Pinto da Costa foi um dos oradores no XIII Congresso Nacional de Cirurgia Ambulatória, que decorre na Fábrica Santo Thyrso, em Santo Tirso, tendo transmitido a sua experiência de liderança aos presentes, designadamente como presidente do FC Porto há mais de 41 anos.
"Considero que para se respeitar um líder tem que se sentir que o líder realmente cumpre tudo o que exige dos outros. Como líder, não posso exigir que trabalhem x horas, que trabalhem ao sábado ou que trabalhem ao domingo quando é preciso, se eu não o fizer. As pessoas têm que sentir que quando fazem algum sacrifício ou quando dão um bocadinho mais de si, que o seu líder também o faz diariamente. Tenho fama, às vezes não acontece, de ser o primeiro a entrar no Dragão e o último a sair. Faço isso, porque tenho muito que fazer, mas se não o fizesse porque tinha ido passear, não tinha moral… Nunca exigi nada a ninguém, exijo é o cumprimento e que façam o que eu faço", referiu o presidente do FC Porto, dando também como exemplo de liderança o Primeiro-Ministro, António Costa.
"O nosso primeiro-ministro, há pouco tempo, mostrou que é um líder, nem é preciso dizer quando. Um líder não pode ter a sua equipa e depois porque alguém não gosta ou alguém diz mal, coloca de lado, já não serve. Não é assim… Tem que se manter a equipa coesa. Quando alguma equipa está com dificuldades tem que se colocar cá em cima, ajudar, e não se pode abandonar. Isso é o que eu sinto, é a minha responsabilidade", prosseguiu Pinto da Costa, revelando, em seguida, qual a sua grande motivação como líder dos dragões.
"A minha grande importância nesses títulos é que nesses dias aquela multidão que enche a Avenida dos Aliados, que é mais feliz do que os que têm tudo, muitos não têm nada. Têm apenas no FC Porto a razão de terem um dia feliz. Digo muitas vezes, até aos jogadores, ‘pensem que vocês, se ganharem, vão tornar gente infeliz muito feliz", rematou o tema.
Entre os três grandes, apenas os dragões tiveram arbitragens em que tanto o árbitro como o VAR foram penalizados na avaliação do CD
Internacional turco viu crescimento certificado por Vincenzo Montella. Regresso de Luuk De Jong vai exigir o melhor do ponta-de-lança, que tem total confiança de Farioli
Luis de la Fuente não tem dúvidas de que o ponta-de-lança será importante para o futuro do futebol do país vizinho
Vitinha, João Neves, Nuno Mendes, Rodrigo Mora, Deco, Luís Campos e Jorge Mendes também na corrida aos galardões
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Resultado de 3-0 foi construído apenas na 2.ª parte, já nos minutos finais
Vitinha, João Neves, Nuno Mendes, Rodrigo Mora, Deco, Luís Campos e Jorge Mendes também na corrida aos galardões
Anis Kalajdzic terá tentado tirar a própria vida logo após o homicídio, mas sem sucesso
Conjunto de Vincenzo Montella deu pela falta de um relógio e dois anéis
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher