Hugo Oliveira: «Estamos mais fortes do que nos jogos anteriores com o FC Porto»

Treinador do Famalicão considerou positivos os elogios de Farioli, mas remete para um olhar interno

Seguir Autor:

Hugo Oliveira destaca momento do Famalicão
Hugo Oliveira destaca momento do Famalicão • Foto: Lusa/EPA

O Famalicão desloca-se ao Estádio do Dragão pelas 20h30 deste sábado para enfrentar o FC Porto, em jogo referente à 28ª jornada da Liga Betclic. Esta será a terceira ocasião da temporada em que as duas equipas se enfrentam, com os azuis e brancos a saírem vitoriosos tanto no campeonato como na Taça de Portugal. 

Ainda assim, o treinador dos minhotos, Hugo Oliveira, considera que este desafio será num contexto totalmente diferente. "Estamos mais fortes do que estávamos nos jogos anteriores. Acho que as equipas vão crescendo, connosco tem acontecido isso. Temos crescido na nossa forma de jogar e no nosso conhecimento entre jogadores. Há trabalho individual, mas com isso os jogadores crescem também no seu conhecimento", avaliou o técnico, que também deixou elogios ao adversário: "O FC Porto está mais forte, porque também fez um mês de janeiro extremamente inteligente. Pode precisar mais do jogador A, do B ou do C, mas tem um coletivo extremamente forte e é bom com os sistemas simples do futebol. É uma equipa simples, mas muito boa. Vamos desfrutar deste desafio, é certo."

O facto do FC Porto ter tido gente nas seleções pode condicionar? "Acho que não. São dados objetivos, sim, mas já tivemos várias paragens e o FC Porto nunca teve problemas nesse sentido, após as paragens regressaram sempre muito fortes. Os clubes esfomeados como o FC Porto não têm 11 jogadores, têm muitos. Podem escolher, gerir jogadores e, se olharmos para a equipa grandes não há esse problema. Os plantéis são precisamente construídos a pensar nisso mesmo, não irá fazer diferença. No que diz respeito à paragem, tivemos duas semanas muito boas, mas gostávamos de nunca ter parado, porque esta equipa adora ter jogos e jogar futebol."

O desafio que o FC Porto apresenta. "Vai ser um bom desafio entre duas equipas com objetivos diferentes, porque vamos jogar em casa do candidato mais forte ao título de campeão nacional. Sabe disso e sabe que vencendo estará mais perto disso. Esperamos por um jogo difícil. Mas, mais do que jogar contra o 1º classificado, vai ser uma equipa esfomeada. Ainda assim, isto não impossibilita que olhemos para nós, para dentro, como sempre. Seria uma forma corajosa de abraçar este desafio, jogar o jogo pelo jogo, com a nossa habitual forma ambicioso. Mesmo assim, não podemos esconder que é um jogo difícil."

O Famalicão ainda não tem pontos com os quatro primeiro classificados. "É verdade, mas olhamos para todos os jogos da mesma forma. Em casa, fora, contra equipas mais acima ou mais abaixo. Jogamos perante os nossos princípios e o FC Porto é apenas o próximo adversário e um dos grandes. É uma das equipas à qual ainda não conseguimos ganhar, mas é mais um desafio aliciante e não seria diferente se este registo não existisse. A nossa forma de estar é corajosa e ambiciosa, vinculativa a estes princípios. Não será diferente por jogarmos no Dragão, mas não vamos deixar de ser inteligentes intelectualmente e não admitir que o adversário é favorito. Mas olhamos para o nosso talento e capacidade de trabalho como armas."

Como vê os elogios que Farioli teceu à sua equipa? "É importante saber que olham para nós como uma equipa com qualidade, mas preocupámo-nos é com as nossas ambições e exigências, do que com o que vem de fora. Olhamos para dentro, não é só a nossa equipa, são os nossos clubes. Tem sido feito assim. Temos vindo a crescer, vimos de uma fase positiva e temos dando oportunidades a quem merece. É bom ver esses comentários dos nossos adversários e até analistas do futebol, porque sabemos que há talento dentro de portas. A equipa adversário é bastante forte, tem uma ideia de jogo bastante objetiva e há qualidade. A tabela condiz com a sua prestação. Acima de tudo, queremos ser nós próprios, fazer as nossas coisas. E, para crescermos, queremos retirar pontos e ganhar."

Se tudo correr bem, serei o primeiro treinador do clube a chegar até ao fim da segunda época
Hugo Oliveira

Treinador do Famalicão

Renovou o seu contrato, depois de dizer que se revê no plano médio a longo prazo do clube. Algo mudou? "Pelo contrário, a renovação veio com muita naturalidade e é a demonstração de que o plano está bem definido. Tanto o desenvolvimento com as pessoas, os jogadores, a liderança com muita visão do presidente, a essência do proprietário... O Famalicão está melhor, mais preparado e trabalhamos todos no mesmo sentido. É esse o plano, assentando com desenvolvimento e crescimento. Mais do que isso, é importante que essa evolução se veja também nos adeptos, que creio estarem mais fortes do que nunca. A renovação foi natural, deixa-me feliz e é motivo de orgulho. Sempre foi difícil para os treinadores aqui e, se tudo correr bem, serei o primeiro treinador a chegar até ao fim da segunda época, estamos a viver um período de paz, e isso traz desenvolvimento e segurança."

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Famalicão
Notícias
Notícias Mais Vistas