Quatro candidatos jogam entre si na ronda que antecede a paragem de Natal
O técnico, que vai comandar este regresso ao Estrela ao principal campeonato, desvalorizou a importância de jogar cedo com um grande - no caso diante do Benfica à 2.ª jornada.
Importância dos adeptos
É este ambiente que devia estar sempre em todos os estádios. É um objetivo em termos sociais ter um bom ambiente. Em termos desportivos, quando temos esta energia a empurrar a nossa equipa, jogadores vão estar motivados para lutar pelos 3 pontos.
Visita à Luz:
Não há timing. Temos de preparar para as defrontar. Se é na 1.ª, 3.ª, última, não escolhemos. O que não podemos controlar, não vamos pensar sobre isso. É um desafio bom. Vamos definir lutar pelos 3 pontos e essa lógica vai permanecer para qualquer adversário, em qualquer estádio, independentemente da questão financeira. A nossa força vem de dentro. Sei que vão estar em todos os estádios, por isso vamos encarar com normalidade. Sabemos da dimensão que o Benfica tem, mas são mais 3 pontos pelos quais vamos lutar.
Objetivo:
Somos pessoas equilibradas, racionais, frontais, entre muitos atributos que existem nas verdadeiras lideranças. Não era normal estarmos a falar de outra coisa que não a permanência. Um clube que passou pelo que passou era irresponsável afirmar outro tipo de objetivos. Se acontecer, vai acontecer que aconteceu este ano: fazer história. Não era normal o Estrela ter subido logo no primeiro ano do projeto. Foi histórico, foi marca histórica que ficou dentro do futebol português. Em relação à próxima época, não será diferente. Somos responsáveis. Queremos criar bases fortes do ponto de vista social, financeiro e desportivo para o Estrela poder continuar a crescer. Se acontecer algo diferente, será histórico
A análise do presidente da SAD do Vizela ao sorteio que ditou um arranque diante do Sporting, receção ao Benfica na 5.ª jornada e ao FC Porto na 9.ª.
Análise ao sorteio
O primeiro jogo vai ser em Alvalade, um jogo muito difícil para nós, vai trazer-nos muitas dificuldades, Sporting é um clube enorme em relação à nossa realidade, mas vamos estar preparados para lutar com unhas e dentes para conseguir um bom resultado.
Expectativas do Vizela
É tentar fazer melhor que no ano anterior, temos feito isso, em 2022/23 foi a melhor classificação de sempre e queremos bater recordes e continuar nesta senda de sucesso. Representar este clube é uma honra, conseguir a cada ano fazer melhor.
Já estamos a trabalhar no duro desde a semana passada, quisemos começar mais cedo para nos ambientarmos e criar adaptações e vamos reforçar-nos da melhor maneira para fazer excelente temporada.
Fase inicial vai ser muito dura, com grandes equipas que vamos defrontar, mas estaremos à altura de resolver os problemas e vencer os jogos que nos permitam estar desafogados na tabela
No regresso do Estrela à elite, o presidente da SAD dos amadorenses abordou o sorteio e o facto do Estrela defrontar o Benfica na 2.ª jornada.
Estreia com o Vitória:
Vitória é um clube grande, tem tradição em jogos connosco. Depois, ir ao Benfica é a realização de um sonho para muitos que vieram da 2.ª Liga. É uma oportunidade única para desfrutar e vai ser interessante para nós.
Objetivo:
Objetivo do Estrela é crescer, cimentarmo-nos, mantermo-nos, para continuarmos o processo de reconstrução. Aproveitar todas as sinergias que se possam fazer, todos os inputs financeiros que se podem ir buscar e com esse dinheiro reconstruir o clube, zonas de treino, resto do estádio. Voltar a erguer o E. Amadora.
Jogos em casa:
O Estrela vai jogar sempre na Reboleira. Vamos fazer daquilo a nossa casa forte. Estamos a fazer as obras necessárias para acolhermos bem os adversários e instituições e para dar o maior conforto a todos.
Plantel:
A equipa tem estado a ser construída com base do ano anterior. Passaram muitos jogadores para esta época para mantermos as rotinas com alguns reforços aqui e ali. Acho que vai ser uma oportunidade única para os jogadores mostrarem também a sua quualidade na 1.ª Liga e contra um dos candidatos ao título. Vão tentar aproveitar e desfrutar.
Diretor desportivo do Boavista aborda o sorteio, com um duelo com o Benfica a abrir
Expectativas para o arranque
"Será um bom jogo, esperemos que estádio esteja cheio. Com o trabalho que Petit tem feito, que se consiga um bom jogo para o Boavista. Costumo ser prudente, às vezes pensamos que sorteio é melhor e no campo não é assim, ou pensamos que é pior e no campo temos resultados. Neste momento todos fazem um bom trabalho para fazermos um bom campeonato, que é uma maratona. Espero que corra bem ao Boavista e aos boavisteiros.
Um desafio defrontar o Benfica a abrir?
Os grandes jogadores é sempre bom que estejam em Portugal, faz bem ao campeonato e aos jovens jogadores. Nós no Boavista esperamos muitos adeptos, é período de férias e será oportunidade de todos irmos ao Bessa ver o Boavista ao vivo contra o Benfica, que mereceu ser o campeão. Espero que corra tudo pelo melhor para nós, no campo e na bancada.
A análise ao sorteio do líder do Belenenses, que este ano regressa aos campeonatos profissionais, na Liga SABSEG.
Regresso:
É um momento de grande satisfação regressar, também para a massa associativa, que passou por este inferno de cinco anos em campeonatos amadores. Há um grande expectativa por estarmos de volta à alta roda do futebol português, lugar que é do Belenenses por direito próprio. Temos uma expectativa positiva para fazermos um campeonato à imagem dos pergaminhos do Beleneneses.
Visita ao AVS a abrir:
Temos de jogar contra todos, era indiferente o sorteio, mas será com gosto que vamos ao norte fazer a estreia, em casa do AVS, e depois recebemos o FC Porto B, um, velho dérbi. Temos de jogar com todos e temos de somar pontos contra todos desde início
Chega ao final a cerimónia. Fique por aí para acompanhar todas as reações.
Primeira volta
Sp. Braga-Sporting (4.ª jornada, 3 de setembro)
Benfica-FC Porto (7.ª jornada, 1 de outubro)
Benfica-Sporting (11.ª jornada, 12 de novembro)
Sporting-FC Porto (14.ª jornada, 17 de dezembro)
Sp. Braga-Benfica (14.ª jornada, 17 de dezembro)
FC Porto-Sp. Braga (17.ª jornada, 14 de janeiro)
Segunda volta
Sporting-Sp. Braga (21.ª jornada, 11 de fevereiro)
FC Porto-Benfica (24.ª jornada, 3 de março)
Sporting-Benfica (28.ª jornada, 7 de abril)
FC Porto-Sporting (31.ª jornada, 28 de abril)
Benfica-Sp.Braga (31.ª jornada, 28 de abril)
Sp. Braga-FC Porto (34.ª jornada, 19 de maio)
Sp. Braga-Famalicão
Sporting-Vizela
Arouca-Estoril
Gil-Portimonense
Estrela-Vitória
Moreirense- FC Porto
Boavista-Benfica
Rio Ave-Chaves
Farense-Casa Pia
Pedro Barbosa
"É o normal. Ainda agora começou a preparação. Até final de agosto há sempre novidades. É um processo que por vezes não corre como esperam. Vamos assistindo a algumas novelas e confirmações"
Nuno Gomes
"Acima de tudo, trabalha-se muito bem. Com melhores ou piores condições, há que realçar o trabalho dos treinadores portugueses. Têm feito trabalhos fantásticos e cada vez mais com grande competência. Muito vezes independentemente do valor do plantel.
E o número 5
O ex-Sporting tira a bola 4
Segue-se o número 2
E agora o número 6
Nuno Gomes tira o número 7
Nuno Gomes e Pedro Barbosa definem a chave
A escolha foi dos adeptos e a eleição foi para o número '6'
Pedro Ribeiro recorda as condicionantes do sorteio, que pode consultar abaixo neste direto
Pedro Barbosa
"O Sp. Braga tem apresentado boas equipas e rendimento. Tem quebrado na parte final, mas é uma equipa a ter em conta."
Nuno Gomes
"O Arouca foi a equipa que surpreendeu e conseguiu chegar à Europa. Temos várias equipas que podem repetir o feito. Se calhar o Famalicão, como outras. Todas sonham ser competitivas e chegar às competições europeias. O Vitória está a reforçar-se para dar esse passo. O Boavista também, é sempre um crónico. O Casa Pia, o presidente não me ia perdoar.
Nuno Gomes celebra hoje o seu 47.º aniversário e toda a sala se junta a cantar os parabéns aos antigo avançado do Benfica.
As palavras do presidente da Liga Portugal em relação às expectativas da nova época
É o lançamento de uma nova época, um mandato que era atacado com eixos importantes e que queremos que sejam marcados na revolução do futebol profissional. A Liga fez trabalho extraordinário nos últimos oito anos. Terminaremos os 12 anos com um projeto de internacionalização da marca. O futebol português vale mais de 200 M€ de impostos pagos, mais de 0,3% de contribuição para o PIB. É uma marca única, marca que vende talento. O que perspetivamos é um campeonato disputado, com os campeões e as decisões a acontecerem fim. Esperamos grande emotividade e época que estará centrada no que para nós é mais importante, o adepto
A Liga Portugal e a Betclic vão, juntos, desafiar todas as… jornadas
O principal escalão do futebol português tem nova identidade Liga Portugal Betclic ?#LigaPortugal #LigaPortugalBetclic #criatalento #nãopára pic.twitter.com/Ub2SHHGh7I
Já sabem né? #SóNoFutebolPortuguês pic.twitter.com/FzWM4QAZP9
Rogério Matias também falou antes do sorteio.
Proteção nas premeiras 3 jornadas
Ano passado houve ali algumas situações quando começámos a época, com jogos muito complicados para nós, é importante dar condições a todos os clubes que participam nas provas europeias terem condições de fazer boas prestações e somar pontos importantes para o ranking. É motivo de orgulho para o país ter equipas que somem pontos ano após ano. Vamos ter campeonato muito complicado, mas estamos confiantes de que vamos fazer boa época, ao nível do que é a exigência do Vitória, partimos com muita esperança e confiança.
Sexto lugar a repetir?
Se calhar no início poucos apostariam que o Vitória conseguisse ir à Europa, dentro do contexto de muita dificuldade. Contexto ainda é difícil mas com a ajuda de muita gente e dedicação de jogadores e equipa técnica conseguimos um campeonato fantástico, suportado pela direção que fez o melhor. O objetivo é fazer melhor que no ano passado, mas campeonato é longo e temos de pensar um jogo de cada vez.
Seis clubes do Minho
Em termos de logística é uma maravilha para nós, porque são perto. Mas as equipas no Minho têm muita qualidade e contamos sempre com os nossos adeptos.
A Liga Portuguesa de Futebol vai passar a chamar-se Liga Portugal Betclic na época 2023/24, substituindo a Bwin, que patrocinou o campeonato nas temporadas 2021/22 e 2022/23. É uma das novidades já reveladas antes do sorteio dos campeonatos profissionais, agendado para esta quarta-feira às 19h30, no SUD Lisboa Hall.
As palavras do diretor desportivo do Sp. Braga: Bom sorteio
Bom sorteio é começar em casa, perante os nossos adeptos. Vamos ver
Condicionantes da Liga dos Campeões:
Vejo com bons olhos. É bom estar nesses jogos. São muitos jogos, mas estamos preparados para eles.
Embates com os grandes:
Temos de jogar com todos. Se calhar o Benfica, FC Porto ou Sporting, vamos jogar como jogamos contra os outros.
Valter Vieira, diretor-desportivo do Vizela, antes do sorteio
Sorteio
Acho que, para nós, não há grande importância em apanhar os ditos grandes no início ou no fim. Jogamos cara a cara com todos e vimos no ano passado que passaram mal connosco. Esperamos que este ano seja igual. É pacifico apanhar já ou depois. Teremos de jogar com todos, é indiferente.
Arranque e Pablo Villar, novo treinador:
Começámos há cerca de duas semanas. Treinos têm sido mais calmos. Vai-se começar a apertar agora. Tem sido positivo. Estamos a falar de um treinador jovem em muito ambicioso. Tem garra de vencer. Esta é a oportunidade certa, estar num clube com o Vizela, é um clube bom, com visibilidade enorme. Tem tudo para ter sucesso aqui.
Plantel fechado?
Até 31 de agosto o plantel nunca vai estar fechado. Estamos a formar o plantel e precisamos ainda de reforços. Estão a vir agora
O técnico do Estrela da Amadora também falou antes do sorteio.
"Há dimensões competitivas bem distintas, mas o sentimento é o mesmo, a ambição de fazer história internamente e fazer crescer o clube, preparar o clube para a competição. Queremos estar preparados a nível competitivo, queremos dignificar história do Estrela, ajudar a melhorar o clube, enquanto estrutura e exemplo do futebol no nosso país. E contribuir para que o futebol português seja melhor, não sou só eu como treinador ou os jogadores, os adeptos também querem que o futebol seja mais rico pela presença do Estrela. O que aconteceu no Estrela-Marítimo queremos repetir no campeonato, que tenha cor, ambiente, ruído… Queremos colocar isso em prática durante o ano.
O estádio de qualquer equipa é importante para manter a identidade, há uma história que traz adeptos e conquistas desportivas de outros tempos, é importante manter casa que sempre foi. O Estádio José Gomes é mítico, fantástico, tem magia especial, pela forma como o jogo acontece envolvido pela multidão. Tivemos estas dificuldades no ano passado, a Liga tem contribuído para que os clubes também possam estar mais preparados e é o que queremos. A administração está a melhorar, a fazer obras e a melhorar condições de trabalho no estádio, para que possamos preparar a equipa para proporcionar aos adeptos melhores espetáculos."
No seu primeiro ato como presidente do Rio Ave, Alexandrina Cruz mostrou otimismo e confiança para a nova temporada. Sorteio e campeonato
Temos esta questão de não podermos inscrever jogadores e podemos tirar daqui vantagem. É um grupo que se conhece há 3 anos. Estamos com otimismo e confiança.
Expectativas:
Com estas circunstâncias, numa primeira fase é importante assegurar a permanência. Depois, passo a passo, jogo a jogo ir vendo o que vai acontecer. Costumo dizer que temos 2 campeonatos. Um até dezembro e outro depois do mercado de inverno.
Polémica com o licenciamento:
Absolutamente tranqila. O Rio ave está licenciado, cumpriu todos os requisitos. Não é tema para o Rio Ave.
Nervosismo:
Estamos ansiosos com o sorteio e para que a bola comece a rolar. Os assuntos começam também a andar e a serem resolvidos.
Liga Portugal 1 bwin:
1. A segunda metade da competição terá de ser um espelho da primeira;
2. As seguintes equipas não poderão jogar simultaneamente em casa ou fora, na mesma jornada (i.e. se uma joga em casa, a outra terá que jogar fora):
a. SL Benfica e Sporting CP;
b. FC Porto e Boavista FC;
c. SC Braga e Vitória SC;
d. Moreirense FC e FC Vizela;
e. SC Farense e Portimonense;
f. Gil Vicente FC e SC Braga (evitar na medida do possível);
g. Vitória SC e FC Famalicão (evitar na medida do possível);
h. Quando o SC Braga jogar em casa contra uma das 3 equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, essas mesmas 3 equipas não podem jogar como visitante contra o Moreirense FC, FC Vizela e FC Famalicão;
i. Quando o Vitória SC jogar em casa contra uma das 3 equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, essas mesmas 3 equipas não podem jogar como visitante contra o Moreirense FC, FC Vizela e Gil Vicente FC;
j. Quando o SL Benfica jogar em casa contra uma das equipas do top 3 com melhor classificação média nas últimas três épocas, essas mesmas equipas não podem jogar como visitante contra Estrela Amadora e Estoril Praia;
k. Quando o Sporting CP jogar em casa contra uma das equipas do top 3 com melhor classificação média nas últimas três épocas, essas mesmas equipas não podem jogar como visitante contra Estrela Amadora e Estoril Praia.
3. Evitar, na medida do possível, que a mesma equipa dispute consecutivamente em casa ou fora, os seus jogos com as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor classificação média:
a. FC Porto – 17,33 pontos
b. SL Benfica – 16,67 pontos
c. Sporting CP – 16,67 pontos
d. SC Braga – 15,33 pontos
e. Vitória SC – 12,67 pontos
4. Evitar, na medida do possível, que um clube que dispute um jogo com uma equipa participante nas competições europeias, dispute o jogo da jornada imediatamente seguinte novamente com um clube participante nessas mesmas competições:
a. Nas jornadas 6, 7, 9, 10, 12, 13, 22, 25, 29 e 32, não poderá haver jogos entre equipas da UEFA Champions League e UEFA Europa League / UEFA Conference League.
5. Outras circunstâncias de força maior ou excecionais devidamente comprovadas:
a. As equipas participantes nas fases de qualificação para competições europeias não podem jogar com as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor classificação média (1ª, 2ª e 3ª jornada).
Boa tarde! Sejam bem-vindos ao direto de acompanhamento do sorteio que definirá o calendário dos campeonatos profissionais. O Sud Lisboa Hall será o palco deste evento, no qual serão igualmente entregues os prémios individuais da temporada passada. A cerimónia arranca pelas 19h30 e poderá seguir aqui ao minuto.
Gansos tiveram triunfo na mão, mas permitiram que adversário saísse de Rio Maior com um ponto
Médio saiu com queixas no jogo frente ao Viktoria Plzen
Extremo pode ser opção para a partida em Braga, depois de cumprir castigo frente ao Moreirense
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Paulo Sérgio levou o clube à conquista do troféu na Escócia em 2012 e falou a Record
Central de 29 anos, que rescindiu contrato com os leões, regressa a um emblema que representou entre 2017 e 2019