O que dizem os protagonistas do clássico e não só
Wenderson Galeno recorreu às 'histórias' do Instagram para denunciar vários comentários ofensivos, alguns deles de índole racista, na sua conta da mesma rede social após o encontro desta noite diante do Benfica.
"Se vocês acham isso normal, ok. Vou mostrar só um pouco das [mensagens que] estou a receber. Isso não faz bem para quem está desse lado. Grande abraço a todos", escreveu o brasileiro na partilha, onde anexou ainda uma captura de ecrã com alguns comentários.
André Villas-Boas, antigo treinador do FC Porto, reagiu à vitória (2-1) dos dragões no clássico disputado esta sexta-feira no Estádio da Luz, diante do rival Benfica, com uma mensagem dirigida à nação portista e a Sérgio Conceição. "Indomáveis por natureza. Tantas vitórias no Covil do Dragão", escreveu o técnico, que já se mostrou disponível a candidatar-se à presidência do clube, nas 'stories' do Instagram, partilhando uma imagem dos jogadores e de Sérgio Conceição.
Pinto da Costa após o jogo
Acredita que o Benfica pode perder pontos no que falta para o final do campeonato?
"Pode-se perder pontos em todos os jogos. Para já, a minha precupação é o Santa Clara."
O que disse aos jogadores no balneário?
"Disse que estava muito chateado por eles terem ganho só por 2-1."
Superioridade demonstrada pelo FC Porto ano após ano na Luz
"É o nosso salão de festas. Felizmente hoje foi só festa no jogo. O Benfica está a fazer uma bela época, tem uma bela equipa, espero que nos vingue da derrota indevida que tivemos contra o Inter. Mas hoje ninguém teve dúvidas. Os jogos correm da forma como o adversário deixa, hoje o FC Porto não deixou o jogo correr o jogo como o Benfica queria."
Como foi recebido na Luz?
"Fui recebido cordialmente"
Pior jogo da temporada?
"Em termos de qualidade? Não tivemos muitos jogos maus, mas se compararmos o de hoje com muitos outros... quando perdemos o jogo da Liga contra o Braga também não jogámos muito bem. Todos os outros jogámos bem. Mas temos de aceitar que hoje não era o nosso dia."
Pressão após esta derrota
"Não sei, temos de falar com eles nos próximos dias. Mas esta temporada já demonstrámos que jogamos bem nestes momentos. Vencemos quase todos os jogos. Penso que sabemos jogar um futebol de topo em momentos de pressão. Hoje não foi um grande dia. Temos vindo a crescer muito com as vitórias e agora temos de crescer com a derrota. Terça-feira temos mais um jogo importante e temos de dar uma imagem diferente."
Schmidt sobre o jogo
"A minha opinião é que não estivemos muito bem, não estivemos ao nosso melhor nível. O primeiro golo não nos ajudou a controlar o jogo como queríamos. O FC Porto esteve muito bem nas segundas bolas. Não conseguimos jogar o nosso jogo. Não estivemos ao nosso melhor nível. Não houve muitas oportunidades para as duas equipas. Temos de aceitar que eles venceram hoje. Sabíamos que era uma boa oportunidade para nós na luta pelo títulos antes do jogo. Foi uma pena e é uma desilusão para os nossos adeptos."
Conversa com Conceição no fim
"Sim, dei-lhe os parabéns pela vitória e ele desejou-nos boa sorte para terça-feira. O FC Porto foi a melhor equipa, mereceu a vitória. Não estivemos ao nosso melhor, o FC Porto aproveitou as oportunidades que teve."
"Limitou aquilo que era um dos pontos fortes do Benfica, que tem uma dinâmica em posse muito interessante, com o Rafa sempre irrequieto à procura do espaço que o meta confortável. Foi meu jogador no Braga e eu conheço-o bem. Era importante tirar a bola ao Benfica e mantê-los longe da nossa área. Depois houve o perceber que os alas que jogaram hoje foi exatamente por isso, pela capacidade que ele tem de acompanhar o Grimaldo quando estávamos mais próximos do nosso terço defensivo. Os nossos médios também foram importantes. Soltámos mais o Mateus e o Grujic mais posicional. A segunda bola foi fundamental. Aconteceu uma ou duas vezes que os jogadores do Benfica ganharam e era importante perceber isso. Contra o Gil Vicente também percebemos o que tínhamos a fazer, mas depois aquilo descambou. Foi como o Rio Ave."
João Mário ressentiu-se da lesão? E as palavras de Sérgio Conceição após o primeiro clássico com o Benfica, onde disse que o FC Porto era a melhor equipa do campeonato
"Foi uma fase precoce da época, mas aquilo que tínhamos feito com o Benfica até à expulsão do Eustáquio, achei que tínhamos sido melhor do que o Benfica e hoje voltámos a ser. Mas olhamos para o campeonato e vemos que estamos a sete pontos do Benfica, alguma coisa não está bem. Os jogos teoricamente mais acessíveis são aqueles em que se complica."
Festejos com os adeptos. Ruído do Benfica campeão e melhor de sempre... são armas que incentivam?
"Acho que tudo conta. O que conta mais é aquilo que preparamos em campo, de acordo com a equipa que defino, trabalhar estrategicamente o jogo, perceber o que podemos fazer para criar dificuldades. Eu gosto de ler e ver o que se passa à minhga volta. Se pensavam que nos desmoralizavam com algumas peças escritas, crónicas e comentários, não. A nós dá-nos a força q.b., que tinha que dar. Esta equipa, muitos destes jogadores, são os mesmos que ganharam os quatro títulos nacionais. Falta-nos a Taça e vamos lugar pelo campeonato até ao final. O empolgamento pelo Benfica é normal por tem sido forte durante o campeonato. É um jogo importantíssimo na casa do rival. E, depois, tudo aquilo que se cria e se fala, de um FC Porto fraquinho como ouvi antes do jogo, apagado, onde jogadores não estão bem e são medianos e um super Benfica. Mas não devemos tirar mérito ao Benfica porque tem feito um excelente campeonato e na Liga dos Campeões também tem dado uma resposta fantástica."
Um remate enquadrado do Benfica
"Cada jogo e cada ano tem momentos diferentes das equipas, o Benfica está muito bem este ano. Hoje foi importante anular os pontos fortes deste Benfica, que tem jogadores de grande qualidade assim como os nossos. O Otávio a perceber muito bem quando tinha de ser médio, avançado... O Benfica também é forte por dentro, com João Mário e Rafa nas entrelinhas. Era importante a equipa estar curta. Os jogadores estiveram muitíssimo bem. Fomos uma equipa adulta e madura e merecemos esta vitória sem dúvida nenhuma."
Sérgio Conceição à BTV:
"São só 3 pontos, apenas isso. É em casa do rival e quando não deixámos o rival ganhar, ganhando nós os 3 pontos, costuma dizer-se que são jogos de 6 pontos. Em relação ao jogo, não houve história: fomos superiores em todos os momentos do jogo. Houve muitas situações em que podíamos ter finalizado melhor, para ter um resultado mais volumoso. Foi um jogo muito competente e dou os parabéns aos meus jogadores, porque interpretaram muito bem a estratégia. Independentemente das muitas limitações, pois não foi fácil para preparar. Estamos aqui para lutar e dar luta até ao final. No fim fazemos as contas", comentou, à BTV.
"Não abdicámos daquilo que era a nossa postura em campo, de acordo com as características da equipa. Com pressão alta, a ocupar bem o espaço sem bola, mas aqui e ali não definimos tão bem, não fomos tão clarividentes a sair e na finalização. Foi um jogo competente. O Pepê e o Galeno, sabia que os corredores eram dinâmicos no processo ofensivo, o Otávio é muito inteligente, pois consegue ser o segundo avançado e o terceiro médio. Teve um papel importantíssimo. Limitámos muito o que eram também os espaços entrelinhas, com o Rafa, João Mário e Aursnes. Tudo isso é resultado quando os jogadores interpretam bem a estratégia. Hoje não houve história. O Benfica tem sido mais regular, por isso é primeiro com mais 7 pontos. Nós temos de correr atrás"
"Está difícil, não vale a pena estarmos aqui a fazer futurologia, porque no fundo, vou aqui utilizar um chavão, o importante é o próximo jogo. Sabemos que quando se vai aproximando o final, o peso é maior. Estamos aqui para dar luta, demonstrámos isso hoje. Com este carácter, atitude competitiva, é preciso no mínimo o mesmo com o Santa Clara".
Em declarações no final da partida, Roger Schmidt assumiu que os seus jogadores não estiveram ao nível que habituaram os adeptos esta temporada.
"Foi um jogo com poucas oportunidades, hoje não estivemos ao nosso melhor, com e sem bola, não tivemos muitas oportunidades, assim como o adversário, tiveram duas e aproveitaram-nas. Jogámos durante muito tempo a um nível elevadíssimo e hoje vimos como o futebol pode ser. Os adeptos apoiaram-nos muito mesmo quando não jogámos tão bem. Eles acreditam em nós. Terça-feira temos mais um jogo importante. Temos de recuperar rapidamente. Temos de olhar para a frente."
Uribe à BTV, na análise ao jogo:
"Sabíamos que ia ser um jogo muito difícil. No FC Porto estamos sempre preparados para jogos desta dimensão. Enquanto for matematicamente possível, vamos encarar todos os jogos como finais. Neste jogo, por ter o ingrediente adicional de ser um clássico, viemos com muita vontade de ganhar e isto é muito gratificante para o que ainda falta do campeonato.
[Novo golo na Luz] É importante o golo porque nos deu o empate e a equipa ganhou confiança. É motivante, a nível pessoal, fazer golo, mas há que destacar o trabalho de toda a equipa, o carácter que mostrou e a vontade que exibiu para ganhar o encontro.
[Título em aberto?] Desde que matematicamente seja possível, vamos continuar a competir ao máximo para ganhar todos os jogos que nos faltam e continuar a sonhar com o título."
João Mário procurou desvalorizar a derrota do Benfica com o FC Porto (1-2), vincando que são as águias que continuam na frente e com larga vantagem. Ainda assim, reconhece que foi uma exibição desinspirada das águias.
"Foi um jogo estranho, não conseguimos ter tanta bola como costumamos. Pagámos caro por isso, mas continuamos na frente, com sete pontos de vantagem, e nada mudou", assinalou aos microfones da BTV, onde também procurou mostrar que a equipa já está focada no próximo duelo: "A melhor coisa é que temos já um jogo na terça-feira [com o Inter], para dar outra imagem, numa prova diferente. É pensar positivo que falta muito. Sabíamos que o campeonato seria disputado até ao fim. E continuamos em primeiro".
O FC Porto venceu o Benfica na Luz por 2-1 e relançou a luta pelo título, ficando agora a 7 pontos. Acompanhe aqui todas as reações dos protagonistas.
Todo o clube vive dias de descontentamento face à série sem vitórias, mas vem aí um duro ciclo
Está em dúvida para o E. Amadora
Castigo do médio abre caminho a mudança no meio-campo habitual
Extremo saiu lesionado no jogo com o Alverca e vai ser reavaliado
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Lateral Stefan Lainer aborda momento atual da equipa, que vem de um empate e duas derrotas
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele