Canarinhos continuam na senda dos recordes

Após subir, Marco Silva superou classificações de António Medeiros e Fernando Santos...

Canarinhos continuam na senda dos recordes
Canarinhos continuam na senda dos recordes • Foto: Manuel Araújo

“O Estoril nunca tinha ganho ao FC Porto na sua casa. Continuamos a fazer história neste clube”, frisou Marco Silva após o triunfo inédito no terreno dos dragões. O técnico salientou o “continuamos” porque, de facto, o Estoril tem conseguido feitos nunca antes alcançados consigo ao leme.

Na época passada os canarinhos terminaram a 1.ª Liga no 5.º lugar. Não foi a melhor classificação de sempre no escalão principal – em 1947/48 ficou em 4.º – mas superou os quatro técnicos anteriores que subiram e continuaram no cargo: Augusto Silva (7.º em 1944/45), António Medeiros (8.º em 1974/75) e Fernando Santos (10.º em 1990/91).

Na sua primeira época na 1.ª Liga, no ano passado, além de ter conseguido “matar vários borregos” – leia-se vencer adversários as quais o Estoril não ganhava há décadas (Académica, em Coimbra, 60 anos depois, e Sporting após 36 anos) – os canarinhos terminaram a 1.ª Liga com 45 pontos, máximo conseguido em 21 presenças.

Na presente época este número parece perfeitamente ao alcance. Neste momento o Estoril soma 39 pontos à entrada para o último terço da prova. Ou seja, em 30 possíveis basta a Marco Silva somar mais 10 para superar a pontuação de 2012/13. Além disso, o atual 4.º lugar, com vantagem no confronto direto com Nacional e Sp. Braga, parece ao virar da esquina.

Sete triunfos fora seguidos na 2.ª

Na época de estreia, Marco Silva conseguiu um feito inédito em 21 anos de 2.ª Liga: vencer 7 jogos seguidos na condição de visitante. Entre a 10.ª e a 20.ª jornadas os canarinhos voltaram sempre a casa com triunfos, coincidindo essa fase com a chegada ao 1.º lugar. O registo continua a ser um recorde, pois na época passada o Belenenses não o superou.

Estreia absoluta na Liga Europa

O Estoril já tinha terminado a 1.ª Liga uma vez no 4.º lugar (1947/48) e 5.º (1946/47) mas nessa altura ainda não havia competições europeias. Por isso, o 5.º lugar de Marco Silva na época passada garantiu o primeiro apuramento de sempre dos canarinhos para as provas da UEFA. O feito tem ainda mais valor se observado ao pormenor, pois foi conseguido por uma equipa que tinha acabado de subir ao escalão principal.

Melhor visitante em 22 épocas

A vitória no terreno do FC Porto foi a sétima do Estoril na presente época como visitante, mais um recorde para Marco Silva e os seus homens. Em 22 épocas na 1.ª Liga o melhor registo era o da equipa de 1946/47, com seis triunfos fora, ou seja, um feito conseguido há já 66 anos. Este novo recorde pode ser melhorado, pois faltam ainda cinco jogos fora.

Apenas o Benfica não caiu

Nos confrontos com os três grandes do futebol português, Marco Silva estreou-se quando ainda disputava a 2.ª Liga e, apesar de ter perdido mais vezes do que ganhou, causou alguns dissabores a qualquer um deles, principalmente ao Sporting, que ainda não o conseguiu derrotar até ao momento. O Benfica, por seu lado, pode gabar-se de ser o único a não perder com Marco Silva.

Logo em 2011/12, o técnico defrontou o FC Porto na Taça da Liga, perdendo por 1-0 no Dragão. Posteriormente, já no escalão principal, o primeiro adversário foi o Sporting em Alvalade. O jogo foi muito polémico, o Estoril esteve a vencer 2-0, mas acabou por consentir o empate. Na memória ficou o silêncio de Marco Silva sobre uma arbitragem altamente desfavorável. O mesmo Sporting foi, com efeito, derrotado nessa época na Amoreira (3-1), enquanto o FC Porto era travado na Taça da Liga (2-2) e o Benfica comprometia o título na Luz (1-1).

Esta época, só o FC Porto acabou derrotado, por 1-0, no Dragão, mas já tinha sido travado na Linha (2-2), tal como, aliás, aconteceu ao Sporting (0-0).

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Estoril
Notícias
Notícias Mais Vistas