Durante o jogo deste sábado frente ao Famalicão, para a ronda 21 da Liga Betclic
O Farense demarcou-se este sábado de alegados insultos racistas ao extremo do Famalicão Chiquinho, no jogo da 21.ª jornada da Liga Betclic, e a Liga de clubes exigiu punição exemplar para o adepto identificado pelas autoridades.
No Estádio de São Luís, em Faro, o jogo entre Farense e Famalicão, que terminou empatado (1-1), esteve interrompido entre os 80 e os 84 minutos, depois de Chiquinho se ter queixado ao árbitro Hélder Malheiro de alegados insultos racistas vindos da bancada.
Relacionadas
A PSP identificou um adepto afeto aos algarvios, que, através do speaker, apelaram à contenção e sublinharam estar "contra o racismo".
Em comunicado divulgado após a partida, o Farense demarcou-se "de qualquer comportamento menos próprio que possa ter ocorrido durante o jogo de hoje", assinalando que se pauta "pela defesa e valorização dos mais elevados princípios de humanismo, civismo e não discriminação".
"O Sporting Clube Farense tudo fará, em conjunto com as autoridades competentes, para apurar o que realmente se passou, e tudo fazer para que, sendo esse o caso, o comportamento seja exemplarmente punido", acrescenta o emblema algarvio, atual sétimo classificado na I Liga.
Em comunicado, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional condenou "de forma veemente todo e qualquer tipo de comportamento que coloque em causa a essência inclusiva e agregadora do futebol".
A Liga de clubes exortou as autoridades competentes a punirem, "de forma exemplar", o adepto responsável pela "conduta imprópria", o qual foi identificado pelas forças de segurança presentes no Estádio de São Luís, "para que fique claro que no futebol não há espaço para o racismo".
O ato mereceu igualmente a condenação por parte do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, que se manifestou através da rede social X.
"Tolerância zero ao racismo! O jogo desta tarde entre o Farense e o Famalicão, a contar para a Liga, ficou manchado pelo insulto racista de um adepto ao jogador Francisco Jorge 'Chiquinho (Famalicão). A APCVD (Autoridade de Prevenção e Combate à Violência no Desporto) irá agir. O caso será entregue ao Ministério Público", pode ler-se na mensagem deixada por João Paulo Correia.
Também o Sindicato dos Jogadores condenou os insultos racistas dirigidos ao avançado Chiquinho, através de um comunicado no qual o presidente deste organismo, Joaquim Evangelista, manifestou "total solidariedade com o jogador português".
"As manifestações de racismo em qualquer estádio de futebol são intoleráveis. Quero manifestar total solidariedade com o Chiquinho e, tendo o adepto em causa sido identificado pelas autoridades, espero uma ação célere e eficaz dentro de um quadro legal, que foi revisto, precisamente, para afastar estas pessoas do futebol e punir eficazmente os seus atos. Tolerância zero!", refere o dirigente, deixando ao jogador "e a todos os que, como ele, têm sido vítimas destes atos, o apoio incondicional" do sindicato.
Triunfo por 2-0, em encontro disputado em Trás-os-Montes
O guarda-redes sueco poderá fazer a sua estreia pelo Farense na eliminatória da Taça de Portugal, no reduto do Vidago
Jogo só ficou sentenciado nos descontos
Vai jogar por empréstimo na Turquia
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Lateral Stefan Lainer aborda momento atual da equipa, que vem de um empate e duas derrotas
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele