Incidente racista aconteceu no jogo do Famalicão com o Farense, em fevereiro deste ano
O adepto que proferiu insultos racistas visando Chiquinho, extremo do Famalicão, no jogo com o Farense, foi punido pela Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD) com o pagamento de uma multa de 2 mil euros, bem como a proibição de entrar em estádios durante dois anos.
O incidente aconteceu no encontro que em fevereiro colocou frente a frente as duas equipas no Estádio do São Luís, em Faro, na 21.ª jornada da Liga Betclic. O adepto - um homem de 53 anos, residente em Loulé - foi identificado pela PSP e 48 horas depois recebeu uma notificação da APCVD da proibição de entrar em recintos desportivos até decisão final do processo.
Relacionadas
A decisão de condenação encontra-se ainda em prazo de recurso para Tribunal Judicial, após o qual se deverá tornar definitiva.
Ao longo dos últimos quatro anos, foram condenados pela APCVD cerca de 30 adeptos em processos relacionados com racismo ou xenofobia em recintos desportivos, infração que prevê coima entre 1.750 a 50 000 euros e interdição de acesso a recintos desportivos até 3 anos.
Segundo dados do Ponto Nacional de Informações sobre o Desporto (PNID), assegurado pela PSP, estão atualmente proibidos de assistir a espetáculos desportivos mais de 400 adeptos, a maioria dos quais por decisão da APCVD.
Médio do Famalicão já chegou aos quatro na presente época
Minhotos repetiram o filme da Taça em casa, desta vez numa exibição merecedora de um Óscar
Avançado marroquino esteve em destaque na goleada do Famalicão frente ao Estoril
Treinador do Famalicão analisa goleada na receção ao Estoril
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'