A renovação de contrato de Rodrigo Mora, oficializada esta terça-feira, é um sinal do que o FC Porto pretende da sua formação sob a liderança de André Villas-Boas e a prova inequívoca da confiança que a atual estrutura do futebol deposita no jovem criativo.
"Esta renovação era muito importante. O Rodrigo é um jogador em quem acreditamos muito. É um jovem da casa, diferenciado, alguém em quem a aposta é grande, com créditos firmados e estamos muito satisfeitos por termos chegado a um acordo fácil", disse Jorge Costa, diretor do futebol azul e branco, aos meios do clube, dando conta da visão alargada sobre a cadeia de evolução interna: "É um pouco este o caminho que queremos traçar. Queremos criar as condições necessárias para que a aposta na formação seja uma realidade e aproveitar os muitos talentos que temos."
Andoni Zubizarreta, diretor desportivo, afinou o seu discurso pelo mesmo diapasão, destacando a grande margem de progressão que Mora ainda tem. "É importante para ele. O sorriso que esboçou demonstra o significado deste momento para um adepto que tantos viu jogar. É importante para o clube demonstrar atenção pelos miúdos, pela ideia de jogo, porque o Rodrigo representa aquele estilo de querer ter sempre a bola. Tem todo o futebol profissional para crescer, para se desenvolver e ter dias muitos bons com os adeptos no Dragão", referiu, vincando a importância de dar este exemplo a outros jovens dragões: "É para todos perceberem que as possibilidades existem. O presidente disse na campanha que queria apostar no talento jovem, que queria ser competitivo e não é preciso explicar ao Rodrigo o que significa representar o FC Porto. O público pede-lhe para jogar bem, para trabalhar e ser comprometido quando veste a camisola. É importante para todos talentos que temos na formação verem que o projeto está definido e que queremos abrir-lhes as portas para poderem prosseguir a carreira."
O futuro imediato de Rodrigo Mora passa pela pré-época da equipa principal e, embora não tenha lugar seguro no plantel de Vítor Bruno para 2024/25, a integração do jovem de 17 anos, assim como outros, já agrada a Zubizarreta: "Temos jogadores como ele, no plantel principal, que têm a possibilidade de estar nesse ritmo de primeira equipa, que é um bocadinho mais alto do que o da equipa B. Há mais exigência, a velocidade é maior, o ritmo e a intensidade também. Têm de se adaptar e é importante que os jogadores com a qualidade dele nos possam dar isso. Estamos atentos e prontos a dar aos jovens a oportunidade de defender esta camisola."
Siga todas as incidências do jogo da 6.º jornada da Liga Betclic
Extremo nas opções de Francesco Farioli
Antigo jogador morreu em agosto, aos 53 anos
Jogadores de Benfica e FC Porto foram chamados pelo selecionador argentino
Na antevisão do jogo com o Chelsea
John Heiting assumiu culpas e foi arrasado nas redes sociais
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Emblema mexicano exigiu ser ressarcido por "danos e prejuízos causados à instituição"
Sem treinador desde que despediu Rui Vitória, histórico clube de Atenas tem o luso de 70 anos em elevada consideração
Julgamento do jogador, atualmente ao serviço do Villarreal, arranxa a 2 de novembro... do próximo ano