Quatro candidatos jogam entre si na ronda que antecede a paragem de Natal
O técnico, que vai comandar este regresso ao Estrela ao principal campeonato, desvalorizou a importância de jogar cedo com um grande - no caso diante do Benfica à 2.ª jornada.
Importância dos adeptos
É este ambiente que devia estar sempre em todos os estádios. É um objetivo em termos sociais ter um bom ambiente. Em termos desportivos, quando temos esta energia a empurrar a nossa equipa, jogadores vão estar motivados para lutar pelos 3 pontos.
Visita à Luz:
Não há timing. Temos de preparar para as defrontar. Se é na 1.ª, 3.ª, última, não escolhemos. O que não podemos controlar, não vamos pensar sobre isso. É um desafio bom. Vamos definir lutar pelos 3 pontos e essa lógica vai permanecer para qualquer adversário, em qualquer estádio, independentemente da questão financeira. A nossa força vem de dentro. Sei que vão estar em todos os estádios, por isso vamos encarar com normalidade. Sabemos da dimensão que o Benfica tem, mas são mais 3 pontos pelos quais vamos lutar.
Objetivo:
Somos pessoas equilibradas, racionais, frontais, entre muitos atributos que existem nas verdadeiras lideranças. Não era normal estarmos a falar de outra coisa que não a permanência. Um clube que passou pelo que passou era irresponsável afirmar outro tipo de objetivos. Se acontecer, vai acontecer que aconteceu este ano: fazer história. Não era normal o Estrela ter subido logo no primeiro ano do projeto. Foi histórico, foi marca histórica que ficou dentro do futebol português. Em relação à próxima época, não será diferente. Somos responsáveis. Queremos criar bases fortes do ponto de vista social, financeiro e desportivo para o Estrela poder continuar a crescer. Se acontecer algo diferente, será histórico
A análise do presidente da SAD do Vizela ao sorteio que ditou um arranque diante do Sporting, receção ao Benfica na 5.ª jornada e ao FC Porto na 9.ª.
Análise ao sorteio
O primeiro jogo vai ser em Alvalade, um jogo muito difícil para nós, vai trazer-nos muitas dificuldades, Sporting é um clube enorme em relação à nossa realidade, mas vamos estar preparados para lutar com unhas e dentes para conseguir um bom resultado.
Expectativas do Vizela
É tentar fazer melhor que no ano anterior, temos feito isso, em 2022/23 foi a melhor classificação de sempre e queremos bater recordes e continuar nesta senda de sucesso. Representar este clube é uma honra, conseguir a cada ano fazer melhor.
Já estamos a trabalhar no duro desde a semana passada, quisemos começar mais cedo para nos ambientarmos e criar adaptações e vamos reforçar-nos da melhor maneira para fazer excelente temporada.
Fase inicial vai ser muito dura, com grandes equipas que vamos defrontar, mas estaremos à altura de resolver os problemas e vencer os jogos que nos permitam estar desafogados na tabela
No regresso do Estrela à elite, o presidente da SAD dos amadorenses abordou o sorteio e o facto do Estrela defrontar o Benfica na 2.ª jornada.
Estreia com o Vitória:
Vitória é um clube grande, tem tradição em jogos connosco. Depois, ir ao Benfica é a realização de um sonho para muitos que vieram da 2.ª Liga. É uma oportunidade única para desfrutar e vai ser interessante para nós.
Objetivo:
Objetivo do Estrela é crescer, cimentarmo-nos, mantermo-nos, para continuarmos o processo de reconstrução. Aproveitar todas as sinergias que se possam fazer, todos os inputs financeiros que se podem ir buscar e com esse dinheiro reconstruir o clube, zonas de treino, resto do estádio. Voltar a erguer o E. Amadora.
Jogos em casa:
O Estrela vai jogar sempre na Reboleira. Vamos fazer daquilo a nossa casa forte. Estamos a fazer as obras necessárias para acolhermos bem os adversários e instituições e para dar o maior conforto a todos.
Plantel:
A equipa tem estado a ser construída com base do ano anterior. Passaram muitos jogadores para esta época para mantermos as rotinas com alguns reforços aqui e ali. Acho que vai ser uma oportunidade única para os jogadores mostrarem também a sua quualidade na 1.ª Liga e contra um dos candidatos ao título. Vão tentar aproveitar e desfrutar.
Diretor desportivo do Boavista aborda o sorteio, com um duelo com o Benfica a abrir
Expectativas para o arranque
"Será um bom jogo, esperemos que estádio esteja cheio. Com o trabalho que Petit tem feito, que se consiga um bom jogo para o Boavista. Costumo ser prudente, às vezes pensamos que sorteio é melhor e no campo não é assim, ou pensamos que é pior e no campo temos resultados. Neste momento todos fazem um bom trabalho para fazermos um bom campeonato, que é uma maratona. Espero que corra bem ao Boavista e aos boavisteiros.
Um desafio defrontar o Benfica a abrir?
Os grandes jogadores é sempre bom que estejam em Portugal, faz bem ao campeonato e aos jovens jogadores. Nós no Boavista esperamos muitos adeptos, é período de férias e será oportunidade de todos irmos ao Bessa ver o Boavista ao vivo contra o Benfica, que mereceu ser o campeão. Espero que corra tudo pelo melhor para nós, no campo e na bancada.
A análise ao sorteio do líder do Belenenses, que este ano regressa aos campeonatos profissionais, na Liga SABSEG.
Regresso:
É um momento de grande satisfação regressar, também para a massa associativa, que passou por este inferno de cinco anos em campeonatos amadores. Há um grande expectativa por estarmos de volta à alta roda do futebol português, lugar que é do Belenenses por direito próprio. Temos uma expectativa positiva para fazermos um campeonato à imagem dos pergaminhos do Beleneneses.
Visita ao AVS a abrir:
Temos de jogar contra todos, era indiferente o sorteio, mas será com gosto que vamos ao norte fazer a estreia, em casa do AVS, e depois recebemos o FC Porto B, um, velho dérbi. Temos de jogar com todos e temos de somar pontos contra todos desde início
Chega ao final a cerimónia. Fique por aí para acompanhar todas as reações.
Primeira volta
Sp. Braga-Sporting (4.ª jornada, 3 de setembro)
Benfica-FC Porto (7.ª jornada, 1 de outubro)
Benfica-Sporting (11.ª jornada, 12 de novembro)
Sporting-FC Porto (14.ª jornada, 17 de dezembro)
Sp. Braga-Benfica (14.ª jornada, 17 de dezembro)
FC Porto-Sp. Braga (17.ª jornada, 14 de janeiro)
Segunda volta
Sporting-Sp. Braga (21.ª jornada, 11 de fevereiro)
FC Porto-Benfica (24.ª jornada, 3 de março)
Sporting-Benfica (28.ª jornada, 7 de abril)
FC Porto-Sporting (31.ª jornada, 28 de abril)
Benfica-Sp.Braga (31.ª jornada, 28 de abril)
Sp. Braga-FC Porto (34.ª jornada, 19 de maio)
Sp. Braga-Famalicão
Sporting-Vizela
Arouca-Estoril
Gil-Portimonense
Estrela-Vitória
Moreirense- FC Porto
Boavista-Benfica
Rio Ave-Chaves
Farense-Casa Pia
Pedro Barbosa
"É o normal. Ainda agora começou a preparação. Até final de agosto há sempre novidades. É um processo que por vezes não corre como esperam. Vamos assistindo a algumas novelas e confirmações"
Nuno Gomes
"Acima de tudo, trabalha-se muito bem. Com melhores ou piores condições, há que realçar o trabalho dos treinadores portugueses. Têm feito trabalhos fantásticos e cada vez mais com grande competência. Muito vezes independentemente do valor do plantel.
E o número 5
O ex-Sporting tira a bola 4
Segue-se o número 2
E agora o número 6
Nuno Gomes tira o número 7
Nuno Gomes e Pedro Barbosa definem a chave
A escolha foi dos adeptos e a eleição foi para o número '6'
Pedro Ribeiro recorda as condicionantes do sorteio, que pode consultar abaixo neste direto
Pedro Barbosa
"O Sp. Braga tem apresentado boas equipas e rendimento. Tem quebrado na parte final, mas é uma equipa a ter em conta."
Nuno Gomes
"O Arouca foi a equipa que surpreendeu e conseguiu chegar à Europa. Temos várias equipas que podem repetir o feito. Se calhar o Famalicão, como outras. Todas sonham ser competitivas e chegar às competições europeias. O Vitória está a reforçar-se para dar esse passo. O Boavista também, é sempre um crónico. O Casa Pia, o presidente não me ia perdoar.
Nuno Gomes celebra hoje o seu 47.º aniversário e toda a sala se junta a cantar os parabéns aos antigo avançado do Benfica.
As palavras do presidente da Liga Portugal em relação às expectativas da nova época
É o lançamento de uma nova época, um mandato que era atacado com eixos importantes e que queremos que sejam marcados na revolução do futebol profissional. A Liga fez trabalho extraordinário nos últimos oito anos. Terminaremos os 12 anos com um projeto de internacionalização da marca. O futebol português vale mais de 200 M€ de impostos pagos, mais de 0,3% de contribuição para o PIB. É uma marca única, marca que vende talento. O que perspetivamos é um campeonato disputado, com os campeões e as decisões a acontecerem fim. Esperamos grande emotividade e época que estará centrada no que para nós é mais importante, o adepto
A Liga Portugal e a Betclic vão, juntos, desafiar todas as… jornadas
O principal escalão do futebol português tem nova identidade Liga Portugal Betclic ?#LigaPortugal #LigaPortugalBetclic #criatalento #nãopára pic.twitter.com/Ub2SHHGh7I
Já sabem né? #SóNoFutebolPortuguês pic.twitter.com/FzWM4QAZP9
Rogério Matias também falou antes do sorteio.
Proteção nas premeiras 3 jornadas
Ano passado houve ali algumas situações quando começámos a época, com jogos muito complicados para nós, é importante dar condições a todos os clubes que participam nas provas europeias terem condições de fazer boas prestações e somar pontos importantes para o ranking. É motivo de orgulho para o país ter equipas que somem pontos ano após ano. Vamos ter campeonato muito complicado, mas estamos confiantes de que vamos fazer boa época, ao nível do que é a exigência do Vitória, partimos com muita esperança e confiança.
Sexto lugar a repetir?
Se calhar no início poucos apostariam que o Vitória conseguisse ir à Europa, dentro do contexto de muita dificuldade. Contexto ainda é difícil mas com a ajuda de muita gente e dedicação de jogadores e equipa técnica conseguimos um campeonato fantástico, suportado pela direção que fez o melhor. O objetivo é fazer melhor que no ano passado, mas campeonato é longo e temos de pensar um jogo de cada vez.
Seis clubes do Minho
Em termos de logística é uma maravilha para nós, porque são perto. Mas as equipas no Minho têm muita qualidade e contamos sempre com os nossos adeptos.
A Liga Portuguesa de Futebol vai passar a chamar-se Liga Portugal Betclic na época 2023/24, substituindo a Bwin, que patrocinou o campeonato nas temporadas 2021/22 e 2022/23. É uma das novidades já reveladas antes do sorteio dos campeonatos profissionais, agendado para esta quarta-feira às 19h30, no SUD Lisboa Hall.
As palavras do diretor desportivo do Sp. Braga: Bom sorteio
Bom sorteio é começar em casa, perante os nossos adeptos. Vamos ver
Condicionantes da Liga dos Campeões:
Vejo com bons olhos. É bom estar nesses jogos. São muitos jogos, mas estamos preparados para eles.
Embates com os grandes:
Temos de jogar com todos. Se calhar o Benfica, FC Porto ou Sporting, vamos jogar como jogamos contra os outros.
Valter Vieira, diretor-desportivo do Vizela, antes do sorteio
Sorteio
Acho que, para nós, não há grande importância em apanhar os ditos grandes no início ou no fim. Jogamos cara a cara com todos e vimos no ano passado que passaram mal connosco. Esperamos que este ano seja igual. É pacifico apanhar já ou depois. Teremos de jogar com todos, é indiferente.
Arranque e Pablo Villar, novo treinador:
Começámos há cerca de duas semanas. Treinos têm sido mais calmos. Vai-se começar a apertar agora. Tem sido positivo. Estamos a falar de um treinador jovem em muito ambicioso. Tem garra de vencer. Esta é a oportunidade certa, estar num clube com o Vizela, é um clube bom, com visibilidade enorme. Tem tudo para ter sucesso aqui.
Plantel fechado?
Até 31 de agosto o plantel nunca vai estar fechado. Estamos a formar o plantel e precisamos ainda de reforços. Estão a vir agora
O técnico do Estrela da Amadora também falou antes do sorteio.
"Há dimensões competitivas bem distintas, mas o sentimento é o mesmo, a ambição de fazer história internamente e fazer crescer o clube, preparar o clube para a competição. Queremos estar preparados a nível competitivo, queremos dignificar história do Estrela, ajudar a melhorar o clube, enquanto estrutura e exemplo do futebol no nosso país. E contribuir para que o futebol português seja melhor, não sou só eu como treinador ou os jogadores, os adeptos também querem que o futebol seja mais rico pela presença do Estrela. O que aconteceu no Estrela-Marítimo queremos repetir no campeonato, que tenha cor, ambiente, ruído… Queremos colocar isso em prática durante o ano.
O estádio de qualquer equipa é importante para manter a identidade, há uma história que traz adeptos e conquistas desportivas de outros tempos, é importante manter casa que sempre foi. O Estádio José Gomes é mítico, fantástico, tem magia especial, pela forma como o jogo acontece envolvido pela multidão. Tivemos estas dificuldades no ano passado, a Liga tem contribuído para que os clubes também possam estar mais preparados e é o que queremos. A administração está a melhorar, a fazer obras e a melhorar condições de trabalho no estádio, para que possamos preparar a equipa para proporcionar aos adeptos melhores espetáculos."
No seu primeiro ato como presidente do Rio Ave, Alexandrina Cruz mostrou otimismo e confiança para a nova temporada. Sorteio e campeonato
Temos esta questão de não podermos inscrever jogadores e podemos tirar daqui vantagem. É um grupo que se conhece há 3 anos. Estamos com otimismo e confiança.
Expectativas:
Com estas circunstâncias, numa primeira fase é importante assegurar a permanência. Depois, passo a passo, jogo a jogo ir vendo o que vai acontecer. Costumo dizer que temos 2 campeonatos. Um até dezembro e outro depois do mercado de inverno.
Polémica com o licenciamento:
Absolutamente tranqila. O Rio ave está licenciado, cumpriu todos os requisitos. Não é tema para o Rio Ave.
Nervosismo:
Estamos ansiosos com o sorteio e para que a bola comece a rolar. Os assuntos começam também a andar e a serem resolvidos.
Liga Portugal 1 bwin:
1. A segunda metade da competição terá de ser um espelho da primeira;
2. As seguintes equipas não poderão jogar simultaneamente em casa ou fora, na mesma jornada (i.e. se uma joga em casa, a outra terá que jogar fora):
a. SL Benfica e Sporting CP;
b. FC Porto e Boavista FC;
c. SC Braga e Vitória SC;
d. Moreirense FC e FC Vizela;
e. SC Farense e Portimonense;
f. Gil Vicente FC e SC Braga (evitar na medida do possível);
g. Vitória SC e FC Famalicão (evitar na medida do possível);
h. Quando o SC Braga jogar em casa contra uma das 3 equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, essas mesmas 3 equipas não podem jogar como visitante contra o Moreirense FC, FC Vizela e FC Famalicão;
i. Quando o Vitória SC jogar em casa contra uma das 3 equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, essas mesmas 3 equipas não podem jogar como visitante contra o Moreirense FC, FC Vizela e Gil Vicente FC;
j. Quando o SL Benfica jogar em casa contra uma das equipas do top 3 com melhor classificação média nas últimas três épocas, essas mesmas equipas não podem jogar como visitante contra Estrela Amadora e Estoril Praia;
k. Quando o Sporting CP jogar em casa contra uma das equipas do top 3 com melhor classificação média nas últimas três épocas, essas mesmas equipas não podem jogar como visitante contra Estrela Amadora e Estoril Praia.
3. Evitar, na medida do possível, que a mesma equipa dispute consecutivamente em casa ou fora, os seus jogos com as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor classificação média:
a. FC Porto – 17,33 pontos
b. SL Benfica – 16,67 pontos
c. Sporting CP – 16,67 pontos
d. SC Braga – 15,33 pontos
e. Vitória SC – 12,67 pontos
4. Evitar, na medida do possível, que um clube que dispute um jogo com uma equipa participante nas competições europeias, dispute o jogo da jornada imediatamente seguinte novamente com um clube participante nessas mesmas competições:
a. Nas jornadas 6, 7, 9, 10, 12, 13, 22, 25, 29 e 32, não poderá haver jogos entre equipas da UEFA Champions League e UEFA Europa League / UEFA Conference League.
5. Outras circunstâncias de força maior ou excecionais devidamente comprovadas:
a. As equipas participantes nas fases de qualificação para competições europeias não podem jogar com as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor classificação média (1ª, 2ª e 3ª jornada).
Boa tarde! Sejam bem-vindos ao direto de acompanhamento do sorteio que definirá o calendário dos campeonatos profissionais. O Sud Lisboa Hall será o palco deste evento, no qual serão igualmente entregues os prémios individuais da temporada passada. A cerimónia arranca pelas 19h30 e poderá seguir aqui ao minuto.
Candidato à presidência do Benfica aponta ausência de mecanismos que previnam conflitos de interesses
Saída de Roger para o Al Ittihad oficializada esta sexta-feira
Paragem no campeonato aproveitado pelo técnico João Pereira para limar arestas
Neste período há ainda um FC Porto-Benfica, na 8.ª ronda
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes