_
Paulo Fonseca terá nas mãos a possibilidade de bater um recorde nacional com 25 anos. Para isso, necessita conduzir o FCPorto até à 14.ª jornada da Liga, inclusive, sem sofrer derrotas. Se o fizer, o técnico entrará prontamente para a história do futebol português, ajudando, dessa forma, o FC Porto a superar o atual melhor registo, que pertence ao eterno rival Benfica.
Entre 1976 e 1978, os encarnados estiveram 56 jogos consecutivos sem perder na Liga. Foi uma sequência incrível, mas que esteve recentemente ao alcance dos dragões. Em 2011/12, quando iam igualar esse registo, para depois tentarem ultrapassá-lo, os azuis e brancos acabaram por ser derrotados pelo Gil Vicente, em Barcelos, naquela que até foi a única derrota do tricampeonato e que surgiu com Vítor Pereira no comando.
Essa foi, noutra perspetiva, a única derrota na principal prova do calendário português sofrida por Vítor Pereira, nos dois anos em que liderou o FC Porto, e surgiu na 17.ª jornada dessa época de 2011/12, que foi a da sua estreia. De lá para cá, esteve 43 jogos sem perder.
Quer isto dizer que o ex-treinador é um dos bons exemplos do novo milénio que Paulo Fonseca pode seguir. É que, nesse período, só dois treinadores conseguiram um arranque no campeonato com 14 ou mais jogos sem perder, os tais que Paulo Fonseca precisa garantir para superar o recorde encarnado de 56 partidas sem derrotas na Liga portuguesa. Falamos de Vítor Pereira e Villas-Boas, curiosamente, os dois que conduziram o FC Porto ao tri.
De resto, até José Mourinho caiu prematuramente, tendo apenas aguentado 4 jogos até sofrer a sua primeira derrota no campeonato, na chegada ao comando técnico do FCPorto, já na segunda metade da época 2001/02. Curiosamente, o treinador do atual milénio que completa o pódio dos melhores arranques no campeonato, na liderança dos dragões, é o espanhol Víctor Fernández, situando-se logo atrás de André Villas-Boas e Vítor Pereira.
No entanto, o registo de Fernández não serve para as pretensões de Paulo Fonseca, visto que, se fizer igual e aguentar apenas 10 jogos sem sofrer a sua primeira derrota, não conseguirá contribuir para o referido registo de 57 jogos sem perder, que permitirá atingir um recorde nacional. Habituado a superar fasquias elevadas, como mostrou ao serviço do P. Ferreira, conduzindo os castores à melhor classificação de sempre, Paulo Fonseca pode manter esse rótulo, agora noFCPorto.