_
João Rafael Koehler, que integra a candidatura de Pinto da Costa no cargo de vice-presidente com o pelouro das finanças, acompanha o dirigente na ação de campanha de decorre na Afurada, em Gaia, e criticou a postura de Villas-Boas, quando este ameaçou rescindir contratos para a academia na Maia.
"O que nós não contávamos, e agora temos que dizer isso, eu tenho que dizer isto aqui na presença do Presidente, é que ao longo desta campanha haja uma candidatura que diz que vai rasgar contratos. O que é que isto significa também? É que ao dizerem isto, as operações que estão em curso, com o Porto e os outros clubes, não só a Banca, os investidores retraem-se. Ninguém quer participar num clube quando há candidatos que dizem de peito cheio que vão ganhar e vão rasgar os contratos todos. Isto é prejudicar o clube", afirmou João Rafael Koehler.
O elemento da lista de Pinto da Costa disse ainda que a candidatura de Villas-Boas "não quer os capitais próprios positivos para proibirem o FC Porto de jogar" nas provas da UEFA.
"O FC Porto, ao contrário do que se diz por aí, não tem hoje um problema financeiro muito grande. O FC Porto tem um problema de tesouraria. O FC Porto tem receitas e ativos que são suficientes para cumprir com aquilo que os sócios estão à espera. Se nós olharmos, por exemplo, para o valor da nossa equipa, que é algo que está subvalorizado nos nossos balanços, a equipa do FC Porto vale 500, 400 milhões de euros e isso não está refletido nos balanços", disse.
"O que é que se está fazer, e que já começou nesta direção, e relativamente há quatro anos atrás os resultados melhoraram muito: primeira coisa, aumentámos os capitais próprios. A outra candidatura diz que isto é folclore e que é uma cosmética, e mais uma vez estão a enganar os sócios. O FC Porto precisa ter capitais próprios positivos para cumprir com o fairplay financeiro, porque senão não pode participar nas competições da UEFA. Ou seja, não querem os capitais próprios positivos para proibirem o Porto de jogar contra o Manchester City, contra o Atlético de Madrid e contra o Arsenal. É um disparate", apontou João Rafael Koehler.
Por Nuno BarbosaTop 8 da Liga Europa aliviou calendário
Visitou a 'família' antes do jogo com o Rangers
Chegou a meio da tarde e, à noite, sentiu o pulso ao Dragão
Rodrigo Mora foi o melhor elemento dos dragões
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Triunfos de Benfica e Sporting permitem ascender ao 6.º posto
As contas cada vez mais positivas para o nosso país
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Playoff contará com Benfica; Sporting, FC Porto e Sp. Braga diretamente nos oitavos de final
Além das penalizações aos clubes, a federação chinesa anunciou a expulsão vitalícia de 73 pessoas ligadas ao futebol