter uma "preponderância futebolística muito grande a nível internacional".
"Querem implementar uma gestão muito idêntica à da NBA, nos Estados Unidos. Há, neste momento, muito bons jogadores no Qatar. Os profissionais que se contratam são jogadores de primeira linha e há um foco muito virado para o jogador qatari, para a sua evolução e crescimento. Por isso é que estão a contratar bons profissionais, de forma a potenciar o campeonato", disse o técnico, de 52 anos, natural de Santa Maria da Feira.
A conferência 2Build, que liga o mundo empresarial ao do desporto, foi organizada por uma empresa de consultoria financeira e de comunicação, numa unidade hoteleira no concelho de Cascais, num evento que contou com 118 oradores anunciados, distribuídos por três palcos, para além de 400 convidados.
Central do Sporting sentiu um desconforto muscular na véspera e não saiu do banco
Data estabelecida em dezembro
Fábio Micael vai ficar em prisão preventiva
Treinador apanhou o 'comboio em andamento' em 2023 e estreou-se com série de três vitórias
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador português 'apanhado' no Aeroporto Humberto Delgado
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador está a ser associado em Inglaterra à sucessão de José Mourinho no Benfica