Termina a gala Liga Portugal Awards
Já chegou ao fim a gala Liga Portugal Awards, cerimónia que arrancou às 19h30 e que decorreu na Alfândega do Porto.
Nuno Santos (Sporting) foi o primeiro vencedor da tarde, ao ser distinguido com o prémio 'Melhor Golo' da Liga Portugal Bwin 2022/23, um remate de 'letra' na vitória por 3-0 do Sporting sobre o Boavista, na 24.ª jornada da prova.
Iván Jaime, extremo espanhol que neste mercado de transferências mudou-se do Famalicão para o FC Porto, foi o segundo a subir ao palco para receber a distinção de Melhor Jovem do Ano.
Seguiu-se o prémio 'Melhor Treinador' ou 'Treinador do Ano', entregue a Roger Schmidt, treinador alemão que levou o Benfica à conquista do seu 38.º título nacional. O técnico não marcou presença na gala no Porto, mas prestou uma curta declaração através de uma videochamada em direto.
Quem também não esteve presente foi Otávio. O médio internacional português, que se encontra ao serviço da Seleção Nacional, recebeu o prémio 'Jogador do Ano' na Liga Portugal Awards. Em declarações via vídeo, o centro-campista, que neste verão trocou o FC Porto pelos sauditas do Al Nassr, não deixou de agradecer ao seu antigo clube.
Rui Costa, presidente do Benfica, foi a próxima personalidade a subir ao palco. O presidente do Benfica recebeu o 'Prémio Campeão', relativamente ao título conquistado pelo Benfica em 2022/23, e assumiu a vontade de voltar para receber nova distinção na próxima época.
António Simões, Manuel Fernandes e António Oliveira, lendas de Benfica, Sporting e FC Porto, foram também distinguidos pela Liga Portugal, como Senadores da Fundação do Futebol.
O 'Prémio Mérito' vai diretamente para o Brasil, mais concretamente para Abel Ferreira, treinador português do Palmeiras. Contudo, devido a um problema familiar do técnico, foi Domingos Paciência, vice-presidente da Associação Nacional dos Treinadores de Futebol (ANTF) quem subiu ao palco para receber a distinção. O antigo treinador do Sp. Braga dirigiu palavras de agradecimento ao compatriota por tudo o que tem feito pelos técnicos lusos além fronteiras.
Paulo Futre, lenda do futebol português e do Atlético Madrid, foi distinguido com o 'Prémio Hall of Fame'. No momento de falar ao público, o ex-internacional mostrou-se emocionado com a distinção e lamentou ainda as ausências de Luís Figo, Eusébio e Cristiano Ronaldo para ter a sua "família do futebol" toda reunida naquela cerimónia, como fez questão de referir no palco.
O último vencedor da noite foi Jorge Mendes, empresário que recebeu das mãos de Pedro Proença o 'Prémio Presidente Liga Portugal'. Em declarações no palco, o superagente de futebol não escondeu a emoção ao ser distinguido por "uma entidade tão importante" como a Liga Portugal e o seu presidente.
